Toyota Starlet KP61 1,3S de 1983.

Iniciado por antoniofoliveira, 06 de Maio de 2012, 00:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

antoniofoliveira

E Falta Também a Legenda que está em fase de acabamento.
António Oliveira

antoniofoliveira

Citação de: costinha_trf em 18 de Julho de 2012, 20:04
Citação de: antoniofoliveira em 12 de Julho de 2012, 00:42


Olá;
Nesse sentido, e sem abrir o motor, podes melhorar a faísca.
Colocar uma bobine com uma maior tensão na saída, aumentar a secção do condutor desde a bobine até às velas, não esquecendo que o cabo também deve possuir um bom isolador. Podes também colocar o distribuidor electrónico, facto que dá bons resultados. Eu coloquei velas em platina do meu e notei bastante diferença, por isso aconselho.
No regulador da tensão, verifica se está afinado (normalmente para os 14V ou menos um pouquinho, mas mais de 12V) se meteres de mais danificas a bateria.
Não sei se faz parte dos teus planos, mas se colocares uma ventoinha eletrica, também melhora a performance do motor, pois a ventoinha mecânica "consome" cavalos ao motor, mas se fosse a ti esta eu não faria por uma questão de fiabilidade, as coisas eletricas por vezes dão problemas e deixam-te apeado, mas se o fizeres, garante que colocas no circuito um fusível dedicado à ventoinha, deste modo, em caso de problema, vai-se o fusivel ao ar e é só trocar o fusivel.
Depois podes gastar uns trocos num filtro da admissão com menor resistência à passagem do ar.

Neste momento não estou a ver mais nada, mas se fizeres o que te indico em cima já gastas muito dinheiro!!! Mas fica outra coisa.




Que referencia tém essa tal bobine o onde posso encontrar?
Quais as velas de platina a usar?
Em relação á Legenda a dizer Toyota Starlet, estou a desanimar, não é facil.  Onde é que posso arranjar uma nova?

Abraço.
António Oliveira

antoniofoliveira

Que referencia tém essa tal bobine o onde posso encontrar?
Quais as velas de platina a usar?
Em relação á Legenda a dizer Toyota Starlet, estou a desanimar, não é facil.  Onde é que posso arranjar uma nova?
António Oliveira

antoniofoliveira

Ontem foi de dia de estar de volta da máquina de manhã e á noite.
Tirei uma forra da porta para arranjar o platex, e tratei da substituição do escape.
De manhã pintei a panela, pois o escape estava no barração do meu pai há mais de 13 anos, pois foi do meu primeiro Starlet.
No fim de aplicar o escape, meti a trabalhar e saiu muito lixo dentro dele, é normal depois de tanto tempo.
Ficou mais silencioso, pois o outro estava Roto.
Até o motor falha menos em frio.
Notei que ele estava a aquecer mais do que o normal e resolvi ir dar uma volta para os cavalos apanharem ar, derrepente a temperatura disparou para o vermelho, parei, e assim que parei rebentou com o reservatório de água.
Chamei o reboque e levei-o para casa, depois do motor frio, enchi de anticongelante e está a trabalhar bem, apenas noto que a temperatura anda ligeiramente acima do meio, o que não era normal,e faz de novo um pequeno borbulhar.
Será que foi do escape?
Será que queimei a junta novamente?
O ponteiro foi mesmo até ao fim do vermelho.
Não tenho sorte nenhuma, dá para desanimar com isto.
António Oliveira

toyota1000

é preciso é calma.

O meu Toyota também andou assim. E também chegou ao vermelho.
No meu caso vazei o radiador, abri a rosca de baixo, mete agua a mangueira aberta no radiador e dei a chave, fartou-se de sair lama e mais lama, do circuito, só parei quando saiu agua limpa. Depois meti agua destilada e fui dar umas voltas, deixou de aquecer...
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

antoniofoliveira

Não é mal +pensado.

Será que por ter lixo foi o termoestato que bloqueou, mesmo sendo novo?
Agora vou de férias, mas a máquina via ficar como nova assim que voltar.

Abraço e obrigado.
António Oliveira

toyota1000

Pois se o termostato bloquear a agua nao vai refrigerar o motor e aquece logo.

Eu penso que o meu nem termoestato tinha, axo que circulava à vontade mas já foi em 2005...

Abraços boas férias
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

antoniofoliveira

Depois das férias para o descanso.
Para começar, um serão a trocar tudo o que é tubos de água da máquina para a seguir ir então substituir junta de cabeça novamente e trocar carburador original já comprado.
Alguem me recomenda um bom mecanico em relação a afinaçoes aqui na zona de leiria e que não castigue em relação a preços, e acima de tudo que tenha a paciencia necessária para este tipo de máquinas.
António Oliveira

antoniofoliveira

Para entretanto vai havendo mais novidades, tenho que aproveitar enquanto estou com a febre..
António Oliveira

Santos Silva

O termostato quando bloqueia costuma ser na posição de aberto... :duh:

Coisas que podem estar mal:

- Radiador conforme já foi dito
- Bomba de água
- Tubos de água entupidos ou rotos

Mas se o reservatório rebentou, é provável que a junta da cabeça tenha queimado e passou compressão para o circuito de água. Nestes casos de junta queimada, um dos sintomas é os tudos do radiador ficarem com muita pressão (parecem maciços).
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

antoniofoliveira

Exatamente.
Depois de rebentar com o reservatório já me rebentou um tubo de água.
O radiador ainda não tem um ano e éstá limpo, agora que tenho os tubos todos novos, vou meter no mecanico para substituir as juntas da cabeça para cima, para ver se eu deixei um trabalho bem feito com os tubos, pois tive que inventar um pouco com cortes e afins, e para verificar também o termostato e se necessário substituir por um de origem, pois meti um da concorrencia por abrir aos 82º e não aos 88º do original.
Ontem estive de volta dos tubos até ás duas da manhâ.
Voa arranjar é forma dele ir para o mecanico sem ser a andar para não estragar mais.

António Oliveira

antoniofoliveira

Carissimos.
A máquina já está no mecanico.
Finalmente já descobri o problema da máquina, fico contente porque ainda por cima sendo estes carros muito fiaveis, não percebia a razão do meu estar a fugir á regra.
Depois de desmontar a cabeça, descobriu-se um parafuso cravado na cabeça do motor, deve ter caido na ultima montagem e é o motivo de ser um come juntas. Os segmentos estáo muito bons, pistons tambem, não está nada riscado e a máquina agora é só montar.
Ainda estou a mastigar a ideia de um parafuso no interior do motor a mais, podia ter feito estrago maior. Até partiu a junta ao meio, mesmo assim fui devagar para o mecanico e ele não aqueceu.
O carro tem sido só filmes.

António Oliveira

antoniofoliveira



Finalmente a máquina veio do mecanico.
Tudo afinadinho como manda a lei.
Apertei um pouco com ele, ganha um pouco de pressão na tubagem, mas é a normal.
Finalmente vou poder acaba-lo a tempo do encontro em outubro, que aproveito para o testar nesta viagem um pouco maior.
Deu-me gozo andar nele hoje, embora um motor com poucos cavalos e totalmente original, tém um binário muito interessante bem como as recuperações.
Estou habituado a andar sempre em carros novos devida há profissão, este ano já estriei 3 ou 4, mas o que me dá mesmo gozo andar é no starlet.
Em breve mais noticias.
Abraços.
António Oliveira

Umtali

CitaçãoEstou habituado a andar sempre em carros novos devida há profissão, este ano já estriei 3 ou 4, mas o que me dá mesmo gozo andar é no starlet

Esse sentimento é mutuo e só não andamos neles todos os dias porque as gasolineiras querem acabar connosco  :tijolos

João Freire - Sócio AJA nº 11

antoniofoliveira

Boas tardes.

Fianlmente de mecanica está impecavel, para testar, fui ontem de leiria a vila nova de poiares nele para comprar uma peças ao meu amigo azeiteirinho e para o carro visitar as suas origens e claro está, para ver se se portava bem.
Não apertei com ele por estar com junta nova e por estar de pena suspensa por causa do telemovel, mas a máquina está afinada.
Ainda esta semana vou cortar uns tapetes á medida com imagem da Toyota, depois vai para o tira mossas e polir.
Falta tambem eleminar 2 ou 3 barulhinhos que eu não gosto muito, mas também faz parte do carro e da idade.
Queria estar no proximo encontro dia 14 de Outubro, embora seja uma viagem um pouco dolorosa de Leiria, mas á partida vou com o meu pai que é amante de datsuns etc...
Abraços...

António Oliveira