Datsun 1200 Deluxe 4 Portas - 1973

Iniciado por AndreP, 13 de Junho de 2013, 20:09

Tópico anterior - Tópico seguinte

AndreP

Como prometido aqui fica, finalmente, a apresentação oficial do meu Japonesinho antigo, Datsun 1200 Deluxe de 4 portas, datado de 1973.



Como alguns de vocês já sabem, antes deste, tive outro Datsun 1200 que fui buscá-lo a Leiria. O outro estava em pior estado, não andava e não pegava... Além disso os documentos estavam a dar problemas e mais problemas...

Após alguma ponderação, decidi vender o bicho... Com o dinheiro que fiz da venda, e com o dinheiro que tinha para os miminhos a ele de lado, consegui juntar uma quantia suficiente... Andei a pesquisar na net, fiz uns telefonemas, regateei uns preços e consegui um preço justo, e lá fui eu no dia 4 de Junho buscar o Datsun 1200.

É versão Deluxe de 4 portas, é de 1973 e veio de Moçambique! O carro está em geral, em bom estado, mas as sucessivas "reparações" caseiras de alguém que percebia tanto daquilo como se calhar de Física Quântica, deixaram alguns "maus" trabalhos ao torno do carro todo... Inexplicavelmente, fui encontrar um Datsun com o tablier SEM ESTAR RACHADO! o que me deixou concluir que, apesar de alguns maus tratos, era um carro estimado e de garagem.

Depois de o comprar, fui com ele à inspecção (para fazer a viagem do Cartaxo para Cascais), milagrosamente e muito agradecido ao senhor, o carro passou SEM NENHUMA ANOTAÇÃO! Apesar de o senhor ter reparado (e inclusive avisado-me) para o facto da porta de trás não abrir por fora, o cinto do condutor não recolher, os fusiveis fazerem mau contacto tanto que ora ligavam as luzes como de repente já nem buzinava, o pneu traseiro ter uma laceração de tal ordem que cabia a ponta da chave! Entre outras "Javardisses"!







Haviam algumas coisas que me deixaram inquietado, como é o exemplo da abertura do capot ser do lado direito, o comutador dos piscas estar para o lado direito e a embraiagem ser de cabo... Depois de algum tempo pensar e de me lembrar que veio de moçambique, tive a certeza que este carro era originalmente de volante à direita.

Depois das primeiras voltinhas com ele, reparei que ele, mesmo a velocidades absurdamente pequenas como 10Km/h e sem acelerar, nas curvas uma das rodas arrastava-se... Levantei uma roda do carro, abri o tambor e nada me chamou a atenção... Quando tentei rodar a roda esta não andava... Conclusão -> O carro tem o diferencial soldado (mais um resultado das javardisses que este carro foi submetido).

Maroto, jovem e "rebelde" como sou... Enquanto não lhe mudo o diferencial, vi uma potencial oportunidade nisto... DIVERSÃO!



Claro que isto é algo para mudar o mais rapidament€ possível, pois além de um desgaste maior nos pneus e de me sujeitar a partir o diferencial, é absurdo ter de fazer as rotundas a 20 Km/h devido às rodas da frente estarem constantemente a serem empurradas a torto e a direito! (Nem me quero imaginar à chuva!)
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

Outro dos problemas que o carro tem são os travões, que nem sequer abrandavam! Depois de lhe sacar a roda da frente reparei que o disco estava completamente comido pelas pastilhas que já não existiam à algum tempo... Depois de pesquisar na net e de contactar algumas pessoas, lá consegui arranjar este par de discos por um preço simpático!



Estão agora à espera de serem montados com umas pastilhas novas que um amigo meu, graciosamente me premiou!

Assim que tiver mais algum tempo, tentarei tirar outras fotos, a mostrar melhor o estado geral do carro!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

#2
Parece que apareceu a época de saldos no OLX e lá acabei por arranjar um bom negócio numas jantes nunca roladas que serviam no meu Datsun com pneus 165/55 incluídos ainda com muito piso para queimar! Fui lá eu todo contente buscá-las hoje, e já as montei! Ficam aqui umas fotos:

Carregar as jantes (que vieram com os centros incluídos)








Passado e presente


Ordem de trabalhos para breve:
- Mudar diferencial
- Trocar discos e pastilhas de travão
- Fazer em contra-placado a chapeleira e separador do pneu suplente e depósito de gasolina
- Pintar (ou lacar) a grelha e aros dos faróis de preto baço
- Estofar o tapete do chão todo por alcatifa nova em côr preto (provavelmente próxima semana)

Tentar pôr mãos à obra este mês para ter o carro o melhor possível para a exposição de clássicos em cascais ehehe :D
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

viejesglories


AndreP

Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

Fotos actualizadas tiradas no Cascais Classic Motorshow 2013 já com a grelha da frente pintada de Preto baço:










Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

Já estou com vómito pelos cabelos daqueles interiores azuis e naquela coisa esquisita... Hoje chegaram 4 forras de portas pretas! Agora só falta os bancos (Se alguém tiver aí para desocupar uns, é so mandar MP)

Agora é dar-lhes uma limpeza, abrilhantamento e montar!

Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

emfbe

boas
como renovou os tapetes do fundo? preciso de ideias