Homologação de pneumáticos

Iniciado por correia, 14 de Maio de 2014, 11:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

correia

Boas,nao sei se será o sítio certo ou se ja alguém levantou esta questão!
Ja aqui alguém homologou jantes 13" num toyota?
Neste caso é para um ke 20 de 75,fui saber ao imtt e dizem para pedir a ficha técnica do carro,ora na altura nao havia disso.
Na toyota ca da zona dizem-me para tirar uma foto ao carro com as rodas no sítio e enviar para eles.
Pergunta estúpida;
E se no imtt nao aprovam as ditas 13", fico com elas para museu??
As vossas experiências p.f.
Abraços
Francisco Correia

rpm

#1
1. O que se homologa não são rodas nem jantes mas sim medidas de pneus.
2. Se obtiver uma autorização da Toyota para usar determinada medida o IMTT não porá nenhum entrave ao averbamento.
3. Está com sorte pois a Toyota é a marca mais liberal que conheço a nível de pneumáticos, até demais.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

correia

 :lol até demais?
A mim fizeram esta proposta de por as rodas tirar uma foto e enviar para a marca..
Isto foi dito pela toyota aqui da minha zona,quando falo em homologar rodas quero dizer pneus,digo rodas por ser mais usual...
Alguém teve experiências com este tipo de situação?
O pessoal anda desanimado,esqueçam a crise Malta!
Dêem as vossas experiências,de certeza que ja mta gente passou pelo mesmo problema.
Francisco Correia

Camry 2200

Conheço algumas pessoas que já o fizeram. No caso da Toyota é mesmo fácil obter a medida pretendida.

Uma ocasião tentei mas na Renault, aí é o inverso da Toyota não facilitam quase nada. Nestes casos, pode-se ir a uma entidade com as rodas montadas e eles fazem a verificação. Estando a cumprir uma série de requisitos, passam a declaração para apresentar no IMTT.

No teu caso, por ser Toyota, não precisarás de tanto trabalho.  :D
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

rpm

#4
Correia, se calhar não ficou claro no meu primeiro post: só tem de seguir as indicações da Toyota e não terá nenhum problema com a homologação. Quanto ao serem demasiado liberais está bem patente no pedido de uma fotografia. Não é assim que trabalha uma casa rigorosa. Para isso haveria lugar a um teste presencial estático e dinâmico.

ps: alterei o título do tópico para a forma correcta. Assim será mais fácil de identificar e pesquisar no futuro.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

correia

Sim explicas-te bem...
Ja percebi o que queres dizer,só achei estranho a explicação que me deram!
Mas como quem nao sabe é como quem não vê, lol
Sendo assim melhor ainda que vou ja por umas coisas q acho q ficamto bem para além da cor q vou tornar num tom mais claro e avermelhado!
Ja sei q mtos iram criticar mas... Ninguem é perfeito hehehe
Obrigado pela tua explicação,e sim se achas que é mais correto aquele título do tópico,fizad-te bem em mudar. :clap:
Francisco Correia

correia

Boas, em relação aos pneumáticos tá tratado e entregue no imtt, enviei um mail a Toyota caetano e numa semana tinha a declaração em casa com os medidas que queria, devo dizer que não puseram entraves nenhuns as medidas e foram muito profissionais, obrigado pelas dicas malta.
Francisco Correia

emfbe

e com a Nissan, ja alguem pediu para homologar pneus jante 13 ou maior? estava a pensar colocar uns 13'' no meu datsun 1200

Umtali

Citação de: emfbe em 26 de Outubro de 2014, 18:11
e com a Nissan, ja alguem pediu para homologar pneus jante 13 ou maior? estava a pensar colocar uns 13'' no meu datsun 1200


A Nissan tem uma tabela predefinida para os Datsun - jante 13" no Datsun 1200 faz partde dessa lista  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

emfbe


rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

emfbe


eagle_1

Boa tarde,
Na autoinforma não conta a medida de 14"...Indo à nissan conseguimos a declaração? alguém tem ou sabe como se pode fazer isso? quero comprar umas jantes pro 120y mas se tiver que gastar mt pra legalizar o tamanho 14" terei que ficar pelas 13" que são garantidas.
Cumprimentos

rpm

#13
Não perde nada em tentar mas duvido pois as marcas que a AutoInforma representa fizeram outsourcing do serviço à dita.

De referir que tem sempre a opção de fazer um ensaio na LTA. Desde que os pneus não saíam da carroçaria, não raspem em nada nem alterem o erro de velocímetro de forma significativa o resultado será positivo. Fica é mais caro, penso que da última vez que vi eram 160€ + IVA ou algo do género.

Boa sorte.

ps: francamente, 13" é mesmo o ideal num 120Y.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Umtali

CitaçãoNa autoinforma não conta a medida de 14"

Não é possível legalizar a medida 14" no 120Y .......  :thumbdown:
João Freire - Sócio AJA nº 11