Bomba de Água - Reparação, Reconstrução, Recondicionamento

Iniciado por Toylex, 12 de Agosto de 2014, 13:46

Tópico anterior - Tópico seguinte

Toylex

Decidi abrir este tópico, porque eu próprio no momento estou a ter um problema relativo à inexistência de bomba de água nova ou até mesmo reconstruída no mercado para um carro japonês. 

De realçar que com o passar dos anos, os nossos Japoneses Antigos irão ter problemas ainda mais acentuados que os atuais em encontrar peças de substituição.

Ainda recentemente consegui 1 bomba de água para um Mazda de produção 1967 a 1973 e visto que as que estavam disponíveis no mercado, e é só Ebay, porque nas lojas de peças-auto já não as há e nem as conseguem identificar, as que estão anunciadas no Ebay são todas de produção à época dos modelos, algumas com décadas e de fabricantes que  até já fecharam, isto levou-me a pensar que daqui a uns anos quando alguém precisar de uma peças destas, ou outras,  provávelmente não as irá encontrar. 


Eis as questões :

- Alguém sabe se é possível em Portugal reconstruir uma bomba de água através da velha ?

- Se isso for possível, onde se faz isso ?
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Camry 2200

Em principio é possível. Eu mesmo poderei estudar o caso se for preciso.  :assobio

Há manuais de manutenção do modelo em questão? Normalmente lá constam informações acerca de, por exemplo, dimensionamentos máximos e mínimos de desgaste.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Toylex

Citação de: Camry 2200 em 12 de Agosto de 2014, 16:58
Em principio é possível. Eu mesmo poderei estudar o caso se for preciso.  :assobio

Há manuais de manutenção do modelo em questão? Normalmente lá constam informações acerca de, por exemplo, dimensionamentos máximos e mínimos de desgaste.

Neste caso a falta da bomba de água vai impossibilitar a circulação, portanto terá de ser feito tudo para que possa voltar à vida, é daqueles casos em que o custo é quase secundário.

Manuais não há, há algumas brochuras com as caracteristicas do modelo.



José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

Trocar uma bomba de água completa é uma modernice!!!!

A Toyota fornecia as peças todas para trocar e manter a carcaça original!.

Vejam aqui o kit de reparação:

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Toylex

O manual de reparação do motor 5R da Stout também tem o esquema para reparar a bomba de água com um kit.

Não havendo kit´s na marca, será que se pode comprar material de reparação standarizado para reparar ?

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

Normalmente o que acontece é o empanque ficar a verter e/ou as pás ficarem com ferrugem e isso existe à venda ou tirado de outra bomba de água.

No limite fabrica-se. Pode não ser barato fazer apenas 1 peça mas tudo se resolve!

Como eu costumo dizer, as peças não nascem nas árvores, foram fabricadas!!!  :lol
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Camry 2200

É isso Santos Silva, se houver esse esquema para a bomba em questão, tenta-se encontrar as peças ou se não for possível, pelas velhas fabricam-se as novas.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Toylex

Camry, a bomba em causa é de um Isuzu Florian de 1970 e não é fácil obter informação, desconheço qualquer manual de reparação do modelo disponível na net  :redface

Mas o importante é saber se pode ser recuperada, é possível a partir da velha recuperá-la  ???

Muito aliviava o meu stress se for possível re-colocar a bomba a funcionar novamente, e aqui fala a voz de quem não sabe nada sobre o assunto, foto abaixo da bomba em causa.


:offtopic

- Vou abrir um tópico do carro, pedi à uns dias ao EarthP para abrir o tópico aquisição novo JA 2014 mas por alguma dificuldade ainda não foi aberto, é evidente que tenho quase uma dúzia de JA´s (com partilha quase exclusiva no AJA) e a discrição é o que pretendo, mas como o fórum anda um pouco morto achei que podia ser aberto o tópico de novo JA para movimentar mais isto por cá.

   
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Camry 2200

Pelas fotos, parece bastante má, mas o principio de funcionamento das bombas de água é idêntico portanto é tudo uma questão de tirar medidas e replicar as peças mas só vendo no sitio.

Este fim de semana vou para Tabuaço, mas como vou com mais pessoas não sei se irá ser possível ir aí para discutir este assunto. Vou tentar dar uma escapadela.  :eusa_think:
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Toylex

Citação de: Camry 2200 em 13 de Agosto de 2014, 22:55
Pelas fotos, parece bastante má, mas o principio de funcionamento das bombas de água é idêntico portanto é tudo uma questão de tirar medidas e replicar as peças mas só vendo no sitio.

Este fim de semana vou para Tabuaço, mas como vou com mais pessoas não sei se irá ser possível ir aí para discutir este assunto. Vou tentar dar uma escapadela.  :eusa_think:

Camry, passa aqui, não vou ficar nada contente se não apareceres  :angel:

Liga-me e diz quando vais estar e combinamos, traz quem quiseres :thumbsup

Tens PM


José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

mizé

Como não percebo nada de bombas de água, vou apenas manifestar a minha opinião quanto ao problema principal: este ano faltou uma escapadinha anti-stress, na qual essa discussão poderia ter lugar com quem sabe bastante sobre o assunto.

Tenho dito.  :eusa_snooty: 
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

mizé

Eu ir, vou sempre que posso. Organizar,  como sabes é mais complicado.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54