Número de Identificação de carroçaria

Iniciado por qyron, 12 de Junho de 2012, 21:37

Tópico anterior - Tópico seguinte

dms

penso que não seja propriamente legal fazer tal coisa... mas se ficar dentro da originalidade e com os números a coincidir considero que não haverão de chatear ninguém...
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

qyron

A própria marca vende essas placas; e bem caras, por sinal: €150.

Pelo que já me informei, desde que a placa tenha todas as informações coincidentes com a original, não há problema. Aliás, com a alteração à lei, que permite que se substitua um motor sem que isso obrigue a notificar o IMTT, desde que não haja alteração da cilindrada do veículo - que obriga a pagamento de uma sobretaxa nas Alfândegas - o número de motor deixa de coincidir com o originalmente fornecido com o veículo e que está reportado na chapa de NIV. O dado que é incontornável é exactamente o número de carroçaria: exactamente o que me gerou este problema.

O dono da oficina onde tenho agora a carrinha é um apaixonado por Minis e já lhe passaram muitos pelas mãos que tiveram de comprar substituições para as placas originais, muitas vezes perdidas ou destruídas e mesmo removidas e descartadas por oficinas durante reparações de sinistros; como a placa não tinha "utilidade" nem fiscalização assídua, era relegada como acessória.

Há agora um outro pormenor que quero aqui comparar com outros membros do AJA; infelizmente, de momento, não estou a ser capaz de carregar fotos para o site que normalmente uso, mas assim que me for possível fá-lo-ei.

Eis o que preciso de saber: reparei que no canto inferior direito da minha chapa à uma pequeno rectângulo onde se lê o código H6802. Este código é igual em outros Datsun ou varia com o veículo?
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Umtali

Não é a melhor qualidade mas sempre dá para desenrascar e fica muito mais barato ...   :assobio

http://www.vin-plate.co.uk/other_marques.html

João Freire - Sócio AJA nº 11

qyron

Eu já tinha mencionado abaixo essa loja, Umtali... É bom saber que começo a ser capaz de descobrir os "fornecedores" dos membros mais rodados do AJA. :dance: Mas também já estive a comparar as placas que são vendidas na loja com a que tenho e diferem, talvez o suficiente para darem nas vistas.

Mas eis aqui o que quero hoje perguntar; na imagem abaixo está a placa que arranquei da minha carrinha, depois de minimamente limpa. Reparem por favor no canto inferior direito da imagem: o código ali impresso varia de veículo para veículo ou trata-se de um part number genérico?

Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Santos Silva

Há cá quem faça isso pelo mesmo preço (ou menos) e já manda a placa bem gravada por um gravador de taças e medalhas.

Dentro de dias vou falar com essa pessoa e depois dou mais informação.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

qyron

#20
Já fiz a encomenda de uma placa a um contacto que me foi avançado pelo Camry e estou agora a aguardar pelo produto final. Se a reprodução for bem executada, o preço é uma fracção reduzida do preço que o site inglês apresenta e se forem feitas reproduções em quantidades a pessoa até faz uma atenção no preço em volume.

Neste momento, a única coisa que me suscita interesse no site inglês é o jogo de marcadores sem martelo.

Assim que tiver a placa "nova" ponho aqui uma foto, mas alguém me diga o que é o número que sublinhei na foto.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

RuiX-8

Era suposto as placas serem iguais às de fábrica, não necessariamente na qualidade do material mas pelo menos esteticamente.
Vou comparar as placas do site com as minhas originais assim que chegar a casa.
If you always do what you always did you will always get what you always got.

qyron

Citação de: RuiX-8 em 22 de Junho de 2012, 16:00
Era suposto as placas serem iguais às de fábrica, não necessariamente na qualidade do material mas pelo menos esteticamente.
Vou comparar as placas do site com as minhas originais assim que chegar a casa.

A placa que o site apresenta para os Datsun é diferente; ei-las aqui.


Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Santos Silva

O contato que eu tenho faz "EXATAMENTE" igual á do modelo enviado.
Na 4ª feira já devo ter novidades.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

RuiX-8

Datsun não tenho nenhum para comparar. Mas a chapa da VW do site é igual à do meu Golf de 89.
A da Mazda é que é um pouco diferente, mas o meu Mazda é recente. Talvez tenham mudado e nos Mazda antigos a chapa seja igual à do site.
If you always do what you always did you will always get what you always got.

daniel.120y.van

Eu vou investigar na minha carrinha para confirmar a identificação que referes.
Abraço.
Datsun 120Y VAN-M 1978

Liu

Bom tópico, já agora também gostava de saber o que quer dizer esse numero (código) sublinhado.
No meu Celica também tem.
Cumprimentos!

Celica ST202 de 1994

qyron

Ao que consegui descobrir, o código é um part number para encomenda directa ao fabricante mas que, aparentemente, não tem já qualquer significado actualmente.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Liu

Muito obrigado, daí as tais novas (replicadas) não trazerem.
Cumprimentos!

Celica ST202 de 1994

qyron

Eu consegui que me fizessem uma réplica absoluta da chapa original, até ao último detalhe.

E mais uma informação; não estou completamente inteirado de como funciona esta situação mas estas chapas estão a perder utilidade para as IPO.
A grande maioria dos fabricantes está a trocar as chapas por autocolantes, que pelam facilmente e, a somar a isto, com os números de motor a já não terem relevância, a identificação da carroçaria é feita com o número nela inscrito directamente.

Os carros clássicos, por uma questão de integridade, vão continuar a manter as chapas NIV mas parece que vão acabar por virar enfeite nos recém prensados...
Uma mente livre está aberta a novas ideias.