Btd Vitara 1.6 8v

Iniciado por crxbtd, 17 de Março de 2013, 21:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

crxbtd

aqui fica mais um contributo a um verdadeiro japonês...


Comprei um vitara 1.6 8v, de 10/1992,  e toda a vossa ajuda para recuperar esta máquina é fundamental...
O carro é de caixa automática, mas estava avariada, e ja vinha com ela fora, eu já começei a dar um jeito, desmontei os interiores para os lavar, agora ando a procura de uma caixa, e de um volante de motor...

Consegui por o motor a funcionar, pois aproveitei o atuador da cx automatica,  e parece estar em bom estado...trabalha muito certinho, um pouco acelarado, não sei se por ele ter uma relé furada e tar sempre a levar agua fria, nao aquecendo, ou por causa do coletor de admissão, que acho ser diferente por ser automático.

Hoje ja separei a caixa de transferências da caixa, penso ser só acopolar a caixa manual, mudar o volante do motor, e tá feito, será??

Código do motor g16a


Estou a fazer o trabalho por fases, 1ª fase limpeza de interiores, preparar mecanicamente para o pôr a andar..

2ª fase, revisão completa com substituição de correia distribuição( ele tá com pneus novos, discos ok, pastilhas ok, filtro ar novo, velas novas, liquido da direcção assistida em bom estado)

3ª fase arranjos exteriores, pintura de jantes, alinhar para choques, tirar umas moças

Toda a ajuda técnica, é bem vinda

Fotos:






Santos Silva

Não sendo um modelo que conheça, diria que que sim, será colocar uma caixa e um volante do motor e passas de automático para manual MAS:

- precisas do pedal de travão e do pedal de embraiagem
- precisas da bomba de embraiagem
- precisas dos tubos que vão da bomba ào bombito da caixa
- precisas da alavanca da caixa de velocidades e respetivo fole

poderá ainda haver outro problema que é o comprimento das caixas... serão iguais? Se forem, está tudo bem, se não, tens que adaptar os veios de transmissão.

Mas não será muito dificil, só requer paciência e tempo :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

crxbtd

Nunca vi um tópico tão pouco interessante, depois de ter colocado um crx, um s2000, uma hiace...pensei que era desta que ia colocar um post de interesse :D, afinal é um japonês verdadeiro, com uma construcção incrivel, os materiais são muito robustos..

De qualquer maneira, a recuperação continua, os interiores foram todos desarmados, as forras foram lavadas, e cosidas, as carpetes foram lavadas, bomba de travões toda aberta e limpa, motor de arranque todo aberto, limpo e lubrificado, alternador aberto, limpo, e lubrificado...

Tirei o motor para fora, para ser mais fácil a limpeza, a troca das ralés, e todas as juntas

Motor fora, para trabalhar mais á vontade :D ...ele tinha uma ralé furada no corpo de admissão, a ideia é trocar todas, trocar todas as juntas, trocar a distribuiçao , bomba de água...


Santos Silva

Estás mesmo com a pica toda...

Já agora queres dizer RELÉ e não ralé que significa gente de classe baixa  :angel:
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

É assim mesmo que se limpa o cofre do motor!  :lol
Esse motor tem muita procura junto da malta dos Samurais.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

crxbtd

pois, já percebi que tudo neste jeep têm algum valor (muito), e tou a meio caminho de o desmantelar ou voltar a montar tudo, mas vou ser mais forte que o valor das peças, e nem que seja por carolice, vou voltar a montá-lo  :D

O que eu chamo ralé, é as tampas que o circuito de água têm, normalmente no bloco, e neste caso no coletor de admissão também(foto abaixo)

A embraiagem é accionada por cabo, e a alvanca das mudanças costuma vir com a caixa...ficando a faltar os pedais, cabo, volante motor, embraiagem, caixa...na esperança que a centralina não seja especifica para caixa automatica...


O trabalho continua a avançar, e ainda que seja uma espécie de restauro low cost, nada lhe faltará....o motor arranque foi aberto,limpo,verificado,todo lubrificado| o alternador foi aberto, limpo, verificado, todo lubrificado| o motor foi todo lavado e preparado para levar juntas e distribuição e bomba água...as forras das portas foram tiradas para limpar e lubrificar calhas dos vidros...A tampa do motor, levou decapante para ser voltada a pintar com tinta de alta temperatura...
Como disse este jeep têm uma construcção muito boa, tanto que tem + de 20 anos, e maior parte das coisas, apenas precisa de manutenção, claro que são uma horas de trabalho...






Santos Silva

CitaçãoO que eu chamo ralé, é as tampas que o circuito de água têm


OK! Acho que baralhei tudo... É assim:

Relé - interruptor electrico
Rela - tampas do bloco (o que estás a mudar)

Ralé - não tem nada a ver com automóveis... :green:


A propósito de desmantelar ou voltar a montar, também eu já passei por esse dilema... Há que pensar bem no que queremos para o futuro e que condições temos para manter esse futuro... :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

crxbtd

trabalho completo , motor todo reconstruido a nível de juntas e retentores, conversão de caixa automática para manual realizada com sucesso, todos os fluidos mudados( diferenciais, caixas = 7 litros valvulina) oleo travões, oleo direcção assistida, oleo motor, kit distribuição mudado, correias novas... tou muito confiante no conjunto para os próximos 10 anos... atençao que este carro conta apenas com 90 mil km ...

Tou feliz por ter tido sucesso na minha primeira conversão, infelizmente tenho pouco tempo para este hobby terapeutico, tudo o que sei sobre mecanica, aprendi sozinho, por isso as coisas funcionarem no fim, para mim é tipo um momento mágico...

Os faróis de trás já tem os originais, e instalei um rádio alpine da época, que ja teve montado anteriormente no crx, mas fiquei mesmo muito impressionado com a contrucção deste carro, e o estado dele passados 21 anos...

A minha experiencia em TT automovel era reduzida, talvez por isso esteja impressionado com as capacidades TT deste carro...

Já passou rios, subiu montes, e nunca desiludiu..

Algumas fotos..





estas são as fotos da fase de teste, entretanto precisa de uma lavagem, e umas fotos como deve ser

bieira

Boa máquina !
Não te aconselho a fazer todo o terreno regularmente, pois tem tendencia a maltratar a maquina e torna-se um vicio  :green:
... alem disso os triangulos frontais e os cardans não se aguentam bem á bronca ... há quem resolva isso aplicando um eixo frontal do samurai, mas no teu caso, acho que é mesmo para estimar e fazes bem  :D
"Drive it like you stole it"

Kaizen

Agora é esperar que o Anthímio de Azevedo comece a dar boas noticias e fazer desse o carro de verão.
Diverte-te.  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

crxbtd