Grelha AE86 Levin (Rotating)

Iniciado por RuiX-8, 24 de Agosto de 2013, 15:46

Tópico anterior - Tópico seguinte

RuiX-8

Este tópico serve para reunir a pouca informação sobre esta curiosidade japonesa que era a grelha 'rotativa' do AE86.

Esta grelha era um opcional do AE86 fase 1 apenas para o mercado doméstico japonês, ou seja, uma opção verdadeiramente JDM. Era um opcional para os GT Apex, que era o nível de equipamento mais elevado.





Funciona consoante a temperatura do motor, cuja subida faz abrir a grelha. Possui também um trinco na própria grelha para a deixar permanentemente aberta.





Aqui ficam algumas das poucas fotos que se encontram pela net.







Pouco mais se encontra sobre esta grelha portanto qualquer detalhe mais será bem vindo para completar o tópico.

If you always do what you always did you will always get what you always got.

RuiX-8

E para quem gostar de ver, aqui ficam algumas fotos da minha.











If you always do what you always did you will always get what you always got.

RuiX-8

Deixo aqui duas fotos do que em princípio é a válvula que faz actuar o mecanismo.





Vou desmontar a grelha, tratar e pintar as partes metálicas.
Quanto a esta válvula não faço ideia se funciona ou não, mas mesmo que funcione já tem mais de 25 anos e não estará nas melhores condições.
Alguém me aconselha quem poderá fazer-lhe uma revisão ?
If you always do what you always did you will always get what you always got.

RuiX-8

If you always do what you always did you will always get what you always got.

Camry 2200

O principio de funcionamento é igual ao de um termóstato. Fazer-lhe revisão não sei se será possível. Pelas fotos não consigo ver se é possível desmontar o interior.

O que podes fazer é desmontar da grelha e fazer um teste. Aqueces um recipiente com água até ferver e colocas só a parte de baixo da válvula (que é a parte que está em contacto com a água do radiador) lá dentro, se a haste se mexer, está boa. Se estiver boa, dás-lhe uma limpeza e montas de novo como está.

:thumbsup
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

RuiX-8

Obrigado.
Penso que não é possível abrir, depois de ter estado a ver bem. Mas vou fazer o teste para ver como está.
Obrigado mais uma vez pela ideia.
If you always do what you always did you will always get what you always got.