Preços dos carros antigos à época

Iniciado por rpm, 19 de Outubro de 2012, 17:40

Tópico anterior - Tópico seguinte

rpm

Aqui ficam uns preços da década de 70 (não sei precisar o ano). Tenho mais alguns que depois posso partilhar. Se tiverem mais serão bem vindos.

Factos que achei curiosos:

- A diversidade de modelos e versões era bem menor (óbvio).

- O preço do Datsun 100A 4p era igual ao do 120Y 4p? Não é estranho?

- O Corolla era muito caro em comparação com o Mazda 818 e os Datsun.

- Em especial para o Rui Coelho, as prestações do Civic.  :lol ;)

Que outras curiosidades encontram? Alguém era vivo na época e pode explicar como era o mercado na altura?







本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Camry 2200

Eu tenho lá para casa algumas tabelas portuguesas dos anos 90 e algumas mais antigas mas do mercado inglês.

Quanto a particularidades do mercado antigamente, um familiar contou-me uma história acerca dos carros japoneses. Não sei pormenores mas alguém por aqui vai poder explicar. O que me contaram foi que a determinada altura se criou um boato que fazia as pessoas acreditar que tudo o que era carro japones seria banido do mercado e que nem peças para os existentes haveria. Esse familiar na altura apressou-se em trocar um 100A por um Opel City! :lol
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Santos Silva

Eu já era vivo mas acho (pelos modelos à venda penso que estaremos a falar de 1975~1976) que ainda andava de calções. Não sei muito bem o que pretendes que se explique... :duh:

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

Citação de: Camry 2200 em 19 de Outubro de 2012, 19:01
O que me contaram foi que a determinada altura se criou um boato que fazia as pessoas acreditar que tudo o que era carro japones seria banido do mercado e que nem peças para os existentes haveria. Esse familiar na altura apressou-se em trocar um 100A por um Opel City! :lol
:lol


Citação de: Santos Silva em 19 de Outubro de 2012, 19:02
Não sei muito bem o que pretendes que se explique... :duh:
Por exemplo se o preço mais elevado do Corolla face aos rivais se justificava por qualidade superior? Imagem de marca? Era um carro "premium"? Coisas do género...
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Respondendo ao Camry:

Sim, esse "boato" existiu e o que sei é que a Toyota na altura tinha muita dificuldade em importar peças e muitas vezes foram a Leixões buscá-las dentro da alfandega para resolver casos prementes. A verdade é que não havia muita experiencia de quais as peças que se haveriam de aprovisionar e em que quantidades.
O que também valeu (pelo menos ao longo de décadas e ainda no meu tempo) era a Fábrica de Ovar onde se iam "pedir emprestadas" peças para fazer a assistência dos Clientes.

Lembro-me que os Corollas (desde os anos 70 até aos 90) foram sempre muito apeteciveis pela qualidade, durabilidade e por ser o modelo médio e por isso, houve muitas vezes falta de carros (havia limitações à importação *) e a lista de espera era de meses. Dizia-se à boca cheia que os vendedores ganharam algum dinheiro fazendo "desviar" as viaturas para outros Clientes mais apressados e mais abastados. Claro que não posso confirmar nem tenho dados concretos mas são histórias contadas por alguns desses intervenientes.
Conta-se também que houve Clientes que foram interpelados na rua por outros questionando se queriam vender o carro que estavam a conduzir (novo) pois já estavam fartos de esperar pelo seu. Algumas pessoas tambám ganharam uns contos valentes a revender o seu carro dias depois de o terem levantado na Toyota.  
Nessa época, depois do 25 de Abril e durante mais de uma década, a inflação tinha valores da ordem dos 25~35% ao ano o que fazia também acreditar que: "Comprei o carro e passado um ano vendi-o pelo preço que o comprei"


* A propósito das limitações, foi por isso que a Toyota (falo do exemplo que conheço) começou a produzir alguns modelos com peças feitas na Europa, de modo a conseguir que a viatura tivesse uma percentagem de incorporação europeia (tenho a ideia que uns 40~45%) para que as limitações fossem retiradas.
Todos se devem lembrar dos famosos motores "VM" italianos que tão mau resultado tiveram nos BJ73. A história aqui é mais comprida e poderei contar o que sei mais à frente.
As SW (KE36 e Corona) desde cedo montaram motores diesel de outras marcas (a Toyota não tinha motores diesel para veiculos ligeiros) como por exemplo os "INDENOR" e "PEGASO" e uma outra marca que agora não recordo.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Santos Silva

Enquanto escrevia, fizeste perguntas...  8)

O Corolla (KE20 principalmente) impos-se pelo motor vivo, pela imagem que foi criando, pela resistência, pela qualidade e durabilidade e até pelos consumos moderados face aos concorrentes europeus. O Datsun 1200 seguiu um percurso semelhante e embora mais espartano nos interiores e qualidade de construção, tinha umas prestações talvez mais entusiasmantes.

Não podemos deixar de referir que o facto de que em Portugal o automóvel se democratizou a seguir ao 25 de Abril de 1974. Nessa altura o povo começou a conseguir comprar carro e foi nessa época que as marcas Japonesas entraram com força em Portugal. Havia fabrico (montagem) nacional de diversos modelos o que também ajudou à venda.

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

Já valeu bem a pena abrir este tópico. Era exactamente este tipo de histórias e conhecimento que pretendia trazer à tona. Obrigado SS!  :thumbsup

Ao olhar para as características ali na lista fico com pena do 818 não ter tido maior sucesso. No papel, pelo menos, parecia ter tudo para dar cartas.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

#7
Há um tópico chamado "Como eram vistos os carros antigamente" aqui no geral. Depois procuro.

- Os preços só são válidos para um determinado ano. A inflação fazia com que a maior parte dos carros usados fossem vendidos "com lucro";
- A procura superava a oferta, daí que alguns preços pudessem ser explorados;
- O Corolla e o Datsun 1200/120Y foram os carros mais vendidos do mercado durante alguns anos;
- As dificuldades de peças da Toyota verificaram-se após o 25 de Abril, gradualmente estabilizou;
- A minha Star Van foi comprada em Fevereiro de 1998, no fim de semana da "estreia" eu e o meu pai fomos abordados na Foz para a vender. Tinha uns 200kms e ofereceram 15.000€, exactamente o que ela custou. 1998...
- O Corolla EE90 da minha mãe custou 9.000€, 6 anos depois foi vendido por 8.000€ (depois não se fez a venda, mas já não me lembro da razão);
- O Corolla 1200 (KE20 E e KE30) e o 120Y não tinham problemas com a concorrência. Tinham um posicionamento diferente, as áreas geográficas também faziam a diferença e por isso vendia-se tudo o que havia. A notoriedade destas duas marcas tornava irrelevante a melhor qualidade e preço do 818;
- Era prática dos vendedores despacharem o que era bom e depois um cliente que tinha encomendado um Nissan Sunny N13 sedan verde, acabava com um Micra de 3 portas vermelho. Era isso ou esperar 6 meses pelo "próximo barco".
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

A MAZDA nunca teve um Importador forte que apostasse forte, como fez, por exemplo, a Salvador Caetano e o Entreposto, daí nunca ter tido um volume de vendas tão grande como os outros.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

Ver as coisas só do ponto de vista do importador é redutor. A Mazda como não tinha produção cingia-se às quotas de importação. O Mazda 818 foi um sucesso de vendas porque a dada altura começaram a montá-lo em Aveiro. Daí haverem tantos na zona.

A Salvador Caetano dominava na zona Norte. O Entreposto tinha um concessionário muito forte no Porto, a Rótor, e dominava em Lisboa. A Mazda reinava em Aveiro e vendeu bem em Chaves/Bragança. A Subaru tinha um concessionário super-forte na zona de Paredes/Penafiel, a Honda vendia em Setúbal.

Como é óbvio, tudo isto que escrevi carece de confirmação. São informações que fui ouvindo e constatando.

Tópico - Como eram vistos os JA´s à época

Não entrando em off-topic, mas se o Rui Meireles quiser fazer uma experiência e perguntar a um familiar "da época" qual foi a marca de automóveis que veio para ficar, vai ficar surpreendido com a quantidade de respostas positivas mesmo 40 anos depois. Dito isto, deixem-me dizer que é preciso ser-se uma enorme b***a para não aproveitar esse claim ao invés de dispersar com tangas para metrosexuais!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

#10
Outras coisa engraçada que se vê nessa lista de preços é o distribuidor da Mazda "Tasso de Sousa" ter sido o primeiro montador de Dynas em Portugal. Hoje é o De Borla  :redface

E... quem tem nota compra um Toyota Corolla 1200 Coupé KE35 e não um BMW 1502.  8)


ATT Santos Silva: olhe para a lista de preços e veja a razão de no outro dia termos questionado porque é que a malta chama S30 ao KE30, 35 e 36
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

mizé

Citaçãoqual foi a marca de automóveis que veio para ficar

"Apresentada pela primeira vez aos portugueses em 1968, e contando com uma Fábrica em Ovar desde 1971, a Toyota junta este reconhecimento à sua longa história e cumplicidade com os portugueses, dando força à promessa: "A Toyota veio para ficar, e ficou mesmo."

É impossível não conhecer os spots publicitários  :-X
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Camry 2200

Por acaso tenho um outro familiar que tinha um KE25 e passou para um 2002!

Na minha familia sempre houve japoneses, o meu avô tinha um 1200 2 portas, Hiaces conto 6, 100A, Corollas etc. Actualmente eu sou o único resistente, o resto tem sido trocado por unimogs vito e carochas às rodinhas! >:D
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

prelude guy

Rui, o tópico como eram vistos os JAs é de 2004... é normal que a malta não se lembre  :assobio

Santos Silva, o diesel do Corona era Mercedes.

A lista é muito interessante. Há para lá um Fiat que leva 55 segundos de 0 a 100 (tendo de vel. máxima 105)  :lol) E percebe-se bem que o Civic tem muito andamento.

Mas, queria alertar para outro pormenor de que pouco sei:
a fiscalidade baralhava aquilo muito. Por ex. as carrinhas eram considerados "mistos" e isso baixava-lhes muito o preço em novo e subia-lhes muito o imposto de circulação.
Outra situação que me parece ocorrer é que os modelos montados em Portugal (e eram ainda bastantes) eram nitidamente muito mais baratos, o que pode justificar a grande diferença de preços da Datsun para a Toyota, por ex.

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

Kaizen:

Sim eu sei que chamavam S30,era a forma de os distinguir dos 1200, apesar de terem o mesmo motor.

Tasso de Sousa não quiz ficar com a Toyota e o Sr. Salvador Fernandes Caetano aproveitou e apostou bem.
Curiosamente a Toyota tinha sido apresentada ao Entreposto antes de ser apresentada à SC... não me recordo dos meandros e de como a coisa "caiu" para o Norte.

Preludeguy:

É isso: Mercedes!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7