Dúvidas - Honda CIVIC EK3

Iniciado por metralha328, 17 de Fevereiro de 2014, 00:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

metralha328

Boa noite a todos

Creio que este não será o local mais indicado, mas preciso de uma ajuda: o meu CIVIC andava com um problema na sonda lambda e a fazer consumos de 8L/100, algo exagerados para a minha condução quanse sempre com a luz do ECONO ligada (sem ultrapassar as 2500 rpm até 4ª e as 3250 rpm em 5ª). Entretanto substituí a sonda, em termos de rendimento o ganho foi notório (anteriormente fazia poço nas 3000 rpm e era muito preguiçoso a subir de rotação), mas... o carro está a demorar mais tempo a aquecer que dantes, ou seja mesmo com uma condução idêntica, a luz do ECONO não acende logo e consome mais! Alguém me consegue explicar isto?

Outra questão, o raio dos vidros! Pela primeira vez arranjei um carro com vidros eléctricos e, tal como suspeitava, já me ando a passar! O vidro estava a subir com dificuldade, tentei lubrificar, sem efeito. Desforrei as portas, lubrifiquei o elevador e as peças mecânicas (estavam secas), as calhas onde ele corre... melhorou durante 2 dias e já está na mesma! Do motor não é, porque tem força, o que é que pode ser?

:thumbsup

Cortina Team

A questão dos vidros, por vezes é tão simples como a bateria estar fraca e é um dos primeiros sintomas... porta grande + vidro grande = força para fazer subir o vidro  :duh:
O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

rpm

Vidros: borracha onde o vidro desliza, lubrificar ou idealmente trocar.

De resto, o que é demorar muito tempo a aquecer? Tal como te disse por PM quando me perguntaste, são precisos uns 3 ou 4 minutos até o ECONO começar a funcionar. Se o carro não aquece de todo troca o termóstato, pode estar preso em aberto.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Citação de: Cortina Team em 17 de Fevereiro de 2014, 10:02
A questão dos vidros, por vezes é tão simples como a bateria estar fraca e é um dos primeiros sintomas... porta grande + vidro grande = força para fazer subir o vidro  :duh:
Duvido... a bateria dá sinais de vitalidade, foi colocada nova em Dez-11, o carro anda quase todos os dias, pega à primeira e... os vidros queixam-se com o carro a trabalhar!  :hum:

Citação de: RPM em 17 de Fevereiro de 2014, 17:26
Vidros: borracha onde o vidro desliza, lubrificar ou idealmente trocar.
Tentei o talco, não dá. Limpei e tentei vaselina, não dá. Limpei e tentei óleo, não dá. Limpei e tentei massa consistente, não dá! O vidro começa a subir bem e quando está perto do "triângulo" do retrovisor começa a empancar, prende na borracha e kaput!

Citação de: RPM em 17 de Fevereiro de 2014, 17:26
De resto, o que é demorar muito tempo a aquecer? Tal como te disse por PM quando me perguntaste, são precisos uns 3 ou 4 minutos até o ECONO começar a funcionar. Se o carro não aquece de todo troca o termóstato, pode estar preso em aberto.
Exemplo: antes de trocar a sonda (pode ser coincidência mas foi precisamente nessa altura) a meio do percurso que eu faço para o trabalho o carro já estava quente e a luz acendia, agora chego ao trabalho o carro não está quente e a luz não acende.

Quando dizes troca o termostato referes-te à tampa do radiador que faz de termostato certo?

rpm

#4
Provavelmente terás de meter uma nova então. Deve ter tido tanto uso que perdeu o "pêlo"? Acaba por ser material de desgaste.

A quantos Km vives do trabalho? O manómetro da temperatura do refrigerante sobe para o sítio normal? O termóstato não é a tampa do radiador. Vê este vídeo: How to replace a thermostat on a Honda motor (Accord, Civic, Integra)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Citação de: RPM em 18 de Fevereiro de 2014, 13:03
Provavelmente terás de meter uma nova então. Deve ter tido tanto uso que perdeu o "pêlo"? Acaba por ser material de desgaste.
Ahhh referes-te à borracha que está no friso da porta... mas o vidro pega na borracha lateral junto ao espelho.

Citação de: RPM em 18 de Fevereiro de 2014, 13:03
A quantos Km vives do trabalho? O manómetro da temperatura do refrigerante sobe para o sítio normal? O termóstato não é a tampa do radiador.
Cerca de 5 kms, o que eu não compreendo é que até ao mês passado a fazer este percurso o manómetro subia para o sítio normal!

rpm

Todas as borrachas que entram em contacto com o vidro, tanto a do raspador da porta como aquela que percorre o perímetro todo do vidro, deverão estar limpas, lubrificadas e em bom estado para não criarem demasiada fricção. ;)

Após 5 Km o ponteiro já devia estar na posição habitual. Se andares por exemplo 20 Km ele sobe ou fica sempre lá por baixo? Se ficar sempre em baixo em andamento, só subindo se parares o carro e o deixares ao ralenti por meia hora em princípio será o termóstato.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Citação de: RPM em 19 de Fevereiro de 2014, 17:12
Todas as borrachas que entram em contacto com o vidro, tanto a do raspador da porta como aquela que percorre o perímetro todo do vidro, deverão estar limpas, lubrificadas e em bom estado para não criarem demasiada fricção. ;)
Amanhã tiro umas fotos, as borrachas parecem-me em bom estado. Lubrificar... com o quê?

Citação de: RPM em 19 de Fevereiro de 2014, 17:12
Após 5 Km o ponteiro já devia estar na posição habitual. Se andares por exemplo 20 Km ele sobe ou fica sempre lá por baixo? Se ficar sempre em baixo em andamento, só subindo se parares o carro e o deixares ao ralenti por meia hora em princípio será o termóstato.
Pois... era o que acontecia anteriormente. Por exemplo agora fiz cerca de 12 kms, e só quase a chegar a casa (passados 10 kms) o ponteiro subiu para a posiçao normal, dantes bastava andar uns 2/3 kms.

metralha328

Citação de: RPM em 19 de Fevereiro de 2014, 17:12
Todas as borrachas que entram em contacto com o vidro, tanto a do raspador da porta como aquela que percorre o perímetro todo do vidro, deverão estar limpas, lubrificadas e em bom estado para não criarem demasiada fricção. ;)

Uma ajuda: as borrachas estão ok, tem o pêlo, parece estar tudo nos conformes. O que é que usam para lubrificar as borrachas?

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328


rpm

Não sei. Eu costumo comprar na carcareeurope.com (Espanha).


Sent from my iPhone using Tapatalk
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

#12
Deixo aqui os desenvolvimentos (tinha outro tópico aberto)
Citação de: metralha328 em 03 de Março de 2014, 13:55
Novidades: no sábado mudei o termostato (estava preso na posição "aberto") e coloquei o novo líquido refrigerante.
Resultados: o ponteiro da temperatura já sobe com naturalidade e a luz do ECONO acende! Parece-me que está tudo ok por aqui, mas vamos esperar 1 semana para dar feedback.
Obrigado a todos pelas dicas (especialmente as "off-record" do Flyingtiger)  :green:
:thumbsup

Aproveito para dizer que o CIVIC já está a fazer consumos parecidos com o que o RPM me tinha indicado à uns tempos atrás... valeu!  :thumbsup

Entretanto para as borrachas do vidro experimentei WD40 e funciona... durante 2 semanas! Deve ser da chuva, porque depois as borrachas voltam a ficar peganhentas e a prender o vidro.

Citação de: RPM em 26 de Fevereiro de 2014, 14:48
Experimenta 1Z Gummi Pflege.
Já vem a caminho, logo que possível dou feedback!
:thumbsup

metralha328

Citação de: RPM em 26 de Fevereiro de 2014, 14:48
Experimenta 1Z Gummi Pflege.
Rui, este produto é ESPECTACULAR!!! Já o dei a conhecer ao meu bate-chapa!
Ando com ele no carro faz 5 dias e mesmo com chuva os vidros continuam a funcionar sem problemas, sem fricção.
Obrigado pela dica!
:thumbsup

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65