Fonte: Honda Portugal SA
18-07-2012
"Tiago Monteiro é piloto oficial da Honda no WTCC"
A Honda tem o prazer de anunciar que a nova equipa de pilotos de fábrica que irão competir no FIA – WTCC World Touring Car Championship será constituída pelo piloto português Tiago Monteiro e pelo piloto italiano Gabriele Tarquini.

Este anúncio, surge na sequência da comunicação oficial do início do ano, na qual a Honda anunciou a sua intenção de entrar no WTCC em 2013 com a equipa Honda Racing Team JAS constituída por 2 carros. Esta equipa será gerida pela JAS Motorsport, sediada em Milão, e parceiro de competição da Honda de longa data, que já se encontra a desenvolver o chassis de competição utilizando o novo Honda Civic 5P europeu. A Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda desenvolveu no seu centro de Tochigi, no Japão, um novo motor de competição a gasolina 1.6 turbo, de 4 cilindros, com injecção directa, para este modelo.

Como parte do programa de desenvolvimento do novo carro, a Honda, irá entrar, já este ano, no WTCC com um Civic. Ao volante deste carro estará o ex-piloto de Formula 1, Tiago Monteiro, que irá competir em 3 provas, estando a estreia marcada para Suzuka em Outubro de 2012. Nestas 3 provas a Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda e a Mugen darão assistência à Equipa e serão responsáveis pelo acompanhamento e manutenção da estreia do novo motor.
O Campeão do Mundo WTCC em 2009 Gabriele Tarquini também contribuirá com a sua vasta experiência, para a assistência à equipa no desenvolvimento do modelo já este ano. Ambos os pilotos irão participar na totalidade do campeonato FIA – WTCC, World Touring Car, em 2013.

Em comentário a este anúncio, Hideo Sato, Director Geral da Divisão Motorsport da Honda no Japão, referiu:
"Estamos muito satisfeitos em receber pela primeira vez o Tiago na família Honda e em ter de volta o Gabriele. Ambos são antigos pilotos de Formula 1 com provas dadas e que mostraram várias vezes que pertencem ao top mundial de pilotos de carros de turismo. Estamos confiantes que contribuirão para o sucesso do Honda Civic no FIA WTCC.
Gostaria também de dar um agradecimento especial à FIA e à Eurosport Events, por terem possibilitado a nossa entrada nas últimas 3 corridas do WTCC deste ano.”