Problema (ou não) no circuito de refrigeração do motor

Iniciado por metralha328, 21 de Agosto de 2013, 14:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

metralha328

Boa noite a todos

Não voltei a dar notícias aqui, mas a verdade é que depois de mudar o não voltei a ter qualquer problema... e a prova é que hoje o ponteiro passou os 200 (ok, a descer, mas com gasolina s/chumbo 95) e o ponteiro nem mexeu!!!

:thumbsup

metralha328

Bom dia a todos

Decidi aproveitar este tópico para colocr uma questão sobre uma situação com que me deparei.
No passado domingo o CIVIC começou a aquecer, encostei e verifiquei que o tubo que sai da cabeça do motor (atrás do distribuidor) até à ligação do radiador da sofagem estava furado. Isto fez-me atrasar a viagem para o norte, mas 2ª de manhã comprei um tubo e €10,33 depois estava montado e segui viagem.

A minha questão: o carro é de 1999, e o tubo em causa não estava em contacto com uma superfície que o pudesse rasgar/furar, portanto é desgaste de uso. Já alguém estudou/sabe o período de vida útil da tubagem da refrigeração num carro? Pus-me a pensar queisto aconteceu ao pé de casa, resolvi tudo sem problemas, mas... e se não fosse o caso? Se calhar valia a pena investir e mudar a tubagem toda, o carro vai fazer 17 anos.

Algum comentário?
:thumbsup

rpm

Depende de muita coisa, não é fácil dar um prazo. O meu é mais antigo e ainda não precisou de nada. Vê como estão os apoios de motor, se estiverem estragados esforçam os tubos.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Vtwin

Na minha opiniao, tem muito a ver com o que passa dentro do tubo, se agua, se liquido refrigerante. Julgo que com liquido refrigerante durará mais um pouco. Outra situaçao que julgo incomodar bastante estes tubos, é o facto do carro passar grandes temporadas sem andar.
António Martins

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

RPM calma  :green:
Agora mais a sério, não há prazos previstos/estudados para a durabilidade da tubagem certo? Isto acontecem com o tubo X, devo substituir os outros  para não acontecer  com o tubo Y?
:thumbsup

rpm

#36
Nao vejo motivo para mexer no que esta bom. Os tubos nao fazem parte do plano de manutencao programada. Quando se estragarem, mudam-se. Ate o meu Ford, que tem uma qualidade pessima, tem os tubos de origem com 27 anos e ainda nao racharam.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

mizé

O meu Cedric mudou o ano passado foi um tubo com 33 anos
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Kaizen

Citação de: RPM em 14 de Setembro de 2016, 00:56
Nao vejo motivo para mexer no que esta bom. Os tubos nao fazem parte do plano de manutencao programada. Quando se estragarem, mudam-se. Ate o meu Ford, que tem uma qualidade pessima, tem os tubos de origem com 27 anos e ainda nao racharam.


:icon_eek:

Atencao alienigenas que raptaram o RPM: DEVOLVAM O RAPAZ que ele faz muita falta aqui!  :mad01:

:assobio como-descobrir-quando-e-o-verdadeiro-rpm-a-escrever!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

mizé

Ai Jesus.
RPM, se me estiveres a ler lá no lugar para onde te raptaram, por favor tem cuidado que esta malta do AJA é mais perigosa que os alienígenas.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

rpm

#41
 :lol

Sou coerente, nunca fui apologista de mexer no que está bom. A única coisa que pode diferenciar é que o que alguns acham que está bom, eu posso achar que não está. ;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65