Toyota Celica TA22 - Frisos e Grelha de Radiador

Iniciado por Toylex, 24 de Maio de 2014, 22:29

Tópico anterior - Tópico seguinte

Toylex

1- Gostava de esclarecer com os mais experientes, se o friso em inox que vem originalmente nas embaladeiras do Celica TA22 é fixo só por baixo da embaladeira e onde o friso já traz uns furos, ou se também leva rebites a todo o comprimento na lateral que fica visivel, é que os frisos da meu estavam rebitados na lateral.

2- Para quem já restaurou um TA22 como fez com a grelha do radiador ? Como a pintou, é que a grelha tem uns filetes na vertical em cromado e a restante grelha é pintada a cinza, isolar o cromado é tarefa muito dificil e morosa, pintaram uniformemente em cinza  ???     
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Umtali

Pela minha (ainda) pouca experiência com o Celica ...

1 - Os frisos fixam com umas molas e NUNCA levam parafusos, rebites, etc  :thumbsup

2 - ainda não tratei de nenhuma - quando lá chegar espero já ter mais informação ...   :angel:
João Freire - Sócio AJA nº 11

Camry 2200

Falaram-me que há um isolante que se pode aplicar nas zonas que não se quer pintar. Acho que é da 3M. Aplica-se o isolante nas zonas, neste caso cromadas, pinta-se e depois remove-se o produto.
Tenho de pesquisar ao certo qual é esse produto.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Flyingtiger

#3
Da minha experiência pessoal a isolar zonas quando pinto, no meu caso modelos de aviões japoneses da II guerra mundial  :green:, sendo o principio o mesmo a marca que uso é MASKOL.

Trata-se de um liquido que após ser colocado nas zonas que NÃO queremos pintar, ganha uma textura aborrachada que após a secagem da pintura se descola com a maior facilidade , não deixando marcas ou manchas na zona que esteve a proteger.

Deixo aqui imagem do produto;
http://imageshack.com/a/img838/944/4qmq.jpg
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Toylex

BOA !  Isso é capaz de ser a solução, só é pena mesmo é o cromado da grelha que pretendo isolar não estar com a qualidade de novo, mas agora o que interessa é mesmo uma solução para o isolar, pois a grelha toda pinada de cinza, iria ficar fora do original e com menos beleza.

Contudo se houver outras soluções além do Maskol, é favor partilhar  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

Quanto à primeira pergunta, o Umtali tem toda a razão.
Leva umas molas de plástico no topo e por baixo é aparafusado nos furos originais que lá estão.
São estas da imagem.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Toylex

 :duh: Já estou tramado, como é que vou tapar os furos dos rebites...  :redface

E estas molas arranjam-se ? Na SSGarage tem  ???
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Umtali

CitaçãoJá estou tramado, como é que vou tapar os furos dos rebites...

Arranjas um bom soldador para tapar os buracos e mandas cromar  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

Toylex

Citação de: Umtali em 26 de Maio de 2014, 21:47
CitaçãoJá estou tramado, como é que vou tapar os furos dos rebites...

Arranjas um bom soldador para tapar os buracos e mandas cromar  :thumbsup

Pois já tinha pensado nisso, mas os frisos estão tão sujos e encardidos de lixo, alcatrão e tinta que ainda não percebi se são em aluminio ou aço-inox.

Mas pela leveza parecem ser em aluminio e também porque numa das pontas usei o berbequim com o escovilhão de arame e parei logo por não ter gostado da agressividade do arame na peça  :thumbdown:
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

São de aço inox

As molas é provável que ainda se arranje. Estão lá os furos na carroçaria, certo? Os de cima, não os do meio...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Toylex

Levou embaladeiras novas, por isso furos não existem, vai ter de ser tudo furado.

Estou comprador dessas molas, se me arranjar através SSGarage não vou andar à "caça" disso  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Toylex

Fotos dos frisos das embaladeiras, e depois de ver bem, não consigo imaginar como é que as molas seguram o friso à carroçaria  :redface
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

Na 2ª foto vê-se uma dobra que deve encaixar na mola que fica ao alto na carroçaria.
Depois o friso da embaladeira é preso no fundo.

Fica aqui um desenho que pretende representar em corte o que acabei de referir.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Toylex

Agora com esse projeto de "Engenharia" dá para perceber como funciona  :thumbsup

Vai ser é uma engenharia fazer os furos para as molas na embaladeira  :redface

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Brunosantos

Vou dar a minha humilde opinião, o meu celica levou as molas conforme original porque ainda tinha os furos originais (e ainda as consegui arranjar num concessionário Toyota), para quem realizou um investimento de colocar embaladeiras novas, acho que fura-las é um crime, até porque o motivo delas terem apodrecido foram os furos, das molas ou dos parafusos que muitos celicas tem. Se fosse eu arranjaria outra solução que não implica-se furar novamente as embaladeiras.

:thumbsup