Tiago Monteiro é piloto oficial da Honda no WTCC

Iniciado por Camry 2200, 19 de Julho de 2012, 11:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

Camry 2200

Fonte: Honda Portugal SA
18-07-2012

"Tiago Monteiro é piloto oficial da Honda no WTCC"

A Honda tem o prazer de anunciar que a nova equipa de pilotos de fábrica que irão competir no FIA – WTCC World Touring Car Championship será constituída pelo piloto português Tiago Monteiro e pelo piloto italiano Gabriele Tarquini.




Este anúncio, surge na sequência da comunicação oficial do início do ano, na qual a Honda anunciou a sua intenção de entrar no WTCC em 2013 com a equipa Honda Racing Team JAS constituída por 2 carros. Esta equipa será gerida pela JAS Motorsport, sediada em Milão, e parceiro de competição da Honda de longa data, que já se encontra a desenvolver o chassis de competição utilizando o novo Honda Civic 5P europeu. A Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda desenvolveu no seu centro de Tochigi, no Japão, um novo motor de competição a gasolina 1.6 turbo, de 4 cilindros, com injecção directa, para este modelo.



Como parte do programa de desenvolvimento do novo carro, a Honda, irá entrar, já este ano, no WTCC com um Civic. Ao volante deste carro estará o ex-piloto de Formula 1, Tiago Monteiro, que irá competir em 3 provas, estando a estreia marcada para Suzuka em Outubro de 2012. Nestas 3 provas a Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda e a Mugen darão assistência à Equipa e serão responsáveis pelo acompanhamento e manutenção da estreia do novo motor.

O Campeão do Mundo WTCC em 2009 Gabriele Tarquini também contribuirá com a sua vasta experiência, para a assistência à equipa no desenvolvimento do modelo já este ano. Ambos os pilotos irão participar na totalidade do campeonato FIA – WTCC, World Touring Car, em 2013.



Em comentário a este anúncio, Hideo Sato, Director Geral da Divisão Motorsport da Honda no Japão, referiu:

"Estamos muito satisfeitos em receber pela primeira vez o Tiago na família Honda e em ter de volta o Gabriele. Ambos são antigos pilotos de Formula 1 com provas dadas e que mostraram várias vezes que pertencem ao top mundial de pilotos de carros de turismo. Estamos confiantes que contribuirão para o sucesso do Honda Civic no FIA WTCC.

Gostaria também de dar um agradecimento especial à FIA e à Eurosport Events, por terem possibilitado a nossa entrada nas últimas 3 corridas do WTCC deste ano."
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

prelude guy

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Crashed

É uma excelente noticia, esperemos que o carro seja realmente competitivo!
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Camry 2200

Fonte: Honda Portugal
06-08-2012

"Os primeiros testes foram realizados entre 31 de Julho e 01 de Agosto, no circuito de Vallelunga, perto de Roma, em Itália. Estes testes vão continuar durante todo o ano e serão liderados pelo Tiago Monteiro e pelo Gabriele Tarquini, campeão WTCC em 2009 "













Miguel Vale - Associado AJA Nº69

prelude guy

Para os fãs portuguesas da Honda (e dos Japs em geral) acho que esta entrada do Tiago Monteiro para a equipa vai trazer imenso entusiasmo luso em torno do WTCC (e também para o novo Civic).

Muito bom, não me canso de dizer  :clap:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Camry 2200

#5
Fonte Auto Sport
18-11-2012

"não foram precisas mais do que três corridas para Tiago Monteiro levar o novo Honda Civic pela primeira vez ao pódio no WTCC. Aconteceu esta madrugada no mítico circuito da Guia em Macau. O piloto português teve, desde o início, um bom fim de semana que viria a culminar com o terceiro lugar na primeira corrida e o quarto na segunda. Dois bons resultados que permitem ao piloto fechar a época de 2012 no WTCC com chave de ouro e antever a próxima época da Honda muito promissora."





Ler mais: Auto Sport
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

cornetas

...a fazer rewind desde 2009.

Camry 2200

Fonte: Honda Portugal SA
29-04-2013

A equipa Castrol Honda World Touring Car conquistou, na Eslováquia, a primeira vitória no Campeonato do Mundo WTCC!!
O domínio do Honda Civic foi mesmo total na Corrida 1, com os pilotos da equipa oficial Gabriele Tarquini e Tiago Monteiro a conquistarem as primeiras posições sendo secundados pelo húngaro Norbert Michelisz, da equipa Zengo Motorsport que fechou o pódio.



A primeira corrida foi mesmo perfeita para a Honda que já havia conquistado os três primeiros lugares da qualificação na qual Tarquini conquistou a 17ª pole position da sua carreira no WTCC. O piloto italiano completou as 10 voltas com menos 1,2 segundos que Tiago Monteiro e Michelisz que se conseguiram defender dos ataques do Campeão do Mundo Yvan Muller que terminaria no 4º lugar. Na Corrida 2, como é hábito, os 10 primeiros da qualificação partem nas posições inversas da grelha tendo por isso os pilotos da Honda partido na 5ª fila de um pelotão composto por 23 carros. Contudo, Gabriele e Tiago, ambos com arranques fantásticos, recuperaram rapidamente nas primeiras curvas com o piloto português em 4º e o italiano em 6º. Na volta seguinte, Monteiro foi afastado por um adversário mas
conseguiu recuperar o 7º lugar numa altura em que Tarquini já era 5º. Pela 5ª volta, Tarquini rodava na 4ª posição com Tiago logo atrás. Duas voltas depois o italiano conseguiu aproveitar um erro do seu adversário para conquistar o 3º lugar que não mais viria a largar tendo Tiago Monteiro conseguido segurar o 5º posto até final.


"Estamos muito satisfeitos com este resultado. A minha posição na grelha de partida foi a forma de agradecer à equipa por terem preparado de forma tão rápida um novo carro após Marrocos. Tentei manter o ritmo do Gabriele na Corrida 1 mas os pneus acabaram a prova em dificuldades apesar de eu e o Norbert termos ficado próximos." - Tiago Monteiro

"Senti-me confortável desde o início e consegui manter o ritmo elevado de
forma suave enquanto os meus companheiros tiveram mais concorrência. Queria muito ser o vencedor da primeira corrida do Honda Civic. Era muito importante para mim após todo o trabalho de Inverno no qual conseguimos
preparar o carro. Ainda temos muito para aprender sobre todo o potencial
deste carro mas, de cada vez que corremos, fazemos melhorias. Queremos ser o carro mais competitivo do pelotão. "
- Gabriele Tarquini

"Foi um grande trabalho de toda a minha equipa mas temos de nos lembrar que a época será longa e que ainda teremos várias provas. No entanto, estamos a trabalhar para sermos competitivos em todos os tipos de circuito. Na próxima semana estaremos na Hungria e acredito que podemos ser competitivos também aí." - Alessandro Mariani – Director Principal da Castrol Honda World Touring Car

Tarquini é 2º no Campeonato do Mundo com 96 pontos, Monteiro é 8º com 46 pontos.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

prelude guy

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)