Nissan R's...competição

Iniciado por Datsunbat, 21 de Dezembro de 2013, 13:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

Datsunbat

A Prince sempre viu a competição como forma de explorar novas tecnologias e assim contribuir para a evolução do automóvel de uma forma geral.

Assim em 1965, a Prince constrói e apresenta um carro para competir no Grande Prémio do Japão.

No ano anterior note-se que a Prince correu com o S54, o Skyline, mas a armada Porsche conseguia sempre a vitória, o que na sua própria "casa" isso não podia acontecer...

E assim se inicia um legado que evolui da Prince até à Nissan...os R...


R380-I




Em 1966 este Prince apelidado de R380-I, vence o grande prémio do Japão, destronando a Porsche que tinha ganho em 64.

E é precisamente em 1964 que o Prince inicia o desenvolvimento deste carro porque tinham ficado em 2º lugar, e não contentes com o resultado resolvem apurar o carro.

Em 1965 o grande prémio não se realiza e em 1966 a vitória surge.

O piloto foi  Yoshikazu Sunako.

R380-Typi-II



De 1967, o Nissan R380.

Este modelo foi detentor de diversos recordes de velocidade não só no Japão, mas também a nível mundial.

Em Outubro de 1965 - 5 recordes mundiais de velocidade (6 em 14 possíveis) - R380 - tipo I

Em Outubro de 1967 - 7 recordes mundiais - R380 - tipo II

Dos pilotos que tiveram o prazer de conduzir este carro, fica o que mais se destacou T. Yokoyama.

R381


Nissan R381 de 1968

Este carro foi o vencedor do grande prémio do Japão em 1968.

A equipar este carro tinha um motor da Chevrolet 5.5 V8 e de salientar o facto de nas asas traseiras o lado esquerdo e direito serem independentes fazendo em alta velocidade de estabilizadores, e esta invenção foi chamada de "Monster Bird".

Este carro foi levado à vitória por Hiroaki Kitano...



R382



Em 1969 o R382 vence o Grande Prémio do Japão, e como já tinha dito anteriormente tinha sido usado um motor Chevrolet, no entanto, a Nissan em 1969 opta por instalar um motor Nissan 6 litros V12 DOHC (600PS)

No final da corridam M Kurosawa e H.Kitano (pilotos da equipa Nissan) tinham posto estes carros no 1º e 2º posto, derrotando os Porsche e os 7 Toyota presentes.


R383



De 1970 este Nissan R383.

Após as vitórias dos modelos anteriores nos grande prémios do Japão, a Nissan evoluiu o R382 e surge então este R383.
A intenção era continuar com as vitórias e competir novamente para o 1º lugar em 1970.
Apelidado de "700ps", este verdadeiro monstro nunca provou o seu verdadeiro valor, a sua tremenda habilidade nas pistas e acima de tudo tornar-se uma lenda como os seus irmãos, o Grande Prémio do japão de 1970 foi cancelado...

É agora parte integrante das exposições Nissan...

Agora umas fotos destes "Monstros em competição"































Espero que tenham gostado desta viagem...porque no dia em que os Skylines chegaram em segundo e em sexto lugar no Grande Prémio do Japão em 1964 que se iniciou a lenda "Skyline"...significou e significa que alterou e altera as vidas de quem os teve e tem, mas acima de tudo, é gratificante e motivante o facto de ainda hoje continuar a inspirar...tudo e todos...






Skyline...always...


In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Aqui fica o vídeo alusivo a este tópico e que de uma forma geral remonta ao "beggining" da Era Skyline...

https://www.youtube.com/watch?v=6TaNL5Zs_Iw
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

#2
In DATSUN We Trust!

Crashed

Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto