Toyota Corolla KE20 DE 1979 ---> Vitor Veiga

Iniciado por Vitor Veiga, 05 de Janeiro de 2013, 14:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vitor Veiga

Bem, inscrevi-me no forum à poucos dias, já fiz a minha apresentação e agora está mais do que na hora de vos dar a conhecer o meu GT.


Antes de mais, vou justificar o motivo pelo qual tenho o carro.
Actualmente, ando a estudar Engenharia Mecânica Automóvel no ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) e para eu ganhar mais alguma prática para além da que usufruo do curso, decidi comprar um carro para "estudar" nele. Como o meu carro diário é recente e de tracção dianteira, decidi comprar um carro completamente diferente, ou seja, um carro antigo e de tracção traseira  :D , pois assim tenho uma panóplia minimamente distinta e alargada em casa.

Após várias semanas de procura, e com 5 carros potencialmente adequados para eu adquirir, foi apenas o meu GT que estava para venda sem avarias nem acidentado (apesar de ser um carro de trabalho do antigo proprietário). Pois, um Fiat 128 estava todo podre a um preço de 700€, um BMW E30 sem motor também pelo mesmo preço, e mais 2 E30 acidentados por 400 e 500 € respectivamente (apesar que, comparados ao meu GT, os E30 são muito bons em termos de motor, chassis, resistência, etc, etc...).

Mas querem saber a melhor parte?
Para além do meu GT estar minimamente impecável, pois tinha inspecção e seguro até meio ano anterior à minha compra, tive de desembolsar 150€ do meu bolso para efectuar a compra.

Data em que o comprei : 24/12/2010
Fim da ultima inspecção : 05/06/2010
Fim do ultimo seguro : 26/05/2010



Agora sim, o B.I do carro :

Matrícula : GT-26-40
Ano : 1979
Marca : Toyota
Modelo : Corolla 1200 4Door Sedan KE20 - LF
Motor : 3K - 7442734 - 1166 cc / 71.2 cv
Quadro : KE20-1856770
Cor : R:7-048-906 (Verde)
Trans : K40 U282
Plant : Z-53

Antes de partilhar convosco o estado actual do GT, deixem-me vos dizer que as fotos são quase todas de hoje e que seriam exactamente iguais se as tivesse tirado no dia em que o comprei, pois ainda não fiz absolutamente nada no GT.


Querem ver fotos ? Querem ? Então aqui vão elas ...

Fotos gerais :




















Agora vou mencionar os pormenores negativos do carro :

Linha de escape furada
Buzina avariada
Bateria sem capacidade de arranque
Interior degradado, mas operacional
Borrachas e batentes das portas ressequidos (entre agua ao lavar o carro)
Cantos de fixação do pára-brisas com mau aspecto
Motor a fazer um barulho esquisito a médias rotações (suspeito ser cambota empenada ou os bronzes das bielas e cambota gastos)

Tinta estalada nas portas


Bolhas no tejadilho




Tinta estalada no capôt e junto ao vidro e tablier estragado


Capa de pisca partida


Para-choques arranhado e ferrugem debaixo da óptica


Pormenor partido


Sem símbolo da Toyota :(


Pormenor do tablier estragado e capas nos bancos


Ponto amassado e com tinta estalada


Só dá uma coluna, e ligada a um rádio actual


Tinta estalada na porta do condutor e passageiro




Porta atrás do condutor arranhada e canto amassado com alguma ferrugem


Compartimento do motor








Tablier


Motor com quase 68.000 kms


Qual a vossa apreciação global ?
Cumprimentos... e continuação de boas curva


( Estado de restauro da minha viatura : 2% )

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Earthp

#2
Boa base de restauro...parabéns pela máquina :thumbsup

O pior parece ser mesmo o tejadilho...é estranho, mas é um problema que se costuma ver nos últimos Corolla E. :-[

toyota1000

Algum trabalho pela frente se for para restaurar  :angel:

Bela máquina de mecânica simples e intuitiva, boa para se aprender  :)
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Vitor Veiga

O "projecto" que tenho planeado para o carro actualmente é conserva-lo e manter tudo
minimamente operacional.
Fazer com que o carro passe na inspecção e fazer um seguro barato (150€) e fazer uns
quilómetros ao fim de semana se não chover.
Quero fazer um restauro 100% pela minha mão, à excepção de chaparia e pintura, mas
tal coisa só será possível daqui por meia dúzia de anos muito provavelmente
O trabalho de chapeiro e pintura mando o meu mecânico / chapeiro fazer, pois ele trabalha
muito bem.
Cumprimentos... e continuação de boas curva


( Estado de restauro da minha viatura : 2% )

RT

Infelizmente parece daqueles que levaram bastante betume para disfarçar certas coisas e às vezes uma pequena bolha transforma-se num buracão :lol  Ainda assim no geral parece bem :clap:

Gosto da cor!! Em algumas zonas nas fotos nota-se falta de tinta e um verde mais escuro por baixo. Será que é o verde de origem?

Boa sorte no restauro. :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Vitor Veiga

#6
A cor já está um pouco "comida" do sol, mas não está muito diferente da original que está por dentro do carro,
dentro da mala e debaixo do capôt.
Essa cor mais escura é a de origem...
Cumprimentos... e continuação de boas curva


( Estado de restauro da minha viatura : 2% )

Santos Silva

O carro parece bastante recuperável.
Em termos de carroçaria tens aí meia dúzia de pontos a precisar de cuidados breves mas a maioria não inspira cuidados urgentes.
As peças que tens estragadas ou partidas aranjam-se com facilidade  :shhh:

Quanto à cor, é bonita (sou suspeito). É engraçado como antigamente os carros eram muito mais alegres!

Atenção que a cor no interior do habitáculo do motor é diferente da de fora, não tem bicamada, isto é, não tem brilho pois não era preciso... não está à vista!   
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Santos Silva

Quanto à mecânica, se a ideia é repará-la para aprender, apoiado, se for preciso um motor para por o carro a andar, avisa  :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Vitor Veiga

Actualmente o carro anda.
Apenas precisa de 1 bateria + 1 buzina para passar na IPO.
Depois, fazer um seguro e está apto a circular na via pública.
Apenas o motor não me inspira muita confiança.
Cumprimentos... e continuação de boas curva


( Estado de restauro da minha viatura : 2% )

toyota1000

Caro Vitor,

Como o carro é antigo, se tiver outro em seu nome, pode fazer um seguro de clássico e paga na volta dos 50 euros, sem qualquer tipo de restrição ou quilometragem.

Informe-se em www.vitorinos.pt

Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Camry 2200

Citação de: Santos Silva em 06 de Janeiro de 2013, 20:57
Quanto à cor, é bonita (sou suspeito). É engraçado como antigamente os carros eram muito mais alegres!

Li algures que a cor do parque automóvel de um país tem relação com o estado de espírito dos habitantes. Porque será que hoje em dia só se vê carros pretos e cinzentos?

Quanto ao restauro, está aí uma boa base. Trata-o bem e se precisares de ajuda é só dizer! :thumbsup
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Vitor Veiga

Relativamente ao seguro, eu tenho menos de 3 anos de carta, menos de 25 anos de idade e é o único veiculo em meu nome.
Será muito complicado um seguro por menos de 100€ nestas condições, penso eu.
Cumprimentos... e continuação de boas curva


( Estado de restauro da minha viatura : 2% )

Vitor Veiga

#13
Bem, decidi fazer uma lista de algumas peças que pretendo adquirir sem pressa alguma, devido a custos ou estado do material.

Quem sabe se alguém no forum tem ou saiba quem tenha as ditas peças e que até me venda a preço LOW COST, ou quem sabe,
até me ofereça.  :assobio


nº0 : Matrículas clássicas  ADQUIRIDO


nº1 : 1 Símbolo da Toyota na grelha da frente  ADQUIRIDO





nº2 : 2 Vidros de Mínimos / Pisca da Esq./Dir.da frente ADQUIRIDO
nº3 : 2 Vidros de Pisca da Esq./Dir.do guarda-lamas ADQUIRIDO
nº4 : 2 Capas de canto dos guarda-lamas






nº5 : 2 Colunas da chapeleira





nº6 : 2 Borrachas circulares dos batentes do capot
nº7 : 2 Tampas do topo da torre de suspensão ADQUIRIDO
nº8 : 1 Tampa do radiador ADQUIRIDO





nº9 : Almofada restaurada ADQUIRIDO







nº10 : Borrachas / Vedantes das 4 janelas ADQUIRIDO







nº11 : 1 rádio (ADQUIRIDO) e 1 painel de plástico entre o painel do porta-luvas e painel de quadrante





nº12 : 1 buzina ADQUIRIDO









nº14 : 1 Puxador interior de plástico da porta do condutor (igual a este) ADQUIRIDO

Cumprimentos... e continuação de boas curva


( Estado de restauro da minha viatura : 2% )

Kaizen

Devias numerar cada peça que precisas para ser mais fácil comentar.
Exemplo:

4. Peça x
5. Peça y
6. Peça z

O que chamas "capas" são os vidros de pisca lateral e vidros de pisca/mínimo. Nas automobilias arranjas isso por 1€, mas tens de procurar senão pagas 5€.

Tudo o que procura existe novo.

As colunas da chapeleira e a buzina não são originais.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1