Escolha Complicada :)

Iniciado por JotaDias, 22 de Agosto de 2014, 22:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

JotaDias

Boas pessoal.
Ando ah uns tempos para comprar um JA e ando com certas duvidas entre varios modelos e queria a vossa opinião sincera sobre consumos e manutenção desses modelos como carros do dia a dia
Ora os modelos são
- Corolla KE20
- Datsun 1200
- Corolla KE30

Era para ser um carro de dia a dia com deslocações dentro de cidade  :thumbsup
Qual a vossa opinião?

Abraços
Straight lines are for fast cars.
Corners are for fast drivers!
Can you drive?

Santos Silva

É um risco dar uma opinião sobre este assunto mas...

Racionalmente, diria que existem muito menos KE30 que dos outros dois o que pode significar que o KE30 terá mais dificuldade de encontrar peças.
O KE30 é um KE20 mais evoluído em termos de conforto e habitabilidade. O motor pouco evoluiu e a caixa continua a ser de 4 velocidades.

O KE20 e o Datsun 1200 são mais procurados e mais conhecidos e por isso são ambos ícones.
Eu sou suspeito mas diria que a qualidade de construção do KE é superior à do B110. Pormenores interiores mais cuidados. O Datsun acaba por ser mais nervoso pois também é mais leve mas pelo que percebi, para ser um carro de dia-a-dia isso não é importante.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

Se não há um do qual realmente gosta acima de todos os outros não compre nenhum. Andar de clássico todos os dias é uma dor de cabeça e sem o "amor" de que falo rapidamente se vai fartar da coisa.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Toylex

Citação de: RPM em 23 de Agosto de 2014, 23:45
Se não há um do qual realmente gosta acima de todos os outros não compre nenhum. Andar de clássico todos os dias é uma dor de cabeça e sem o "amor" de que falo rapidamente se vai fartar da coisa.

É assim mesmo, não é nada prático, quem tiver de controlar horários de e para o trabalho, enfrentar intempéries, sujeitar-se ao desconforto e à menos segurança de um clássico é de ponderar.

Comigo funciona muito bem o uso de um clássico, pois tenho uma atividade liberal onde não há horários e impera a minha vontade, se pensar ao meio da manhã ou da tarde ir à garagem buscar um clássico para disfrutar umas horas vou, mas quem o usar intensamente e o use como objeto de transporte e utilitário, a coisa muda e muito, por isso em poucas palavra o RPM diz tudo.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

JotaDias

Citação de: RPM em 23 de Agosto de 2014, 23:45
Se não há um do qual realmente gosta acima de todos os outros não compre nenhum. Andar de clássico todos os dias é uma dor de cabeça e sem o "amor" de que falo rapidamente se vai fartar da coisa.

RPM eu gostar sempre gostei imenso do ke20 pois em miudo o meu tio teve um e sempre andei ah procura de um para mim mas a vida nunca o proporcionou...entretanto vieram as oficinas onde trabalhei e numa delas tive o prazer de trabalhar/preparar e conduzir um Datsun de rampas clássicas de stock (apenas afinado ao promenor).

E basicamente é juntar a essas duas situações o gosto enorme pelos clássicos.
Estou limitado de horários dependendo do emprego que arranjar e do local onde arranjar casa.

Sempre me tentei informar de vários carros e tal como disse o Santos Silva o Datsun sempre foi mais nervoso e era isso que adorava nele...já no unico Ke20 que andei habituei-me depressa ah condução. Ao uso da caixa como travão, ao cuidado extremo em tempo de chuva e vento. Ao respeito pelo motor e pelo carro.
Claro não tem o conforto de um carro recente mas sempre defendi que quanto mais confortavel o carro for mais adormece o condutor (opinião minha claro :D)

Não é carro com que me imagine a fazer viagens de autoestrada nem nada parecido. Mas mais uma opinião minha, as autoestradas são maçudas de conduzir.

E dentro dos parametros todos que andei a avaliar fiquei mesmo sem saber para que lado virar o coração. Por um lado quero um carro com a resposta nervosa do Datsun...a furia de se virar todo e obrigar-me a saber ter unhas. Por outro lado quero a classe e linha desportiva do KE20 tratada com extremo cuidado.

Espero não ser confuso no que digo.
Straight lines are for fast cars.
Corners are for fast drivers!
Can you drive?

rpm

Estou a ver que o entusiasmo necessário existe.  :clap:

Tente imaginar-se a si próprio daqui a 20 anos. Qual é o carro que conduz, o Toyota ou o Datsun? Imaginar o longo prazo por vezes ajudar a perceber se determinado modelo é um "amor verdadeiro" ou uma "paixão passageira".

Relativamente ao "nervosismo" do motor, já considerou um KE25? Se gosta do aspecto do KE20 o KE25 é ainda melhor, tem um motor um pouco mais forte e é um valor mais seguro a longo prazo, pois é mais cobiçado.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

A verdade é que nem toda a geste está preparada para ter um clássico como carro de dia-a-dia.
Posso dizer que entre Outubro e Dezembro de 2011 (meses chuvosos e frios) o meu KE20 foi o carro de uso diário, e a única coisa que lhe aponto é o embaciamento do interior (e andar de vidro aberto a chover é chato). Fora isso cumpriu na perfeição, e não cumpriu mais porque teve um encontro imediato com um rail... ::)

Contudo devo salientar que "meu" carro de dia-a-dia mais recente foi até hoje um Nissan Micra de 1997, portanto não sou uma pessoa que ligue muito a essas coisas de modernices (o que notei mais de evolução prática para uso diário entre o meu EE90 e o Civic são os vidros eléctricos e o AC).

No entanto, pegando no que o RPM disse, um KE25 era capaz de ser uma escolha acertada...
:thumbsup

:offtopic o meu veículo mais antigo é de 1976 e o mais recente de 1999.  :green:

JotaDias

Citação de: RPM em 24 de Agosto de 2014, 23:40
Estou a ver que o entusiasmo necessário existe.  :clap:

Tente imaginar-se a si próprio daqui a 20 anos. Qual é o carro que conduz, o Toyota ou o Datsun? Imaginar o longo prazo por vezes ajudar a perceber se determinado modelo é um "amor verdadeiro" ou uma "paixão passageira".

Relativamente ao "nervosismo" do motor, já considerou um KE25? Se gosta do aspecto do KE20 o KE25 é ainda melhor, tem um motor um pouco mais forte e é um valor mais seguro a longo prazo, pois é mais cobiçado.

RPM entusiasmo sempre existiu acredite.
Em relação a imaginar-me no futuro com algum deles? Imagino-me bem com os dois. Existe é a parte de que, e sem querer ferir ninguém, ver um lucro maior num datsun caso algo aconteça que implique a venda devido a toda a gente os procurar para as rampas e tudo mais. Por outro lado imagino-me a manter mais depressa um corolla devido a haver mais «variedade» de melhoramentos em termos mecânicos, melhoramentos esses que graças a deus e aos estudos que tenho consigo fazer eu em casa com o material correcto.

O amor verdadeiro está em qualquer carro clássico «infelizmente».
Sobre o ke25 com o orçamento que tenho para aquisição de um carro torna-se mais dificil de encontrar em condições de andamento.
Falo do orçamento pois seria uma prenda dos meus pais para mim e já parte do valor vou ser eu a dispensar. E quanto maior for a parte que eu der menos tenho para uma revisão sempre necessária após a compra ou algum melhoramento de travagem ou assim logo ao inicio.
Mas sim o ke25 era uma optima opção pois teria uma melhor base para o material levin te27 que para mim é dos clássicos mais lindos que já vi.

:lol Gostos
Straight lines are for fast cars.
Corners are for fast drivers!
Can you drive?

Earthp

#8
Citaçãoum KE25 era capaz de ser uma escolha acertada...

Para um uso diário o KE25 não me parece ser a melhor opção. Opta por um KE20 ou Datsun 1200, embora note nas tuas palavras uma preferência pelo KE20 :D

Já tive um KE20 e tem uma condução em cidade muito porreira, contudo tal como já referiram, esquece a segurança da travagem que podes necessitar muito em cidade, principalmente no Inverno...no Inverno esquece a sofagem e toca a andar com panos para limpares o embaciamento dos vidros. No Verão deixa o carro à sombra, senão quando entrares vais queimar os pelos das costas nos estofos :lol

Para usares um KE20 no dia a dia na cidade, terá de ter sempre uma condução calma, atenta e inteligente. :thumbsup Por acaso penso que a minha cidade é porreira para conduzir diariamente um clássico, tem muitas rotundas e circunvalações longas e excelentes.

JotaDias

#9
Citação de: Earthp em 25 de Agosto de 2014, 23:26

Para um uso diário o KE25 não me parece ser a melhor opção. Opta por um KE20 ou Datsun 1200, embora note nas tuas palavras uma preferência pelo KE20 :D

Já tive um KE20 e tem uma condução em cidade muito porreira, contudo tal como já referiram, esquece a segurança da travagem que podes necessitar muito em cidade, principalmente no Inverno...no Inverno esquece a sofagem e toca a andar com panos para limpares o embaciamento dos vidros. No Verão deixa o carro à sombra, senão quando entrares vais queimar os pelos das costas nos estofos :lol

Para usares um KE20 no dia a dia na cidade, terá de ter sempre uma condução calma, atenta e inteligente. :thumbsup Por acaso penso que a minha cidade é porreira para conduzir diariamente um clássico, tem muitas rotundas e circunvalações longas e excelentes.

Em Coimbra também não vejo grande dificuldade de condução pois como é uma cidade de estudantes poucos carros se vêem a circular no dia a dia em zonas industriais e tudo mais.
A travagem do ke20 pode ser substituida pela do ke70 pelo que li algures e talvez fosse uma boa opção ou pela do celica ta22. Tendo em conta o piso maioritariamente em calçada que governa Coimbra.
O meu maior problema no ke20 fica no arranjar garagem pois disseram que era um carro que ganhava bastante ferrugem e rara é a casa que se encontra para aluguer com garagem dentro dos valores possiveis de adquirir com um 1º emprego  :thumbdown:
Straight lines are for fast cars.
Corners are for fast drivers!
Can you drive?

Earthp

Agora que falaste no KE70, porque não comprares um para ser o carro de dia a dia? Ou um Starlet KP61? Acho que o Starlet seria a melhor opção de todas já referidas. :thumbsup

JotaDias

O kp61 não sou grande fã...acho com linhas muito...nem sei bem.
O ke70 tem o mesmo problema que o ke25. Por ser «melhor» é mais raro de encontrar o que o torna mais caro e infelizmente o orçamento não é muito grande.

Porque se realmente fosse dentro do orçamento que eu tenho apostaria sem duvida no ke70  :thumbsup
Straight lines are for fast cars.
Corners are for fast drivers!
Can you drive?

correia

É pa vocês desculpem o desabafo mas tenho de discordar de alguns pontos,andar com um carro destes no dia a dia nao esta fora de questão.
aqui ainda ha muitos a rolar desde sempre, o problema é arranjar um em condições, porque ainda nao ouvi ninguem falar em restauro o que me leva a pensar que queres um carro para andar sem o restaurar é isso da-me vontade de rir.
Inspeções e afins vai ser uma dor de cabeça, até pq quem tem carros assim quer o valor devido por eles,o meu ke 20 que estou a acabar de restaurar era dos melhores carros que ja vi em termos de conservação pq tem um único dono desde novo e sempre esteve na garagem seca(no interior do país) e posso dizer que mesmo assim precisou de muito trabalho para ficar como esta.
portanto queres mesmo um conselho realista?
Compra um carro mais acessível e pensa no clássico daqui a uns anos..
Francisco Correia

mig_e300td

Citação de: Toylex em 24 de Agosto de 2014, 13:50
Citação de: RPM em 23 de Agosto de 2014, 23:45
Se não há um do qual realmente gosta acima de todos os outros não compre nenhum. Andar de clássico todos os dias é uma dor de cabeça e sem o "amor" de que falo rapidamente se vai fartar da coisa.

É assim mesmo, não é nada prático, quem tiver de controlar horários de e para o trabalho, enfrentar intempéries, sujeitar-se ao desconforto e à menos segurança de um clássico é de ponderar.

Comigo funciona muito bem o uso de um clássico, pois tenho uma atividade liberal onde não há horários e impera a minha vontade, se pensar ao meio da manhã ou da tarde ir à garagem buscar um clássico para disfrutar umas horas vou, mas quem o usar intensamente e o use como objeto de transporte e utilitário, a coisa muda e muito, por isso em poucas palavra o RPM diz tudo.

Subscrevo integralmente a vossa opinião. Apesar da qualidade dos modelos em questão ser reconhecida, encontrar um clássico em condições para ser utilizado no dia a dia é quase como encontrar uma agulha num palheiro.

JotaDias

Eu não falei em restauros porque isso seria uma coisa feita por mim.
Pois graças a deus sou mecanico e tudo o que faria seria eu a fazer sempre aos poucos. Falei em comprar uma base sólida que dê para andar no dia a dia e aos poucos ir reparando.
Em termos de inspeções é uma inspeção normal desde que o carro preencha todos os requisitos a que está destinado...
Sim é um carro que requer atenção mas nada que não se faça aos poucos.
Straight lines are for fast cars.
Corners are for fast drivers!
Can you drive?