Parâmetros alinhamento direcção

Iniciado por Jcarl, 23 de Novembro de 2013, 03:01

Tópico anterior - Tópico seguinte

Jcarl

Se calhar o mesmo que se passou comigo há uns tempos, já se passou também com alguns daqui do fórum...
Passo a explicar: A minha carrinha Toyota Corolla KE26 levou os 4 terminais de direcção novos (2 interiores e 2 exteriores). No fim do trabalho feito ficou cada roda para o seu lado... óbvio que precisava de alinhar a direcção. Fui à casa onde costumo ir com a Renault 4 e o senhor foi peremtório a dizer que não tinha os parâmetros para alinhar a KE26... Mandou-me a outra casa "maior" em Pêro Pinheiro. Chegado lá (uma casa toda "XPTO"), eis que me queriam fazer o alinhamento com os parâmetros do Toyota Starlet (visto que também era um tracção traseira...). Logo me apercebi que eles só tinham dados de alinhamento de 1983 em diante... e que iam fazer o alinhamento da KE26 no pressuposto de que seria igual ao do Starlet...  :wall Como vi que não havia certezas, "socorri-me" (através do telemóvel) da ajuda do Santos Silva (que penso que se informou com outro membro cá do fórum) acerca dos parâmetros correctos para o alinhamento da direcção da KE26.

Durante o último Informal Sul falei com o Santos Silva e ficou combinado abrir-se um tópico para o pessoal ir inserindo os dados dos seus carros aqui. Desta maneira quando alguém precisar fazer um alinhamento de direcção já leva os parâmetros para a oficina:)).

Começo então com os dados referentes ao Toyota Corolla KE20 e KE26 (desconheço se para o KE30 e KE36) serão os mesmos...):

CONVERGÊNCIA - 1º +/- 10´
CAMBER - 1º 10´ +/- 30´
CASTER - 1º 50´ +/- 30´

Caso haja alguma imprecisão, agradeço que alterem...

doscapuzes

Se precisarem de dados de alinhamento para alguma viatura, ou se quiserem conferir os dados que possuem, coloquem aqui o pedido que eu vejo o que posso arranjar.



Cumprimentos

Kaizen

Qualquer coisa como 2008 tive de fazer alinhamento a uma Star Van e ao Celica de 74. À Star Van meteram os parâmetros de um outro modelo a gasolina e ao Celica meteram do Celica de 83, ou seja, o TA60 da 3ª geração.

Como não estava por dentro do sistema, deixei ficar assim!
Hoje em dia já não tenho esta preocupação porque tenho o nº de telemóvel do dono do livro de reclamações do ateliê onde faço este tipo de serviços!  :green:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Jcarl

Se não for abuso da minha parte, peço ao "doscapuzes" que confirme os parâmetros do KE20/26 e, se conseguir arranjar, que insira aqui os parâmetros do Datsun 1200 e do Datsun 100A.
Obrigado :thumbsup

rpm

Tenho um manual de oficina do 100/120A da Autobooks que indica os seguintes valores:

CONVERGÊNCIA: 0.197 a 0.276 (infelizmente não tem unidades mas presumo que sejam milímetros?)
CAMBER: 1º 40´ +/- 45´
CASTER: 1º 15´ +/- 45´


ps: até fico "tolo dos olhos" com estes valores de camber.  :icon_eek:
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

doscapuzes

Datsun 100A / 120A  F11 Cherry até 1979

Frente:
Convergência 0-2 mm
Camber 0º50' - 2º20' graus
Caster 0º20' - 1º50' graus
KPI (Sai) 9º5' - 10º35' graus

Tráz
Convergência 0 mm
Camber 0º10' - 1º50'

Cumprimentos.

rpm

docapuzes, o JCarl tem um E10, não um F11. ;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Jcarl

Obrigado doscapuzes... se houver dados do Datsun 1200 põe aí também...

RPM, o FII é o sucessor do 100A/120A, um modelo que não foi comercializado no nosso pais...

doscapuzes

Boas.

Sim, os dados que postei referem-se a todos os modelos indicados até ao ano 1979.

Cumprimentos.