Notícia triste vindo da terra do Sol Nascente..

Iniciado por blardY, 22 de Janeiro de 2014, 08:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

blardY


Infelizmente também há espaço a notícias tristes vindas de um país tão desenvolvido como o Japão. Parece impossível que consigam em pleno século XXI ter ainda atitudes como esta...

http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/matanca-de-golfinhos-continua-no-japao-apesar-das-criticas-internacionais-1620490#/2

Andassem entretidos com a abundância de JA´s que afloram para aqueles lados, escusavam de ser notícia por motivos tão repugnantes.
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

rpm

#1
Tendo em conta que as espécies pescadas não estão em vias de extinção em que é que isto difere do tratamento terrível que damos às vacas, porcos e galinhas?
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Toylex

Sim, também não achei que fosse notícia para empolar e dar tanta notariedade, há golfinhos por todo o planeta, pior é os ursos polares e baleias, essas em vias de desaparecer.

E é verdade que todos os dias comemos frangos, coelhos, porco e vaca, sendo que até se "engordam" para depois os matarmos.

Eu não consigo ver na tv os leões a caçarem impalas e zebras, fico todo contente quando um falha a caçada, mas é certo que se falhar muitas, vai morrer de fome, é a lei da vida... para os animais e humanos.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

blardY


Eu julgo que nenhum de nós costuma ver massas de indivíduos, neste caso, vacas porcos etc a esvairem-se em sangue.
Pelo que sabemos, hoje em dia os matadouros têm processos para o animal não sofrer......até porque ninguém quer carne rija.......!
Relativamente a estarem ou não em extinção, ainda não aprofundei o tema mas a notícia por si só refere a espécie albina como rara. Sei que em alguns países como os EUA os golfinhos são protegidos.... mas....errrr...é preciso que uma espécie chegue a "vias de extinção" para se começar a proteger???

Mal comparado, quantos Datsun´s 1200 tinhamos de derreter até ser raro?  :thumbdown:
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

rpm

#4
Blardy, vê o documentário Food Inc, acho que vais ficar absolutamente chocado com as práticas do mundo ocidental no que concerne a tratamento de animais...
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

#5
Apesar de dar a mão à palmatória sobre a questão cultural, acho que não faz sentido o Japão continuar com esta prática! Sobretudo o Japão, que são uma cultura atenta ao mundo (atenta é diferente de aculturada) e que vive da exportação e negócios das suas marcas comerciais.

O recorrente impacto mundial desta noticia devia fazê-los pensar. Aposto que a Toyota, Nikon, Sony etc preferiam pagar uns milhões à parte e acabar/alterar esta situação. Outros países estariam certamente a borrifar-se, mas o Japão é um país sensível ao impacto das suas acções!

Esta situação é semelhante à matança de golfinhos nas Ilhas Faroé que são uma região autónoma em termos legislativos nesta (e noutras) matérias, mas próxima dos ideais ocidentais. E por ideais ocidentais, quero dizer que deviam ser mais desenvolvidos nestes aspectos! Os locais dizem que é bio-sustentável, que é parte da cultura e que os processos são regulamentados.

Anyway... na Suíça, França, Alemanha, Bélgica etc matam e comem cavalos e póneis! Em Portugal permite-se (ou permitia-se?) ter cães acorrentados, ao sol, sub-nutridos, mas não se pode ter um ou dois carros para peças no quintal!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

mizé

#6
Confesso que toda a crueldade cometida contra animais me revolta.
TODA.
Seja qual for e que animal for.
Sou muito sensível quanto a este assunto.
Uma coisa é criar animais para entrarem na cadeia alimentar  (que devem ter condições de vida e de morte!). Outra é uma suposta tradição/ desporto, onde o sofrimento animal é inacreditável. Também poderíamos manter algumas tradições que afectam os humanos; mas parece que neste âmbito se levantam muitas vozes que acenam com ética e direitos humanos. Já quanto aos animais... tudo me parece uma hipocrisia.
A dignidade de um povo também se vê pela forma como se comporta nestas questões.
Por isso, Blardy, estou contigo.
Toylex, nem sequer consigo ver programas onde os animais lutam para sobreviver e por isso têm que matar para comer.
Desde pequenina que me vinculei aos "bichos", desde galinhas, coelhos, pássaros, gatos, cabritos... e a minha perdição são os cães.
Os meus cães sempre foram integrados como membros da família, de pleno direito. Com grande partilha de afectos.
Os meus pássaros sempre foram protegidos das intempéries e comiam na minha mão.
É por isso que este tipo de comportamento me revolta. Da mesma forma que me revolta como são criados os gansos para foie gras, que não como; os frangos a monte nos aviários, etc. Deveria haver maior rigor, legislação e multas mais avultadas para estes casos.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Santos Silva

E para colocar mais uma achas na fogueira:

E são os mesmos japoneses que comem peixe cru morto na hora.

E as lagostas são atiradas vivas para água a ferver (e também as ameijoas e restantes bivalves)

Em Portugal torturam-se touros na arena por "puro prazer" de quem faz e de quem vê...

Em Espanha faz-se o mesmo e no fim matam-se os touros.

Na minha aldeia as galinhas são mortas com um corte no pescoço por onde se esvai todo o sangue (para fazer o arroz do dito) até o coração deixar de bombar e o animal morrer; os porcos levam o mesmo destino mas com faca no coração; os coelhos têm mais sorte pois são mortos com uma pancada (com sorte é à 1ª) e só depois esfolados.

Os golfinhos são inteligentes? São afáveis? São bonitos? pois...

Nós, Homens, também sofremos com algumas atrocidades por esse mundo fora...

Enfim, que fico triste fico, mas parece-me que há males maiores no mundo antes de gastarmos tempo com golfinhos...  ::)
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

metralha328

Pessoal, na Dinamarca matam golfinhos e focas! Na Noruega também. No Canadá! E isto são países desenvolvidos.

Existem PESSOAS a passar mal em muito lado. Pesem bem a balança...

Kaizen

#9
Um aparte: Não é na Dinamarca, onde também é ilegal. É nas Ilhas Faroé que fazem parte do Reino da Dinamarca, mas são uma região autónoma com competências legislativas nesta e noutras matérias. As Ilhas Faroé têm uma cultura e língua diferentes, de tal forma que até nem fazem parte da UE.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Earthp

CitaçãoAnyway... na Suíça, França, Alemanha, Bélgica etc matam e comem cavalos e póneis! Em Portugal permite-se (ou permitia-se?) ter cães acorrentados, ao sol, sub-nutridos, mas não se pode ter um ou dois carros para peças no quintal!

Concordo plenamente...e a situação dos cães acorrentados continua :-[ É triste que existam este tipo de atrocidades no mundo inteiro, sejam feitas com humanos ou animais. :thumbdown:

RuiX-8

Na minha opinião existem várias formas de ver esta questão, mas todas vão terminar no mesmo.
Se for para comer, realmente temos que relativizar devido à questão cultural.
Peru é saudável mas na civilizada Inglaterra existem aviários que empregam pessoas cujo trabalho é passar o dia a degolar perus.
A questão das touradas na Península Ibérica.
A nossa típica matança do porco, que é esfaqueado no coração e deixado a esvair-se em sangue para uma panela. Ou as galinhas. O coelho. Basicamente todos os animais que comemos.
Mas eu duvido que golfinho seja alimentação do dia-a-dia no Japão. Será mais uma iguaria para alguns, uma delicatesse cara (corrijam-me se estiver enganado).
Mas ainda que fosse um alimento mais usual, e sendo o Japão um país consciente da sua imagem e diplomaticamente sensível, não faria sentido terminar com a tradição de alguns e o incómodo de muitos ?
A outra face desta questão é a venda dos animais vivos, que valem certamente bem mais que no prato. E é o destino de muitos daqueles golfinhos, capturados vivos para serem vendidos para parques aquáticos e afins.
Para este fim é ainda mais fácil terminar com estas capturas e proibí-las.
A liberdade do indivíduo termina onde começa a do próximo, e se uma tradição ou um costume de 1 milhão incomoda 100 milhões ou 1000 milhões, parece-me lógico que termine.
Além de que já está na altura de começarmos a ter juízo em relação ao ambiente e à vida animal...
If you always do what you always did you will always get what you always got.

metralha328

Citação de: Kaizen em 23 de Janeiro de 2014, 13:41
Um aparte: Não é na Dinamarca, onde também é ilegal. É nas Ilhas Faroé que fazem parte do Reino da Dinamarca, mas são uma região autónoma com competências legislativas nesta e noutras matérias. As Ilhas Faroé têm uma cultura e língua diferentes, de tal forma que até nem fazem parte da UE.
Thank you  :thumbsup


Tractortp

#13
Realmente, acho que esta notícia é mesmo para propaganda das associações ambientalistas....

Ora, concordo a 100% com o Santos Silva, a mais acrescento...

São seres vivos, independente de serem pequenos ou grandes, mamíferos ou repteis, vertebrados ou invertebrados, etc e etc....; tem direito à vida.

Mas não temos todos ? Quer sejamos animais, plantas ou..... ?

Ok, uma questão de brutalidade...., falta de " humanismo "....., acho realmente que determinadas práticas de abate possam ser revistas.

Mas ....( além do exposto pelo SS )......

Quantos Milhões de peixes são literalmente sufocados nas redes de pesca ? E mesmo nos anzóis dos pescadores " lúdicos " ?

Então e os caracóis ( muitos deles selvagens ), milhões postos à fome e despejados vivos em água fervente ?

E as couves arrancadas ao tronco, cenouras desenterradas vivas, alfaces cortadas pelas "cabeças", brócules, etc.......

Não são "seres vivos" ? Não deviam ter uma morte " limpa " ?

Ora, quanto mais me aprofundo sobre a "protecção animal" que algumas entidades evocam, mais vejo até que ponto vai o cinismo humano.....

Acreditam mesmo naqueles vídeos a chacinarem animais à pancada para vender nos talhos ? É certo que há que faça, mas, não generalizem, são práticas claramente contra as leis de mercado. A carne dos mc's e Co. não vêem de matadouros clandestinos, estes não conseguem matar à "paulada" os bois, porcos ou galinhas suficientes para saciar o consumo.....

Claro que devemos proteger todo o planeta e seus habitantes, mas há limites para além das linhas......



Tractortp

Apenas mais um aparte :

Qual o melhor ?

Matar um Boi para alimentar 20 pessoas.... ou .... matar 20 ameijoas para alimentar uma pessoa ?

Pensem nisso....

:wall