Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor

Iniciado por metralha328, 21 de Agosto de 2013, 14:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

metralha328

Pessoal, preciso da vossa ajuda.

Como alguns sabem, tenho um Honda Civic 1.5iLS e qual não é o meu espanto, estava a fazer a minha viagem de iníco de férias a uns modestos 150 km/h (estava a ultrapassar) quando reparo que o ponteiro da temperatura aproximou-se do vermelho.

Imediatamente levanto o pé, e a temperatura só estabilizou quando circulava a 80km/h e assim que tentava acelerar o ponteiro subia novamente.
Encostei abro o capot e tinha líquido de refrigeração espalhado em todo o lado (o depósito estava vazio). Com um pano tentei abrir o tampão do radiador e imediatamente saltou vapor e líquido (depreendo que ainda havia líquido no radiador e/ou circuito).
Deixei arrefecer, enchi o depósito com água e inicio marcha até à bomba mais proxima a baixa velocidade, e a caminho a temperatura dispara novamente (sem nunca ir ao vermelho).

Parei na bomba, deixei arrefecer e voltei a encher o depósito e o radiador também levou alguma água. Entretanto reparo que estava a pingar junto ao tubo que entra no radiador em baixo, vindo do motor. Como eram 23h, liguei ao mecânico e explicando a situação ele disse-me que podia fazer a viagem devagar, rodando o tampão do radiador para a posição 1 (na qual fica preso mas não faz vácuo) e assim não fazia pressão no circuito, ficando a água mais tempo no circuito e assim conseguia circular.

Assim fiz, andei mais cerca de 40 kms e voltei a verificar o nível, o depósito estava novamente vazio e levou mais água no radiador. Fiz o resto da viagem (cerca de mais 50 kms) verifiquei o nível e estava ok. No dia verifiquei que durante a noite não perdeu água, rodei o tampão do radiador para a posição 2 (fecha em vácuo), andei um pouco com o carro para tentar perceber de onde perdia água, e o nível manteve-se. Passaram-se 15 dias, fiz cerca de 600 kms, o nível manteve-se inalterável e o carro não voltou a aquecer.

Isto é, para mim, no mínimo esquisito!

Já aconteceu algo semelhante a alguém? O que posso/devo fazer? Aguardo sugestões.
:thumbsup

Crashed

Metralha pode ser o termostato que tenha ficado colado e entretanto descolou ou assim
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Não conheço o modelo mas pode ser que houvesse ar no circuito e tenha sangrado entretanto.

Outra hipotese é o que refere o Kaizen, se os percursos são pequenos, não dá para aquecer!

Mas se isso apareceu do nada, pode ser junta da cabeça queimada, bomba de água fraca, roptura de algum tubo, furo no radiador... etc.
Leva o carro a uma oficina... :assobio
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

metralha328

#4
Citação de: Crashed em 21 de Agosto de 2013, 16:06
Metralha pode ser o termostato que tenha ficado colado e entretanto descolou ou assim
É uma hipótese... é algo usual neste modelo/motor? Desconheço.

Citação de: Kaizen em 21 de Agosto de 2013, 21:46
Esses últimos 600kms foram em percursos curtos?
Não, fiz 300 kms vindo do Algarve e sem nunca baixar dos 120 km/h e chegando a 180 km/h (estava atrasado para chegar ao estádio do Bonfim  :green: :green: :green:).

Citação de: Santos Silva em 21 de Agosto de 2013, 22:29
Não conheço o modelo mas pode ser que houvesse ar no circuito e tenha sangrado entretanto.

Outra hipotese é o que refere o Kaizen, se os percursos são pequenos, não dá para aquecer!

Mas se isso apareceu do nada, pode ser junta da cabeça queimada, bomba de água fraca, roptura de algum tubo, furo no radiador... etc.
Leva o carro a uma oficina... :assobio
Ruptura não pode ter porque não voltei a pôr água desde 02-Agosto; junta da cabeça queimada, ele deveria ter aquecido na viagem de volta; bomba de água fraca é uma hipótese... A ideia é levá-lo ao meu mecânico, mas ele ainda está de férias e preciso do carro, daí não querer correr muitos riscos... e como já apodia ter acontecido a alguém aqui... entretanto ando com um garrafão 5 lts na mala, "just in case"

:thumbsup

blardY


Não estará na altura de mudar a bomba de água?
Acho que podias começar pelo termostato, é barato e ficavas logo descansado com essa parte  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

metralha328

Novidades: falei com o mecânico e ele diz que tem um cliente com um Honda semelhante que de 2 em 2 anos leva um termostato. Vou tratar de substitui-lo e ver como me safo, à partida resolverá o problema.

Segundo a explicação dele, por vezes se a tampa do radiador (que tem a função de termostato) fica presa, não abre o orifíco para iniciar a refrigeração, e então o liquido em pressão sai... por onde houver abertura (no meu caso pelo respirador do vaso de líquido de refrigeração).

rpm

O meu em 16 anos não levou nenhum termóstato nem nunca aqueceu, nem em pista.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Crashed

Eu quando falei em termostato falei por experiência, o meu já aqueceu num dia de muito calor com o ac ligado numa viagem para castelo branco e o problema veio a ver-se era do dito
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

rpm

Isso é normal. Trocar de 2 em 2 anos é que é absurdo.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Pois... eu não faço ideia se o meu carro alguma vez levou um termostato, portanto vou começar por aí... e esperar que não seja preciso mais nada!
:thumbsup

metralha328

Citação de: metralha328 em 26 de Agosto de 2013, 14:40
Novidades: falei com o mecânico e ele diz que tem um cliente com um Honda semelhante que de 2 em 2 anos leva um termostato. Vou tratar de substitui-lo e ver como me safo, à partida resolverá o problema.

Segundo a explicação dele, por vezes se a tampa do radiador (que tem a função de termostato) fica presa, não abre o orifíco para iniciar a refrigeração, e então o liquido em pressão sai... por onde houver abertura (no meu caso pelo respirador do vaso de líquido de refrigeração).

A foi a partir daqui se instalou a confusão na minha cabeça...  tampa do radiador vs termostato  :wall
Enfim... de qualquer modo na altura não fiz mais nada e por burrice minha deixei andar... até que em Janeiro (quando comprei a sonda) aconteceu o mesmo. Fui experimentar a nova sonda lambda e o carro aqueceu um bocadito, tendo novamente espirrado água pelo reservatório. No dia seguinte com o carro ligado liguei uma mangueira ao bocal do radiador e desapertei a válvula para fazer uma limpeza. Ao início a água (sim ainda andava com a água que coloquei em Agosto) tinha uma cor acastanhada, mas quando a água começou a sair limpa fechei o circuito. Repeti o processo mais duas vezes e agora queria colocar anti-congelante, pois à partida o circuito estaria limpo. No entanto se calhar é melhor substituir primeiro o verdadeiro termostato... não?  :hum:

Aceito sugestões
:thumbsup

rpm

#12
Troca de mecânico...

A tampa do radiador actua com pressão, não com temperatura. Se a pressão no circuito ultrapassar os 1.1 bar, abre. Pressão e temperatura estão relacionadas (PV=nRT), mas não são a mesma coisa.

De resto se fosse eu limpava bem sistema e metia um termóstato e radiador novos. Não percebo como saiu água castanha pois tanto o motor como o radiador são em alumínio. Algo não deve estar bem.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Camry 2200

Se sai água castanha é porque o carro andou muito com água da torneira. Embora o bloco, radiador, cabeça etc. sejam de alumínio, há outros componentes por onde passa o refrigerante feitos de materiais ferrosos, por exemplo o rotor da bomba de água, um ou outro tubo... com o tempo e com água da torneira vão oxidando.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

metralha328

#14
Citação de: RPM em 19 de Fevereiro de 2014, 17:13
Troca de mecânico...
A tampa do radiador actua com pressão, não com temperatura. Se a pressão no circuito ultrapassar os 1.1 bar, abre. Pressão e temperatura estão relacionadas (PV=nRT), mas não são a mesma coisa.
De resto se fosse eu limpava bem sistema e metia um termóstato e radiador novos. Não percebo como saiu água castanha pois tanto o motor como o radiador são em alumínio. Algo não deve estar bem.
O gajo disse que fazia a função de termostato, devia estar a referir-se a essa situação da pressão. Por um termostato novo parece plausível, para radiador é uma av€ntura dif€r€nt€...  :assobio

Citação de: Camry 2200 em 19 de Fevereiro de 2014, 18:54
Se sai água castanha é porque o carro andou muito com água da torneira. Embora o bloco, radiador, cabeça etc. sejam de alumínio, há outros componentes por onde passa o refrigerante feitos de materiais ferrosos, por exemplo o rotor da bomba de água, um ou outro tubo... com o tempo e com água da torneira vão oxidando.
Por burrice minha o carro anda com água da torneira desde o Verão... já devo ter feito porcaria!
A bomba de água foi mudada quando mudei o kit distribuição. Se calhar arrisco no termostato e líquido de refrigeração do motor e vemos o que dá, parece-vos bem? Devo usar algo para limpar a possível ferrugem que esteja no sistema?