A Prince Motor Company sempre tentou estar à frente dos seus rivais, tanto foi que as carrinhas produzidas eram de todas as disponíveis para venda, aquelas que mais extras estavam disponibilizados.
Os motores e alguns desenvolvimentos viriam da competição, onde a Prince apostava muito porque acima de tudo acreditava que era possível evoluir o bastante para chegar á perfeição.
E assim foi…uma lenda foi criada…o Skyline…
Estávamos no ano de 1955 quando a Prince Motor Company - empresa fundada três anos antes pela Tama Electric Car Company, fabricante de veículos elétricos (Ver posts anteriores para melhor compreensão) lançou a primeira versão do Skyline, o modelo ALSI-1. Tinha um motor da Fuji Precision Industries de 1,5 litro, produzia 60 cv a atingia os 140 km/h. Este modelo entra em produção dois anos mais tarde, em Abril de 1957.
Logo no ano seguinte (1958) a Prince alterou o carro mudando-lhe a frente, que passa agora a ter dois faróis por lado em vem de um, passando a designar-se Skyline ALSI-2.
Mas o grande salto em termos de design estava para breve em foi com Giovanni Michelotti em 1963 que se viu o Skyline BLRA-3 fazer um grande sucesso, pois foram vendidas muitas unidades, e é hoje em dia um dos automóveis mais caros da Prince.
Mas foi em 1964 que nascia o marco da Prince, o Skyline 2000 GT (S50). Automóvel produzido para pistas de alta competição, berço do motor alongado para albergar motores maiores. Das actualizações feitas ao modelo, que passaram pelos Skyline S54 e S57 ainda pela Prince, apenas eram alterados os detalhes, por exemplo as opticas traseiras, os para-choques e ao nível mecânico, eram experimentadas evoluções de motor, mas sem alterações profundas.
Como já tínhamos visto em artigos anteriores, em 1966 o governo japonês sugeria a criação de grandes empresas para competir no mercado internacional, o que levou a Prince a fundir-se com a Nissan.
Dois anos mais tarde, em 1968, e por haver já desenvolvimentos no sucessor do S57, aparece o que marcaria a linhagem para sempre, o Skyline C10 (que é o automóvel que me fez criar esta canal e iniciar a minha pesquisa relativamente à Prince). Foi com este mesmo automóvel que os símbolos Prince desaparecem dos automóveis, sendo substituídos pelos símbolos Nissan.
Facto curioso era que os Skyline eram vendidos nos stands Prince exclusivamente, e era-lhes atribuído o nome de “Prince Channel of Nissan”. Mas ainda mais curioso é o facto de a sede de marketing da Prince não se ter mudado para as instalações da Nissan, ficando na mesma em Mita – Tokyo.
Várias versões foram produzidas com esta carroceria, desde 4 portas, coupés, vans, variações de cilindradas, desde os 1500cc até 2400cc, e a lenda, o GT-R…
O GT-R aparece em Fevereiro de 1969, conhecido como Hakosuka, e o seu motor e desenvolvimento mecânico esteve sempre a cargo dos engenheiros da Prince, o que incluía o famoso motor S20 que foi até utilizado no 240z 432.
Este GT-R foi um campeão de pistas, recebendo louvores de muitos dos engenheiros japoneses, era tecnologia de ponta ao seu mais alto nível, tanto que a filosofia viria da linha traçada a Prince…da pista para a estrada.
O nome Skyline já estava completamente integrado no panorama automobilístico japonês e representava muito para os japoneses quando, em 1972, surgia a nova geração C110, que incluía os potentes 2000 GT-X e GT-R.
Este Skyline C11, ficou mundialmente conhecido por “ken & Mary”, e penso que até já tinha falado nisso no meu facebook, era uma estratégia de publicidade, em que um casal jovem apreciava o campo e a estrada ao volante de um Skyline de 4 portas (240K).
Este anúncio, por ser representado por pessoas jovens e reproduzido a cores fez com que chamasse a atenção de todos e tornou-se num sucesso comercial de vendas.
A sigla GT-R desaparecia em 1977…curiosamente, no ano que nasci…ehehe!!! E esta?
E agora para finalizar…
O ano de 1989 seria o ano de …e adivinhem…em que a sigla GT-R voltava.
Foi precisamente com o Skyline R32, e foi denominado de Godzila por fazer alusão a um desenho animado japonês…eheheh
Desculpem o texto, mas ainda escrevia muito mais, pois muito há a dizer e este texto não faz juz ao Skyline…mas penso que a abordagem está bem feita e que dá para compreendermos o evoluir histórico da Prince-Nissan.
Cumps.
Mário Macedo
PS: no próximo artigo falarei de um Prince muito especial…
