Tal como tinha prometido ontem, hoje iria dedicar este post à Prince.
Assim, e em forma de resumo, a Ishikawajima Shipyards (empresa naval) funda a Ishikawajima Aircraft Manufacturing Company, mais tarde esta é convertida na Tachikawa Aircraft Company Ltd e em 1945 esta devido à 2ª guerra mundial é praticamente destruída e transformada na Tachikawa Air Base, ocupada pelos Americanos.
Após a dissolução da Tachikawa Aircraft Company Ltd em 1945, e dos engenheiros terem sido recrutados por diversas marcas, caso da Nissan e Toyota, a companhia muda de nome, e funda-se assim ainda no mesmo ano a Fuji Precision Industries.
Esta empresa diversificou a sua área, deixando a aeronautica e intervindo em projectos diversos. Foi assim que desenvolveu a motorizada Fuji Rabbit, alguns microcarros, e o maior feito da companhia foi a produção do TAMA, o carro eléctrico Japonês.
Este carro era construído em Madeira, viajava electricamente cerca de 100 km's e atingia uma velocidade de perto dos 60 km's/h.
Tudo isto de deveu ao facto de a electricidade ser a fonte de energia que o Japão mais tinha após a guerra, pois era um país com poucos recursos no momento.
6 anos mais tarde, em 1952 a Fuji Precision Industries muda então o nome, e inicia o grande legado, estava formada a Prince Motor Company.
(curiosidade: A Fuji Heavy Industries era a Subaru - Departamento da Fuji Precision)
Esta mudança está associada ao Príncipe Akihito's pela sua coroação (10 Novembro de 1952) e era assim uma forma de o homenagear atribuindo um título ao carro.
Mas a Prince apenas ia durar dois anos, e em 1954 muda novamente para Fuji Precision Industries.
A razão da mudança foi o facto de a Prince estar dedicada aos automóveis e a Fuji, empresa dominante desenvolver produtos noutras áreas.
Assim, e em 1961, finalmente a Prince é cimentada como marca automóvel e serviria agora de marca apenas para o automobilismo, com qualidade, motor, luxo e exclusividade.
Veja-se o caso do Skyline e do Glória, para não mencionar prémios adquiridos noutros automóveis, que são sucessos inequívocos mundialmente.
Mas em 1966, e como estratégia de mercado japonês, a Prince era remodelada novamente, e a fusão da Marca acontece com a Nissan. (houve nesta época a fusão de grandes marcas, as que conhecemos hoje, Toyota, Mazda, Subaru, Isuzu etc todas elas adoptaram marcas existentes - As mais fortes adoptavam as mais fracas e tornavam-se muito fortes)
O Nissan Laurel foi assim o primeiro produto Nissan-Prince apresentado em 1968...mas que tinha sido iniciado o seu estudo muito antes da fusão...e que sucesso...
Amanhã há mais...
Mas a Prince desapareceria em breve...até ao dia de hoje...
Espero que não seja uma seca...ok!
Se for digam!
Tama EV's Aerodynamic Heritage