Apresentação Toyota GT86

Iniciado por AJA Team, 18 de Julho de 2012, 19:34

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AJA Team

A Toyota Caetano Portugal convidou o AJA para a apresentação deste novo desportivo da marca.

O dia escolhido foi o 11 de Julho e, como este dia foi dedicado a todos os clubes, foruns e vencedores dos concursos da internet, o convite foi limitado a apenas um elemento de cada entidade.

A apresentação foi no AIA - Autodromo Internacional do Algarve onde estiveram presentes 4 GT86 e uma equipa de pilotos nacionais, da escola de pilotagem do AIA, que foram os instrutores e nos ajudaram a conhecer as trajetórias ideais do circuito.

A reunião dos convivas foi nas instalações da Toyota do Prior-o-Velho, pelas 9.30h de onde seguiram em autocarro até Portimão.
À chegada um almoço volante com comida leve, isto depois da credenciação.

A paritr das 14.30h começaram os test drives.

Para além dos GT86, havia outros modelos de interesse como por exemplo: Prius plug-in, Prius plus (monovolume de 7 lugares), Auris hibrido e Yaris hibrido. Por parte da Lexus, um GS450h F Sport, um automóvel de luxo, hibrido e com 345CV!

Nos posts seguintes iremos deixar informações recebidas pela organização e também muitas fotos  :D


Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

Santos Silva

Calhou-me em sorte ser o feliz contemplado desta apresentação.
O dia conmeçou bem cedo às 6 da manhã para apanhar o comboio à 6.47 até Lisboa.
Daí a Toyota tinha um autocarro pronto para nos levar até Portimão.
A viagem que demorou umas 3 horas foi passada entre conversas dos diferentes convivas, dos quais saliento Artur Lemos, antigo piloto e atual responsável do "Portugal Motorsport" e também do André Pardal que foi convidado por outra via.

À chegada almoçamos e de seguida tivemos uma pequena apresentação sobre o modelo e seus antecessores e o que levou a Toyota a juntar-se com a Subaru neste projeto (tudo isto está mais que explicado no outro tópico que temos aqui ao lado).

Sem mais delongas, foi tempo de nos sentarmos ao volante não sem antes observarmos os 4 GT86 laranja que nos esperavam.







Ao vivo o carro é bem mais compacto que aquilo que esperava. Linhas fluidas, frente imponente e agressiva, farois rasgados mas sem exagero, rodas de tamanho 17" com cava da roda bem preenchida. No meu entender aquilo que me parece menos bem conseguido é o spoiler traseiro que tem demasiados recortes. Não duvido que faça muito bem a sua função mas tem uma personalidade própria que eu não lhe daria. A traseiar com os belos farolins, deixa-nos na dúvida se é moderno ou retro. Uma mistura dos dois muito bem conseguida. Não podia deixar de salientar o farolim de nevoeiro triangular a fazer lembrar o icone da Toyota, o 2000GT.

O carro é baixo mas entre-se com facilidade e depois de sentado com os ajustes corretos ao banco e volante, esquecemo-nos da posição, tão correta que ela é. Muito bom apoio lateral e o volante de dimensão certa, tem uma espessura no ponto e agradável ao tato.







A primeira volta ao circuito foi feita por um dos pilotos da escola de pilotagem. serviu para perceber onde travar, onde entrar e sair das curvas e como abordá-las. O circuito é muito diferente de todos os outros que conheço: subidas abruptas, descidas ingremes e curvas cegas. Para quem ñunca lá tinha ido foi uma surpresa. As duas voltas seguintes foram pouco pois havia muito a aprender e a conhecer: a pista e o carro. Quanto à pista fiquei-me pelo que o piloto me foi dizendo, já no carro fiquei sem perceber onde estavam os seus limites (se é que os tem). Permitiu todas as asneiras que fui fazendo por causa da pista e nunca se cansou de corrijir trajetórias no limite, sempre com boa vontade. Calhou-me o único caixa automática do ensaio o que se por um lado seria uma desilusão, por outro foi uma mais valia pois as duas mãos permanentemente no volante deram outra segurança. O fato de a caixa demorar apenas 0,2 segundos a trocar de velocidade é muito importante para manter a adrenalina em alta.
As duas voltas foram lago confusas com muitas sensações à mistura, as curvas, as travagens, as orientações do piloto, as descidas, as subidas, acelerar, travar tudo isto a tentar fazer o melhor tempo e a melhor abordagem da pista.
Quando saí do carro ainda demorei uns minutos a arrumar as ideias.

Dali a uma boa meia hora pude voltar à pista e desta vez ao volante de um Lexus GS450h F Sport com 345cv. Ciente que estava num outro mundo fiz-me à pista mais descontraido mas nem por isso com menos vontade de melhorar a performance.
Correu bem melhor! Já me lembrava da pista, consegui tirar partido das trajetórias e os 345cv ali debaixo do pé direito são muito obedientes...

... continua
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

blardY

 :clap:  :clap:  :clap:

Deve ter sido uma grande experiência, e para além da adrenalina de conduzir num circuito novo um desportivo deste calibre, foi também o fazer parte da apresentação do modelo em PT, marco que ficará assinalado no curriculum e que será relembrado por muitos anos.
Venha o resto da história SS  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10