Rampa de Porto Mós 2012 Crono2 - #27 Datsun 1200

Iniciado por Helder Nuno, 10 de Julho de 2012, 23:12

Tópico anterior - Tópico seguinte

Helder Nuno


doscapuzes

Boas.

Curti o apoio dado pelo NAVEGADOR ao PILOTO e a ver o "rato" a passear por tráz da baquet do PILOTO.

Obrigado pela partilha.

Cumprimentos.

rpm

Fiquei arrepiado com este vídeo. Muita atenção à correcta colocação dos cintos de 4 ou mais apoios e à utilização dos mesmos e bacquets num carro sem arco de segurança....  :-X
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Rui Meireles:

Não deves  :-X Diz o que te vai na alma pois eu não percebi e estou prestes a colocar uma solução destas no meu KP61... ::)
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

#4
Os mecanismos de segurança dos automóveis funcionam como um sistema integrado, não devendo existir misturas entre elementos de estrada e de competição.

Num carro de estrada: os cintos de 3 apoios permitem aos passageiros desviar-se em caso de acidente/capotamento.

Num carro de competição: os cintos de 4 apoios e a bacquet fixa mantêm o corpo no lugar, ficando por isso impedido de se desviar em caso de acidente/capotamento. Daí a gaiola de segurança. Por sua vez a gaiola de segurança exige o uso de capacete para evitar o contacto da cabeça com a estrutura do mesmo.

No vídeo o perigo advém da mistura de carro sem gaiola de segurança com bacquets fixas e cintos de 4 apoios, que nem estão apertados no sítio correcto ( ver http://lib.store.yahoo.net/lib/wescoperformance/crow-seatbelts-instal-instruc.gif ).

É um assunto sério que deve ser tido em conta e infelizmente não me parece viável algo que por vezes vejo que é tentar ter um carro que faz competição e estrada ao mesmo tempo. Fazer competição sem um carro devidamete equipado é perigoso e depois do veículo equipado para competição, deverão andar sempre de capacete em estrada, o que é pouco prático.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Obrigado pelos esclarecimentos...sopunha que fosse mais ou menos isso que querias dizer mas a verdade é que nos esquecemos desses "pormenores"

Acho que vou colocar as baquets com os cintos originais... se der!...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

Rui,

obrigado pela atenção e pelo esclarecimento. Para quem não está dentro dos assuntos (a grande maioria de nós e até dos que andam nas brincadeiras) tudo parece mais ou menos bem assim a olho...

... e eu acabei de mandar às urtigas uns quantos palpites que tinha sobre o assunto  :redface

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

fellowmax

Chamou-me á atenção os cintos que não estavam apertados agora o resto realmente nem me tinha passado pela cabeça.

Bem observado pelo Rui Meireles, faz todo o sentido!  :thumbsup
Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

qyron

#8
Aproveito para também agradecer esse esclarecimento; a informação nunca é demais.

Mas e quando de trata dos bancos que os carros de segmentos mais altos trazem? Esses bancos trazem normalmente cintos tipo 5 pontas mas raramente são carros com o medidas de segurança adicional.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Santos Silva

Citaçãoraramente são carros com o medidas de segurança adicional.

Aí não posso concordar.
Atualmente a sugurança das carroçarias dos automóveis, principalmente os "topo de gama" como referes, é de tal forma que aguentam um capotamento sem ficar achatados.

Por outro lado, não sou conhecedor de viaturas de estrada com cintos de 5 apoios!...  ???
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

qyron

O Porsche Boxtser tem uma versão que trás esse tipo de cinto, com o pormenor que é cabriolet. Mesmo sendo o carro que é, capotar um carro assim é a morte do artista.

Talvez chamar os cintos de 5  pontos seja generosidade, porque, para mim, assemelham-se mais aos cintos de segurança das cadeiras de bebé.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

rpm

#11
Chamada de atenção: não sou eng. automóvel, apenas um curioso que lê umas coisas de vez em quando (i.e. posso-me enganar).

qyron, desculpa mas vou ter de usar o mítico: "pics or it didn't happen"!  :green: Hehe, se existe tal Boxster, nunca o vi. No site da Porsche só há 2, o Boxster e o Boxster S, ambos com cintos perfeitamente normais.

Exemplo feito com cabeça:


Cintos de 3 apoios, meio rollcage (i.e. só na parte de trás) para não se bater com a cabeça nele.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65