Yamaha RZ 50 LC - 1991 - jbaiao

Iniciado por jbaiao, 04 de Fevereiro de 2013, 14:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

jbaiao

No início dos anos 90, a paixão pelas motorizadas dominava todos os miúdos "graúdos" lá da rua. DT's, CRM's, NSR's etc etc, eram o meio de transporte mais utilizado pelos meus amigos. Claro que eu não era excepção e assim que comecei a trabalhar (com os meus 16 anitos) juntei uns trocos e após muito chatear a cabeça aos meus pais lá comprei a minha primeira motorizada DT 50 LC cor-de-rosa!

No entanto a minha paixão era outra. Adorei a DT que comprei em 92 e rodou nas minhas mãos até 97, altura em que comprei o meu R5GT Turbo (que saudades!). Mas voltando um pouco atrás, eu tinha uma paixão, talvez devido a um primo meu ter tido uma, que era a RZ 50 LC!

Pois é meus caros, depois de muita procura e anos a adiar este sonho, posso dizer com um sorriso de orelha a orelha, já tenho uma RZ!!!

Historial: Ano de fabrico 1991, 1 dono, algumas quedas e com estado geral de 1 a 10 um 3  :D :D :D.

A máquina já conta com 22 anitos e muito mal tratada pelo antigo proprietário. Estava parada à 10 anos mas foi por gota e ao fim de 5 kikadas aí estava ela a cantar!

Resumindo, precisa de muita mas mesmo muita vontade e dedicação para ser restaurada e os primeiros passos já começaram.
O quadro e braço oscilante quero enviar para a decapagem, metalização e lacagem o quanto antes para parar o processo de corrosão que a ferrugem está a provocar.

Sábado 02-02-2013.
Momento da chega à nova morada  


A desmontagem começou na parte de tarde. Aí como isto está!!!



Domingo 03-02-2013.
Já dá para ter uma ideia de como a "coisa" está a nível de ferrugem. Alguns parafusos partiram mas nada que não se resolveu com o alicate de grifes.




Ainda falta desmontar uma parte mas por este fim-de-semana chega!!!
À que dar atenção à princesa lá de casa (apenas 4 mesitos  :angel: )!
jbaiao

"Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói."

metralha328

Adoro ler estas histórias! Eu acho que quem compra uma 50cc é porque tem saudades...

Já a minha RZ também tem uma razão de ser, foi a minha primeira mota. :green:

A tua mesmo estando um pouco maltratada, está completa, o que é bastante raro!  :dance:
Força nesse restauro! Se te puder ajudar em algo, avisa. Cuida da princesa!

Uma dica: arranja fotos com mais definição, estas não estão muito visíveis.

Já agora, o teu escape tem o silenciador?
:thumbsup

FC

Mais uma beldade aqui no AJA, espero que consigas por essa máquina num brinco, caso precises de alguma coisa apita, sou muito conhecedor desse modelo, ao longo da minha vida tive 7 máquinas dessas e ainda tenho uma.
Boa sorte com esse restauro :thumbsup
Socio AJA nº 55

jbaiao

Citação de: metralha328 em 05 de Fevereiro de 2013, 00:27
Adoro ler estas histórias! Eu acho que quem compra uma 50cc é porque tem saudades...

Já a minha RZ também tem uma razão de ser, foi a minha primeira mota. :green:

A tua mesmo estando um pouco maltratada, está completa, o que é bastante raro!  :dance:
Força nesse restauro! Se te puder ajudar em algo, avisa. Cuida da princesa!

Uma dica: arranja fotos com mais definição, estas não estão muito visíveis.

Já agora, o teu escape tem o silenciador?
:thumbsup


As fotos foram tiradas pelo telemovel. No sabado já tiro com mais definição.

Não trazia o silenciador.
A tua tem? Quero ver se arranjo um para ver se é possivel mandar fazer.
O meu escape é que tem a curva muito ferrugenta, acho que quando começar a descascar ficará com buraco.
jbaiao

"Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói."

jbaiao

Citação de: FC em 05 de Fevereiro de 2013, 06:42
Mais uma beldade aqui no AJA, espero que consigas por essa máquina num brinco, caso precises de alguma coisa apita, sou muito conhecedor desse modelo, ao longo da minha vida tive 7 máquinas dessas e ainda tenho uma.
Boa sorte com esse restauro :thumbsup

Obrigado  :)
jbaiao

"Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói."

metralha328

Nada má (digo eu).

Se precisares de piscas e espelhos, ainda se arranja disso da concorrência.

:thumbsup

jbaiao

Neste momento o material que preciso é:

"Bico de pato" (acho que é isso) que o meu está derretido
Tampas laterais
Manometros (o rpm está avariado)
jbaiao

"Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói."

jbaiao

Após alguns dias sem trabalhos de desmontagem, posso dizer que ontem foi um dia produtivo.

Domingo 17-02-2013





Ponto de situação:
O quadro está todo desarmado. Falta tapar alguns buracos feitos pelo antigo proprietário e reparar o suporte do amortecedor na parte que aperta ao quadro (modificações muito mal feitas para que a traseira fica-se um pouco mais alta). Remover também 2 parafusos partidos (falta comprar os machos esquerdos).
Falta desarmar a suspensão frontal e braço oscilante.
Espero que no final desta semana arranje um tempinho para tratar do quadro.
Resumo:
Está desventrada (ou quase!!!)
jbaiao

"Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói."

metralha328

Estás no bom caminho!!!

Quando referes "tapar buracos no quadro" referes-te a quê? O anterior proprietário tinha montados os poisa-pés para o pendura?


:thumbsup

jbaiao

#9
Citação de: metralha328 em 19 de Fevereiro de 2013, 23:26
Estás no bom caminho!!!

Quando referes "tapar buracos no quadro" referes-te a quê? O anterior proprietário tinha montados os poisa-pés para o pendura?


:thumbsup
Os buracos foram feitos segundo ele para prender as tampas laterais, mas não resultou pois roubaram-nas na mesma!!!
Os pisapés do pendura estavam montados, apenas desmontei para mandar lacar o quadro.

Entretanto estou a  aguardar mais umas peças (já compradas).
São elas o silenciador para o escape (original), um conta rotações pois o meu está mesmo estragado e umas bainhas novas pois estas estão com tanta ferrugem que nem vale a pena mandar cromar, e pelo preço da cromagem mais vale por novas.

Aproveito para perguntar se alguem sabe como se desmonta a suspensão frontal (bainhas) e a quantidade de oleo que levam?
jbaiao

"Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói."

metralha328

Furar o quadro para segurar as tampas...  :wall :wall :wall Enfim...

Quanto às peças que arranjaste... estás no bom caminho!
Citação de: jbaiao em 01 de Março de 2013, 17:14
o silenciador para o escape (original)
:drool: :drool: :drool: :drool: :drool:
Onde é que arranjaste isto?

Citação de: jbaiao em 01 de Março de 2013, 17:14
Aproveito para perguntar se alguem sabe como se desmonta a suspensão frontal (bainhas) e a quantidade de oleo que levam?

Mas tu queres bainhas novas ou reparar as que tens?

jbaiao

Respondi-te à Pm.
As bainhas comprei novas. Agora preciso desmontar as antigas e aproveito para polir as jarras que estão muito feias, por isso perguntei se alguém sabe como desmontar e a quantidade de óleo que leva.
jbaiao

"Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói."

jbaiao

Hoje foi dia de mais umas compras.
Comprei um jogo de jantes completas. Apesar das minhas terem possibilidades de serem recuperadas a de trás tinha sido mexida do lado da cremalheira e sinceramente não me estava nada a agradar pois até o afinador do tambor de travão tinha sido soldado. Estava mesmo feito.
Por coincidência encontrei por um excelente preço as jantes todas completas, nem pensei duas vezes!
Amanha coloco as fotos.
jbaiao

"Amigo é aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói."

BillyJoe

Boas...

Bela maquina....

Para desmotares as bainhas tens tirar os parfusos no topo e ou no fundo dos copos ( não sei se esse modelo tem), quanto ao oleo quantidade ao certo não sei, mas podes por a gosto, quantidade ( dentro de limites ) e viscosidade para ficar mais dura ou mais mole.
Mas nada como pesquisar na net para por como de origem, já agora muda vedantes, o´rings e raspadores ( guarda-pó ).

Obrigado

metralha328

Citação de: jbaiao em 04 de Março de 2013, 21:01
Hoje foi dia de mais umas compras.
Comprei um jogo de jantes completas. Apesar das minhas terem possibilidades de serem recuperadas a de trás tinha sido mexida do lado da cremalheira e sinceramente não me estava nada a agradar pois até o afinador do tambor de travão tinha sido soldado. Estava mesmo feito.
Por coincidência encontrei por um excelente preço as jantes todas completas, nem pensei duas vezes!
Amanha coloco as fotos.


:thumbsup