Revistas de automóveis actuais - qual escolher?

Iniciado por Kaizen, 16 de Agosto de 2013, 12:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Volta e meia gosto de ler revistas de automóveis actuais, mas cada uma que compro é dinheiro para o lixo. A razão principal é o conteúdo superficial e quase sempre baseado nas preferências do jornalista ou na repetição dos mitos promovidos pelas revistas de referência.

Tenho algumas revistas nacionais dos anos 80 e 90 que são, de muito longe, mais interessantes, com mais conteúdo e sobretudo mais técnicas que as actuais. É isto que procuro.

Tenho preferência por revista inglesa (ou em português, se houver) com mais análise técnica, carros normais e marcas e modelos variados. Alguém tem opinião sobre este tipo de revistas?

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#1
Acho que esse tipo de revista que pretendes não existe actualmente.

Tens por exemplo a evo do RU que tem textos e fotografias excelentes mas é focada no feeling de condução e não na técnica. Para além disso, tem poucos carros acessíveis ao Português médio.

No Japão tens a Motor Fan, que é muito técnica, mas não se foca nos carros como um todo, mas sim em partes específicas. Tens uma edição sobre segurança passiva, uma sobre packaging, uma um sobre determinado motor, etc.

Nos EUA tens a Race Car Engineering, que é técnica mas mais virada para para a competição.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

RuiX-8

A Evo para mim é uma referência, mas encaro-a como entretenimento e não como fonte de informação irrefutável. Foca-se em carros desportivos.
É em inglês mas a escrita é muito boa, envolvente e bem humorada. Ainda de destacar o nível da fotografia, que é algo de fantástico.
Uma alternativa também muito interessante é a Sport Auto francesa. Não tem o nível gráfico e de escrita da Evo, mas tem sempre artigos muito interessantes e ensaios por vezes invulgares.
Para carros normais conheço a Car e a What Car inglesas, nenhuma imparcial.
Em Português habituei-me a ler a Automotor. Não é perfeita mas foi a primeira revista de carros que comprei, já há mais de 15 anos.
If you always do what you always did you will always get what you always got.

Kaizen

Boas dicas, obrigado.

Vou experimentar essas revistas e o Guia do Automóvel que costumava ser suficiente, mas a dada altura parecia uma revista da Europa de Leste, i.e. com tantos carros alemães que até me esqueci dela. Para não vos desmoralizar não referi que leio a TopGear UK, mas com outra finalidade.

Tenho uns anuários da Turbo (e salvo erro da Automotor também) de finais dos anos 80 e princípios dos anos 90 e são muito boas. Carros normais, versões "limitadas", análises do ponto de vista técnico e informação técnica completa.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Há muitos anos deixei de comprar (assinar) a Turbo e não mais comprei revista de viaturas atuais... estou a ficra desatualizado :-(

Um amigo e  professor do ISEP está a construir algo, neste momento ainda no Facebook, mas que deverá avançar para um portal, que vai no sentido deste tópico.
Já experimentou algumas dezenas de viaturas novas, em test drive de 1~2 dias, e faz relatórios daquilo que "sente" e que experimenta.
Vejam aqui o inicio e já agora, façam gosto!

https://www.facebook.com/#!/byLuismirandatorres?fref=ts
Santos Silva
Sócio Fundador nº7