Líquido de refrigeração "Evans" (sem água)

Iniciado por Jcarl, 30 de Novembro de 2014, 16:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

Jcarl

Gostava de ouvir a opinião dos entendidos acerca do líquido de refrigeração "Evans", que faz o arrefecimento do motor sem água, logo, supostamente, sem haver tanta pressão no circuito de refrigeração, sem causar sobreaquecimento, sem haver a formação de calcário (tão nocivo para os nossos JA´s) e sem criar corrosão, entre outros benefícios que me foi dito que poderiam haver com o uso deste líquido, como uma maior protecção das juntas da cabeça, bombas de água, etc.

Foi-me dito pelo representante do produto em Portugal - isto em abril no "motor Clássico", quando dei uma ajuda no stand do AJA - que o produto seria eterno (sem necessidade de mudança) e que mesmo em caso de haver alguma fuga, poderia ser reutilizado desde que fosse filtrado... A fazer fé em tudo o que foi dito pelo representante o líquido traz imensas vantagens em relação aos líquidos convencionais, tendo como único "contra" o facto de 5 litros do Evans custarem 92,24€, para além de ser necessário um líquido de preparação (para limpar todo o circuito de refrigeração) que custa, 5 litros, 56,74€. Esse líquido de preparação dá para usar 3 vezes (depois de filtrado). Apesar do preço, se der para usar "para sempre", penso que compensa... Vendo bem e olhando para a minha "frota", quase todos os problemas que aparecem se relacionam (directa ou indirectamente) com o circuito de refrigeração, ou seja o uso de água (anti congelante) neste circuito, tais como tampa do termóstato corroído, bombas de água gripadas, tubos fissurados, etc...

Gostava de saber se alguém já usa esse líquido nos JA´s e a vossa opinião sobre este produto.

Kaizen

Não sou entendido e nunca usei esse produto, portanto estou a escrever por escrever.
A opção que tomei com os meus carros foi a de investir uns dinheiros a limpar o circuito de refrigeração, substituir as peças corroídas e usar o liquido de refrigeração da marca. Toyota e Honda no meu caso. Depois então experimentaria esse.

Hoje troquei uma bomba de água com 100.000kms de um motor com 400.000kms e a bomba velha estava igual á nova. Creio que isto acontece porque desde sempre usei liquido de refrigeração da marca. Mas este é um carro recente.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1