Toyota Corolla TE71 Liftback

Iniciado por CCoelho, 10 de Abril de 2012, 21:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

Santos Silva

Acabei por não mandar fazer pois arranjei uma usada que estava aproveitável mas tenho um conhecido que mandou fazer uma idêntica para um coletor de admissão do TA22 e ficou bem.

A ideia do RT de fazer em inox é boa!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

CCoelho

Aqui fica uma atualização, acabei por mandar fazer a peça em inox num torneiro na expectativa de a ter a tempo de pode fazer o track day do dia 8 de Fevereiro.

Ficou pronta na quinta feita que antecedeu o TD, fui-a buscar no final do dia e na sexta depois do trabalho e no sábado dediquei à montagem, ainda dei uma volta no sábado a confirmar a não existência de fugas e tudo parecia estar em conformidade. Nesta mesma semana andei tb à procura da junta do termostato, que ficou destruída aquando da desmontagem, acabei por encontrar à venda folha de junta e fazer eu mesmo.





CCoelho

#92
No domingo e ja a caminho do Vasco Sameiro reparo que o carro não esta a aquecer como é suposto, tendo ido "frio" ate ao circuito, quando cheguei deparo-me com uma fila enorme para entrar, onde após alguns minutos verifico que o carro começa a aquecer em demasia... desligo-o e vou tentar perceber o que se passa. Pelos sintomas é o circuito de água mal sangrado... tentamos ver se existem purgas de sangramento, mas nada... a solução encontrada  foi ligar a sofagem para o quente, tampa do radiador fora e deixar borbulhar.

Andei sempre a medo, mas apos a primeira sessão vi que a coisa já estava mais estável e lá me fui fazendo à pista, pela primeira vez com suspensão minimamente decente, posso-vos dizer que foi uma manhã bem divertida ao volante do Corolla, as imagens falam por si.





















já agora o único video que fiz
TRACK DAY 08 02 2015

devido à musiquinha 80`s (como o carro) o "youtube" não dá permissão "em todos os países", pelo que soube que houve quem não consegui-se ver, deixo outro link do vimeo, não têm a mesma qualidade mas já devem conseguir ver

CCoelho

Neste momento preparo-me para fazer a revisão ao carro, e volto a bater na mesma questão, que oleo usar?!? uns "entendidos" dizem uma coisa uns "especialistas" dizem-me outra... que por ser antigo devo usar um oleo 10W50... com a teoria das folgas por desgaste, consumo de oleo, Km etc... mas na minha opinião acho que no máximo um semi-sintético 10W40, pois ele não têm muitos Km, não consome oleo, penso que acima disto é um exagero.
Alguém me que dar uma opinião acerca do oleo mais adequado para este carro?  desde já obrigado!

Santos Silva

#94
Boa reparação. A peça ficou impec! Devias ter mandado fazer mais pois vai haver mais gente a precisar!  :assobio

Divertiste-te imenso, deu para perceber!  :thumbsup

Quanto ao óleo, diria simplesmente que há 35 anos atrás todos os Toyota usavam óleo mineral 10W40...
Os carros são os mesmos, a qualidade das peças também por isso, se escolheres um semi-sintético 10W40 chega e sobra.
Os "entendidos" vão sempre achar que este ou aquele óleo é melhor e que faz isto ou aquilo mas o preço mais alto que vais pagar não compensa pois não vais notar nada... Até pode ser que o motor dure mais km mas será que vais fazer 10.000 ou 15.000 Km por ano? e durante quantos anos?...  8)
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Varandas

Belas fotos e boas atravessadelas  :thumbsup

Vtwin

Muitos parabéns pela maquina, tenho um parecido, o meu é cinza, e cada vez que saio com ele, volto com um sorriso enorme nos labios..
Ja agora esse aileron onde o foste desencantar??
António Martins

CCoelho

Obrigado, é de facto um carro muito divertido de se conduzir, e pensar que basicamente apenas alterei a suspensão para um setup mais desportivo, revela que o carro/base é muito boa. Conheço um cinza para os lados do Porto muito bonito, se calhar é o teu... é um primeira serie?

Este spoiler veio com o carro, fazia conjunto com o lip frontal da marca foha que infelizmente se perdeu no tempo (apenas restou a quando da compra a furação do da frente). Se me tivesses falado antes arranjava-te um igual... mas infelizmente ja foi.

Vtwin

Agradeço a ajuda, mas ainda bem que já foi, pois quer dizer que existe outro dono de um TE71 também feliz por ele.
O meu esta na zona de lisboa, perto de carcavelos, pelo que esse que me falas deve ser outro.
existe neste momento um parecido com o meu ha venda no ol.....x
Aquilo que falas da suspensão é bem verdade, eu não troquei molas nem amortecedores porque nunca consegui encontrar o que la servia (coilovers) e que outros modelos sejam idênticos, embora desconfie que o do ae86 cabe la...mas isto tudo para dizer, que reforcei as minhas molas e tirei altura, cerca de 5cms e o carro ficou a curvar muitíssimo bem, quase parece um kart...
Abraço
António Martins

CCoelho

Se for um segunda fase podes de facto usar material ae86, que foi o que eu fiz, tenho no carro molas do ae86.
O tal carro que falo é este:
https://www.flickr.com/photos/36387745@N04/5098527120/lightbox/

Vtwin

Realmente ja conhecia essa maquina (bem lindo por sinal), inclusive ate falei com o dono dele por causa duns colectores para o meu, mas era longe para mim e não compensava..
Como sei qual é o fase 1 ou 2? o meu de origem tem os para-choques cromados e os espelhos não são junto á carroçaria, e penso também que a grelha seja diferente da tua..
é de 02/1980.
o meu cinza não é metalizado..
é que tenho andado a ver coilovers do ae86 e a diferença para o aperto da minha suspensão da frente não é nenhuma, ambos apertam por baixo em vez de lado, e atras parece-me também ser idêntico.
António Martins

Brunosantos

O fase I é o seu (Vtwin) e o fase II é o do CCoelho, as diferenças são notórias (parachoques, farois, farolins...)

:thumbsup

FViterbo

Este carro esteve presente no Encontro Anual de carros Desportivos e/ou Clássicos em Leça certo?  :D

Vtwin

Boas a todos, Bruno Santos obrigado pela ajuda.
Fviterbo, o meu já nao vai ao norte pelo menos há 20 anos, pois esteve parado entre 1996 e 2013 e desde 2013 está nas minhas maos, e eu ainda não tive essa oportunidade, mas hei-de ir.
cumprimentos
António Martins

CCoelho

Citação de: FViterbo em 21 de Maio de 2015, 23:03
Este carro esteve presente no Encontro Anual de carros Desportivos e/ou Clássicos em Leça certo?  :D
Este ano não fui, mas este carro costuma estar presente nesse tipo de evento na zona do Porto, gostava de conhecer o dono pois o carro parece estar com a mecânica 5 estrelas, gostava de perceber os ganhos que se pode ter com a alteração dos carburadores, colectores, etc...