Datsun 240Z - Guga16V

Iniciado por Guga16V, 14 de Outubro de 2013, 17:28

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Guga16V

Ora viva a todos!!

É com enorme prazer que abro este tópico! A aquisição do 240Z no passado dia 14 de Agosto foi o concretizar de um sonho! Antes de mais quero agradecer ao meu grande amigo Mário Macedo toda a paciência e dedicação que teve e na ajuda que me deu a concretizar este sonho! :)

Já andava de olho nos Z's há muito tempo, mesmo antes de ter o SSS e o 1200! Vi muitos nestes anos, mas por algum motivo ou por outro nunca se concretizou! Foi agora! :)

O carro é um Datsun 240Z de 1973. A nível histórico e pelo o que consegui apurar foi carro de Stand da Nissan em Amarante. Há cerca de 2 anos foi adquirido por um membro do forum de Lisboa (não digo o nome, porque não sei se estou autorizado!); regressou ao Porto e foi adquirido por mim. O carro foi pintado em tempos, mas não restaurado, pelo que me dá a parecer. Assim mesmo parece-me muito bom! A nível de interiores está praticamente novo, tendo em vista um carro com 40 anos!! Pena é a jantes não serem as de origem... mas até que gosto de o ver com estas do 280Z (penso eu).

A ideia será restaurá-lo no futuro, mas para já, quero é disfrutar da máquina! :)

Estamos a efectuar uma revisão mecânica, o normal, como:
- Mudança de óleo de motor e filtro (com limpeza de carter)
- Afinação de válvulas
- Mudança de velas
- Mudança de cabos de ignição
- Mudança de valvolinas da caixa e diferencial
- Verificação dos travões (estão óptimos)
- Verificação de rolamentos de rodas
- Os pneus são novos
- Afinações gerais

O principal problema reside na afinação do motor. Depois de tudo revisto, o carro denota uma mistura muito rica... Depois de várias tentativas de afinação, sem sucesso (note-se que, modéstia à parte, o meu irmão é muito bom nisto!), decidimos desmontar os carburadores e verificar peça por peça. Não foi necessário ir muito longe para perceber que as agulhas estavam mal montadas e para além disso denotam desgaste excessivo. Assim e visto que em Portugal se torna difícil arranjar as agulhas de origem (N54 ou N27), encomendamos aqui no Porto, 2 tipos de agulhas semelhantes, mas dos carburadores SU. As agulhas SM (muito usadas em Z's, principalmente com motores alterados) e agulhas SA, em tudo semelhantes às SM, mas que permitem menos riqueza na mistura. Caso continue rico, o problema será desgaste excessivo dos "nozzles" (casquilho onde joga a agulha). Ainda não testamos por isso não posso ainda referir as conclusões! A ver se o fazemos no fim de semana! Atenção, o carro anda e bem! Eu quero é a máquina "no ponto"!! :) Tivemos ainda que mandar fazer no "nosso" torneiro uma "needle valve"! Ficou impec! De referir que cada carburador usa uma diferente! Pormenores... mas que fazem toda a diferença! :)

Deixo-vos algumas fotos!





























Guga16V

#1
Um dos problemas dos carburadores... A válvula da cuba de gasolina (needle valve) ficou sem rosca... partiu!!!



O grande mestre dos carburadores e das afinações!!! O meu irmão Bruno!!! Sem ele, estaria desgraçado! :)




Posso adiantar que no sábado dedicamo-nos à instalação das agulhas SM (SM needles)! No curto teste efetuado, posso afirmar que acima das 3500/4000 rpm, o carro corresponde muito melhor, logo vão ficar estas. Está mais do que provado que as que o carro trazia estavam uma lástima! Mesmo tendo ficado melhor, de forma a ficar com o conjunto novo, vamos agora tratar dos "nozzles"! :)  Desta forma, sobre os carburadores estamos conversados!

RT

Um sonho que eu adorava realizar.  :redface

Parabéns pela aquisição, parece impecável!! :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

toyota1000

 :clap: :clap:

Grande máquina, parabéns pela aquisição e bons passeios!!
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Flyingtiger

Grande aquisição, estes carros são fabulosos  :thumbsup.
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

metralha328

Parabéns pela aquisição!!!  :clap: :clap: :clap:

Umtali

Parabéns mais uma vez Gustavo ... L I N D O  :clap:  :clap:  :clap:
João Freire - Sócio AJA nº 11

mikeirake20


RuiX-8

Excelente aquisição, um carro fantástico.
E gosto particularmente da cor.
Será para fazer manutenção e andar ou vem aí restauro ?
If you always do what you always did you will always get what you always got.

Guga16V

Antes de mais, obrigado pelos vossos comentários! :) Espero poder desfruta-lo por muitos anos!

Citação de: RuiX-8 em 16 de Outubro de 2013, 14:32
Excelente aquisição, um carro fantástico.
E gosto particularmente da cor.
Será para fazer manutenção e andar ou vem aí restauro ?

Caro Rui,

Neste momento, a ideia será ir fazendo pequenos ajustes e reparações, mas quero é andar com ele! :) Até porque o investimento foi grande! O carro foi pintado, mas não restaurado, logo estou à espera de mais cedo ou mais tarde que apareça algo indesejado! Mais tarde a ideia será restaurar, mas para já nem penso nisso! :)

Abraço,

Gustavo

RuiX-8

Realmente não parece precisar nem parece que venham a surgir surpresas desagradáveis.
Desfrute-o muito e vá partilhando imagens da vida com a máquina.
If you always do what you always did you will always get what you always got.

Guga16V

Ora pois muito bem, sobre o conjunto casquilhos (nozzles) "home made" + agulha SM os primeiros indícios são muito bons! :) O motor ficou muito mais suave no ralenti e o comportamento em todos os regimes também melhorou e bastante. Agora é fazer mais uns kms! ;)

De seguida apresento umas fotos dos casquilhos antigos, originais, que tinham algum desgaste (ovalização) que provocava mais entrada de gasolina que a devida e que impedia a correta afinação e sincronização dos carburadores. Mesmo com a porca de afinação de mistura totalmente apertado, a mistura continuava rica!! De referir que a olho nu é praticamente imperceptível o desgaste!!!





Relativamente aos "nozzles", verificamos que é quase impossível arranjar novos... os provenientes da Ztherapy são reconstruídos e assim mesmo não são baratos de importar. Noutros sites parece que se arranjam novos, mas são muito caros... O meu irmão projetou um kit de reparação dos "velhos" nozzles! E pusemos mãos à obra! Como se costuma dizer a necessidade aguça o engenho!! :D

O "nozzle", local onde joga a agulha, não passa de um gigler!... Assim, com a alteração abaixo é possível a substituição quando necessário! E se preciso for, caso o motor seja alterado e necessite de mais gasolina, é possível um gigler de maior diâmetro e jogar com várias agulhas!!! Parece fácil, mas na prática não é!! Dá é uma maior variedade de combinações agulha / nozzle, consoante a preparação do motor!
Aqui ficam as fotos:











O aspecto final depois de montado é este:



Procedeu-se ainda à instalação da agulha, com o respetivo centramento com o "nozzle". Operação que se mostra morosa e requer muita paciência e rigor! Este procedimento faz toda a diferença!
Aqui fica uma foto das agulhas SM que foram usadas:



Procedemos ainda à calibração das cubas de gasolina:




Depois de várias horas e verificações (pelo meio ainda tivemos de substituir o filtro de gasolina, pois não chegava gasolina suficiente às cubas), lá pusemos o carro a trabalhar! Pegou à primeirinha e logo com uma afinação quase perfeita! :) Foram feitos alguns ajustes e agora é fazer mais kms e ver o comportamento!

Para já estamos muito satisfeitos com a inovação nos nozzles! Aguardamos os vossos comentários!
Funcionando bem, este tipo de alteração é possível também nos carburadores do SSS.

Aqui fica ainda um vídeo com o material usado e de seguida com a máquina, após ter pegado! :)

Datsun 240z new nozzles and SM needles

Não posso deixar de mais uma vez agradecer ao meu irmão Bruno! Ele é que foi o mentor do projecto!! :D Grande Engenheiro Mecânico ou Mecânico Engenheiro!!! LOL

toyota1000

Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Camry 2200

Excelente trabalho! Estas são aquelas intervenções que dão dores de cabeça mas no final oferecem um gozo brutal!  :thumbsup
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Sky

Grande máquina, parabéns!

E já agora, onde é que arranjamos um "irmão" desses?  :green: