Ford Mustang 1966

Iniciado por metralha328, 22 de Agosto de 2014, 14:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

#15
Citação de: RPM em 04 de Setembro de 2014, 18:15
Rui, não compreendo como podes gostar tanto do Celica e não apreciar o Mustang, de onde o Celica (e muitos outros) tirou tanta inspiração... ;)

Ao vivo percebe-se ainda melhor que o Celica coupé não tem nenhuma inspiração no Mustang. O Liftback sim. Normalmente onde se lê que o Mustang foi a inspiração para o Celica também dizem que o nome "Celica" significa "celestial" em espanhol, ou seja, não sabem nada de nada sobre o Celica e copiam os erros que se vão escrevendo pela net. :p Toda a inspiração do Celica coupé vem do Camaro de 67 a 69. A "inspiração" é uma palavra soft porque o Camaro foi mesmo decalcado (tal como modelos americanos que deram origem a alguns Crown e MarkII da mesma época), ainda assim o Celica é muito mais bem construído e acabado, o resultado final é muito mais favorável ao Celica.

Uma revista fez um top dos 30 carros mais porreiros desse evento e o carro que levei ficou em 21º entre os tais 4500, a saber, um Celica coupé de 1971. ;-)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#16
O Camaro foi a resposta da GM ao Mustang por isso indirectamente quer queiras quer não sem Mustang provavelmente não haveria Celica. O Mustang criou este tipo de carro! Isto para não falar no Liftback, que, para além do conceito, é a papel químico do Mustang Fastback de 67 em estética...

Para apreciar um é preciso homenagear o outro, para haver coerência. ;)

Por exemplo eu para gostar de um Mazda MX-5 tenho de apreciar um Lotus Elan. Não acho que diminua o mérito do carro Japonês, é apenas a realidade. Preferia ter um fiável e robusto MX-5 na garagem em vez do Elan, mas tenho de tirar o chapéu, porque sem ele não haveria MX-5.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Consigo apreciar o MG B, Austin-Healey Sprite ou o Lotus Elan pelo ADN que transmitiram ao MX-5 NA, já não consigo ir tão longe em relação aos modelos que deram origem a estes ou criaram o segmento!

Ainda no mesmo raciocinio, considero a Previa MK1 o melhor monovolume alguma vez construído, mas daí a apreciar a Espace...
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

Também há exemplos na direcção oposta. Por exemplo o NSX influenciou praticamente todos os supercarros que o seguiram, inclusive o MacLaren F1.

Ler entrevista com Gordon Murray: http://beautifullyengineered.tumblr.com/post/66008108542/a-car-dear-to-my-heart-gordon-murray-on-the
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Ora aí está um bom exemplo. Não aprecio super-desportivos e o NSX e LFA são as honrosas excepções :-)

Por momentos temi que este tópico derivasse para a McDiscussão sem fim Mustang Vs. Camaro!  :green:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#20
E onde estaria o Smart Roadster sem os kei-cars desportivos (Cappuccino, Beat, AZ-1, etc)?

Se me lembrar de mais algum exemplo digo. :)

ps: quanto à "guerra", para mim pode ser um Fastback de 67, à lá Bullit. Se encontrares aí um baratinho manda vir.  :lol
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65