AJUDA 3.7 vs 3.9

Iniciado por Ze Corona MKII, 15 de Abril de 2013, 11:40

Tópico anterior - Tópico seguinte

Ze Corona MKII

Então é assim:

O que eu pretendo saber é a diferença do diferencial de estes 2carros que abaixo vou descrever em relaçaõ ao seu andamento em velocidade máxima e em arranque.

carro 1

dif.          3.9                 compression ratio  8.5:1
caixa       4                    cavalos 109hp at 5200rpm (sae net)                                                  trans/axle   w40    E312
motor      2000cc            ratios    1st 3.579,     2nd 2.081,      3rd 1.397,      4th 1.000              plant/g.v.w  A23       
carbu.      1(normal)



carro 2

dif.          3.7                compression ratio 9.0:1                                                                trans/axle(não sei)                   
caixa       4                   cavalos 120hp at  6000rpm  (sae)                                                  burke  3.39     
motor      1900              ratios     1st 3.673,     2nd 2.114,      3rd 1.403,      4th 1.000         stroke 3.15
carbu.      2 (su)


Sócio AJA nº22

Kaizen

#1
Em vez de explicar... vai ao tópico do meu Civic e vê os gráficos que o RPM fez para diferentes caixas e relações de diferencial.

Tens de ter em atenção que tudo conta, não é só o diferencial, caixa etc.


Edit 2: As relações dos diferenciais "vareiam" (é uma palavra que gosto bastante) conforme o modelo é normal, caixa automática ou van/station wagon.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#2
Os dados fornecidos não são suficientes para se poder dar uma resposta concreta e definitiva. As relações de caixa, excepto diferencial, são iguais em ambos? Quais as curvas de potência e binário dos motores em causa (ou pelo menos os valores máximos e a que rotação são atingidos)?

As linhas mestras são apenas: para o mesmo conjunto motor e caixa, quanto mais curto o diferencial (valor numérico mais elevado), melhor o arranque e pior a velocidade de ponta. O inverso para diferencial longo.  :thumbsup
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Ao invés, vou eu gastar tráfego a procurar a informação que o Zé tem a rodos: aiii Zé, Zé...

Carro 1 - Motor 18R-C

1968cc
97cv ás 5500 rpm
143Nm ás 3600 rpm

Carro 2 - Motor 8R-B

1858cc
110cv ás 6000 rpm
152Nm ás 4000 rpm

Ambos usam caixas W40.

Para saber a relação dos diferenciais, séries dos diferenciais, séries das caixas etc, era preciso saber o código do chassis, o ano do carro e/ou o código Trans/axle que está na chapa do construtor.

Tudo informação que o Zé tem na ponta dos dedos, mas fez-me perder 20 minutos a procurar...  :wall
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Ze Corona MKII

Obrigado

JÁ tens mais dados para me puderes elucidar relativamente ao ratio das caixas.
Sócio AJA nº22

rpm

#5
Obrigado Rui. :thumbsup Ora bem, assumindo que as caixas têm as mesmas relações aqui vai o meu bitaite:

1. O motor do carro parece ser menos pontudo que o do carro 2 (pelos regimes a que são atingidos os valores máximos), mas menos performante.
2. O diferencial mais curto do carro 1 vai colmatar essa desvantagem a nível de potência, mas apenas até certo ponto.

Em conclusão, se tivesse de apostar diria que o carro 1 será mais agradável de usar em regimes baixos e intermédios e o carro 2 mais performante quando se extrai o sumo todo do carro.

aditamento: vi agora que foram acrescentadas as relações de caixa. Mais logo em casa faço umas contas.  :thumbsup
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Ze Corona MKII

Obrigado RPM e RUI

Mas as caixas não tem a mesma relação com exceção da 4 velocidade.
Sócio AJA nº22

Kaizen

Zé, coloca as medidas de pneus/jantes dos dois.
As originais ou as que queres usar.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#8
Certo, mesmo antes de fazer contas percebe-se que a caixa do carro 2 compensa um pouco o diferencial mais longo face ao carro 1 pois tem relações mais curtas.

A minha opinião mantém-se: tendencialmente maior agradabilidade em baixas e médias no carro 1, melhor performance a fundo no carro 2. Ou, por outras palavras, o carro 1 parece um melhor familiar/citadino, ao passo que o carro 2 é mais desportivo.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Ze Corona MKII

Rui

As medidas para ambos são as originais 165sr13

Sócio AJA nº22

Kaizen

O que significa: 165/80 R13
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

Ora aqui fica então a matemática:
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Zé Corona:

Se tivesses estado na visita ao ISEP, tinhas percebido porque é que a relação da 4ª velocidade é igual em TODAS as caixas dos tração atrás! :assobio

Um dia destes explico-te só a ti! Marca um dia para lá ires :thumbsup




Se bem entendi o que o Zé quer saber é qual o efeito que os ditos diferenciais fazem.
Não querendo estragar as explicações do RPM que são boas e completas, diria duma forma mais simplista que, o diferencial 3,9 significa que para cada 3,9 rotações do veio de transmissão apenas sai uma rotação na roda, isto é, "reduz" 3,9. Ora, daqui se percebe que quanto maior for este número, maior a redução que é o mesmo que dizer que o veio de transmissão roda mais e as rodas cada vez menos.
Esta situação implica duas coisas: a 1ª é que a resposta no arranque é mais rápida pois o motor consegue colocar mais binário (força) para fazer deslocar o veículo; em 2º o automóvel vai ficar com menor velocidade de ponta já que a determinada atura o motor estará no "red line" mas a rotação que chega às rodas é ainda pouca.

Assim, em jeito de resumo, diria que, sem ligar muito às relações de caixa, o diferencial mais reduzido (com o numero de relação mais alto) será para uma viatura que terá resposta mais rápida enquanto o diferencial mais longo (com numero de relação menor) para uma viatura mais estradista e menos "nervosa".

Assim, o diferencial 3,9 do teu Corona que está à venda ficaria melhor no Corona coupé  :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

E que se ele montasse uma caixa W50 com os carretos da W40 + o diferencial que tem à venda, tinha o melhor de dois mundos.

Ele está chateado porque lhe descobrimos os segredos sem ele querer!  :lol




A cara do Zé depois de ler isto:

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Ze Corona MKII

#14
Obrigado a todos.


Era mesmo isto que eu queria perceber tentar arranjar o equilibrio perfeito (melhor de dois mundos)e assim sendo ainda bem que tenho cá em casa  um

diferencial 3.9 e uma caixa w40 suplentes novinhos, depois é só arranjar uma caixa  w50 e fazer essas trocas malucas e voilá...


E agora só a titulo de curiosidade acham que este carro 2 com estas alteraçoês todas diferencial 3,9 caixa w50 e tendo em conta que tem 2

carburadores e relaçoês de caixa etc, mais o que se lhe possa fazer conseguiria acompanhar um celica ta22 numa viagem.




Sócio AJA nº22