suspensão ke20

Iniciado por sebastien van braekel, 03 de Julho de 2013, 22:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

sebastien van braekel

olá pessoal, ultimamente tenho visto que o ke20 anda muito (mole), e decidi ver o que se passa e realmente vi que a suspensão da frente parece mais as molas de um colchão em vez de verdadeiros amortecedores, tenho andado a ver na net e não encontrei nenhuns novos para o meu modelo :duh:. sei que existem modelos onde os mesmos podem ser recarregáveis, será que alguém me pode dar uma ajuda?ou que tenha passado pelo mesmo processo e queira dar a sua opinião?

prelude guy

Leva a uma casa da especialidade (desconheço se há alguma na nossa zona). Os amortecedores podem ser recondicionados e carregados e essa é a melhor solução  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

Sim, os da frente dá para reparar. Os de trás é melhor trocar por novos.

Se precisares de ajuda, manda pelo correio que depois devolvo-os reparados... aqui tenho quem faça esses trabalho bem feito e em preço adequado  :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Vitor Veiga

"...vi que a suspensão da frente parece mais as molas de um colchão em vez de verdadeiros amortecedores..." ???
Molas são molas e amortecedores são amortecedores. Cada um tem a sua diferente função.
Mas pelo que percebi nos comentários seguintes referes-te a amortecedores que perderam o seu efeito, e como já foi dito é sempre possível reparar ou recarregar esses amortecedores e é muito mais vantajoso reparar esses do que substituir por outros, pois não deixam de ser os originais. :D
Cumprimentos... e continuação de boas curva


( Estado de restauro da minha viatura : 2% )

Vitor Veiga

#4
Citação de: Santos Silva em 03 de Julho de 2013, 22:26
Sim, os da frente dá para reparar. Os de trás é melhor trocar por novos.

Porque é que é melhor trocar os de trás ?
Cumprimentos... e continuação de boas curva


( Estado de restauro da minha viatura : 2% )

sebastien van braekel

pois, as molas dianteiras podem tambem ja nao estar a fazer o seu efeito, ao curvar e ate se fizer forca para baixo no capot, ele vem muito abaixo, parece uma 4l ou um 2cv. tenho de me informar aqui pela minha zona se ha alguem que o faça e preços. Santos Silva, uma reparacao destas é para que valores?

Santos Silva

Uma reparação para os dois deve ficar entre 40~60€ dependendo de ser ou não preciso uma intervenção grande.

Vitor:

Trocar os de trás porque não são desmontáveis... Pode sempre fazer-se uma alteração mas o preço dispara e arranja-se amortecedores muito baratos
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

Parecer um 2CV é porque os amortecedores perderam o efeito.
Se fosse das molas, o carro - mesmo parado - ficava demasiado baixo e achei o teu carro com a altura ao solo normal...  :thumbsup

Aproveita a sugestão do Santos Silva porque por aqui não conheço ninguém que faça este serviço...
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

sebastien van braekel

eu tenho andado a procura, e todos na zona me dizem o mesmo, ou por novo ou então arranjar na sucata e a ultima opção está fora de questão.
ontem ao andar para casa ao descer uma rua e a curvar, ouvi um estalo enorme e a direcção/comportamento do carro ficou completamente diferente, parecia que uma roda ia em frente e a outra de lado, deu para chegar a casa, bem devagar e pus-me debaixo do carro e vi que do lado esquerdo a base do amortecedor ou a rotula de suspensão completamente partida :duh:, não percebo muito o mecanismo daquilo ate porque era de noite e não deu para ver bem, mas por baixo da base do amortecedor existe uma rotula que encaixa ao braço e essa mesmo em relação á outra estava caída e de lado, a outra esta bem fixa ao braço, empurrei a roda frente trás e na base do amortecedor aquilo mexia tudo. deu para ver que estava diferente, mas não percebo o mecanismo daquilo, vai prender à base inferior do amortecedor? parece-me que vou ter de desmontar todos os braços e respectiva suspensão. Quando tiver tempo irei tirar fotos

sebastien van braekel

#9
arranjei uma foto da internet, para elucidar

Umtali

Pelo que consegui perceber e pela foto, o que deve ter partido é a rotula da suspensão ... há que substituir as rotulas em ambos os lados!!!  :thumbsup


João Freire - Sócio AJA nº 11

sebastien van braekel

também tenho essa sensação so desmontando e vendo, mas nunca pensei que uma peça fizesse tanta diferença, o carro ficou completamente ingovernável, aproveitasse e troca-se tudo, rever as ponteiras de direcção todas também

Santos Silva

Essa rótula é o que segura a roda. Sem ela a roda fica solta e apenas presa à ponteira da direção

Todas as rótulas e ponteiras existem disponíveis.
Esse trabalho pode não ser adequado para fazeres em casa... principalmente se não estiveres inteirado do assunto.

Como disse o Umtali, aproveita para trocares tudo na direção para teres a certeza que esse ponto fica revisto DE VEZ! Mais uma vez, se precisares de ajuda, apita! :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

sebastien van braekel

exactamente, em principio ira para a oficina de reboque, depois de la estar, tudo o que for necessario ou que esteja em menos bom estado será trocado, desmontar os amortecedores e enviar aí para o norte. nao conheco ninguem aqui que faça esse trabalho nos amortecedores e que seja a um bom preço. santos silva o trabalho que é feito é recarregar e acondicionar os amortecedores, troca de retentores e afins, desmontando o original?

Umtali

Citaçãoo trabalho que é feito é recarregar e acondicionar os amortecedores, troca de retentores e afins, desmontando o original?

É exactamente isso ...  :thumbsup

Quanto às substituições - sempre dos dois lados porque se de um lado estiver gasto, é garantido que o outro lado vai ceder em breve  :tijolos
Só assim se consegue manter o carro "equilibrado" ...
João Freire - Sócio AJA nº 11