Pessoal, preciso da vossa ajuda.
Como alguns sabem, tenho um Honda Civic 1.5iLS e qual não é o meu espanto, estava a fazer a minha viagem de iníco de férias a uns modestos 150 km/h (estava a ultrapassar) quando reparo que o ponteiro da temperatura aproximou-se do vermelho.
Imediatamente levanto o pé, e a temperatura só estabilizou quando circulava a 80km/h e assim que tentava acelerar o ponteiro subia novamente.
Encostei abro o capot e tinha líquido de refrigeração espalhado em todo o lado (o depósito estava vazio). Com um pano tentei abrir o tampão do radiador e imediatamente saltou vapor e líquido (depreendo que ainda havia líquido no radiador e/ou circuito).
Deixei arrefecer, enchi o depósito com água e inicio marcha até à bomba mais proxima a baixa velocidade, e a caminho a temperatura dispara novamente (sem nunca ir ao vermelho).
Parei na bomba, deixei arrefecer e voltei a encher o depósito e o radiador também levou alguma água. Entretanto reparo que estava a pingar junto ao tubo que entra no radiador em baixo, vindo do motor. Como eram 23h, liguei ao mecânico e explicando a situação ele disse-me que podia fazer a viagem devagar, rodando o tampão do radiador para a posição 1 (na qual fica preso mas não faz vácuo) e assim não fazia pressão no circuito, ficando a água mais tempo no circuito e assim conseguia circular.
Assim fiz, andei mais cerca de 40 kms e voltei a verificar o nível, o depósito estava novamente vazio e levou mais água no radiador. Fiz o resto da viagem (cerca de mais 50 kms) verifiquei o nível e estava ok. No dia verifiquei que durante a noite não perdeu água, rodei o tampão do radiador para a posição 2 (fecha em vácuo), andei um pouco com o carro para tentar perceber de onde perdia água, e o nível manteve-se. Passaram-se 15 dias, fiz cerca de 600 kms, o nível manteve-se inalterável e o carro não voltou a aquecer.
Isto é, para mim, no mínimo esquisito!
Já aconteceu algo semelhante a alguém? O que posso/devo fazer? Aguardo sugestões.