FS5W63A em 510 SSS

Iniciado por Datsunbat, 22 de Março de 2015, 15:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

Datsunbat

Boas a todos!

Há coisa de 1 mês comprei uma dogleg para aplicar no meu SSS...ela é um 63A, está num estado irrepreensível e era apenas caixa de substituição para um outro carro...portanto poucos km's tem.

Vou dar-lhe uma revisão e fazer uma limpeza a fundo!

Esta que adquiri é um pouco mais comprida que a nossa de 4 velocidades, e já li em diversos fóruns que sem cortar o carro, se pode instalar, é questão de arranjar uma manete tipo "s"...alguém sabe alguma coisas disso?

Eu não gosto nada de alterar os carros, mas neste caso é mesmo pelo consumo e por poder poupar motor! Além de ficar mais giro depois! E só mudo porque as relações de caixa são as mesmas da de 4 e em 5ª fica a fazer 0,854...que é fantástico.


Aqui as fotos...





In DATSUN We Trust!

Santos Silva

Sobre a questão que colocas não sei responder.
Apenas comentar que a 5ª ter uma relação 0,813 me parece demasiado longa... Tipicamente, daquilo que conheço, esses valores rondam os 0,86~0,87.

E o que interessa isso, perguntas...
Bom, o que acontece é que vai ser mais difícil aguentar uma 5ª a baixa rotação do motor e só vai servir para andar em velocidade cruzeiro.
Mas isto sou eu a falar.... nada como experimentar!
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Datsunbat

#2
Obrigado SS....tens toda a razão!

A ideia é por o carro um mais adequado às nossas estradas, nada mais! Porque de resto não me queixo muito!
Sei que vou ganhar no consumo e que assim vos posso ir visitar mais vezes porque vou na A1 a velejar...ehehehe

Deixa-me só colocar umas coisa, que eu penso que me enganei nas relações de caixa...

510 Sedan   F4W36L 

4 spd "A" type -   1ªv - 3.382         2ªv - 2.013           3ªv - 1.312        4ªv - 1.000

5 spd FS5W63A - 1ªv-   3.382       2ªv -   2.013           3ªv - 1.312          4ªv - 1.000       5ªv -0.854

Aqui estão as relações de caixa!

In DATSUN We Trust!

Datsunbat

In DATSUN We Trust!

Toylex

A verdade é que tu ficas com uma 5ª que te será sempre muito mais útil a ti do que a qualquer um de nós cá em cima no norte.

Devido às "planuras" nem pneus e travões gastas  :D

Outro pormenor que tens de ter em conta é a relação da cx. com a relação do diferencial e se houver uma boa combinação a relação da 5ª até pode nem ser muito longa.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

rpm

Se colocar aqui as relações finais faço-lhe um gráfico velocidade-rotação para ficar com uma ideia mais exacta.;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Datsunbat

Boas!

Obrigado pelas respostas!!!

As relações são as que inseri acima:

510 Sedan   F4W36L  - A original do carro

4 spd "A" type -   1ªv - 3.382         2ªv - 2.013           3ªv - 1.312        4ªv - 1.000

510 sedan FS5W63A - A dogleg que comprei e que quero aplicar

5 spd  - 1ªv-   3.382       2ªv -   2.013           3ªv - 1.312          4ªv - 1.000       5ªv -0.854

Mesmo fixe!

As primeiras 4 velocidades são exactamente iguais, sendo a 5ª quase um overdrive no meu entender! É muito bom porque poupo muito motor! A malta anda tudo à procura desta caixa, e nos sites estrangeiros a malta não diz como fez, mas se eu o fizer faço um tópico detalhado!

RPM: Era muito fixe mesmo! Se for preciso mais dados eu dou! Tenho um diferencial 219 que não sei a relação, penso que 3.9.

Toylex: é verdade mesmo, aqui dá um grande jeito...vou em 5ª para todo o lado!!! ehehe!!! Penso que ganho só a poupar no motor do carro!
In DATSUN We Trust!

rpm

Peço desculpa mas esqueci-me de perguntar o outro dado importante que é a medida de pneus usada. Podia dizer-me por favor?


Sent from my iPhone using Tapatalk
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Datsunbat

Boas,

Sim, claro que sim RPM, e obrigado pela ajuda!

Uso a jante de origem, jante 13 e tenho pneus 195/60.

Mesmo fixe!

Já andei a fazer medições na caixa e vou ter que adaptar o veio de transmissão!
Portanto um trabalho de corte e costura!
Terei que cortar um veio de transmissão de origem e volta a solda-lo com as medidas certas, e no final mandar calibrar.
A ver se encontro uma casa que faça isso!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

rpm

#9
Ora aqui fica. Bastou fazer um conjunto de linhas pois as relações são iguais até 4a. Ter a caixa de 4 é como se eliminasse a linha da direita.

Parece-me de facto um upgrade essencial. Nem quero imaginar o que será fazer uma viagem longa com a caixa de 4 a fazer 3700 rpm a 100 Km/h.

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Datsunbat

eh pá....grande obrigado RPM...o máximo mesmo!!!

Portanto fica mesmo porreiro!!!

Agora tenho que sacrificar o túnel do carro e cortar o veio de transmissão, mas penso que se consegue!

Se fosse uma curta seria concerteza mais fácil, mas tudo se faz...e nem quero imaginar no que poupo em motor e em combustível!!!

É realmente uma grande diferença!

Abraço
In DATSUN We Trust!

mizé

RPM, que lindo gráfico!

Quem me dera percebê-lo ! :green: :green: :green:

Logo eu que vejo gráficos todos os dias, e com várias cores...

Mas ainda bem que vocês perceberam e traduziram os dados  :D
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Datsunbat

ehehe...Mizé, é fácil de interpretar..

as linhas verdes são as relações entre as velocidades, (1ª, 2ª,3ª, 4ª e 5ª) e por baixo as velocidade em km's que é complemento com as rpm do lado esquerdo.

Por exemplo, onde antes a 100 km's hora em 4ª, que é a caixa de velocidades que tenho e que equipa os 1600 SSS, fazia 3700 rotações, ou seja o motor ia muito enérgico e muito acelerado. Com a nova caixa, e em 5ª, faço agora na mesma velocidade 3100, ou seja, o carro faz menos esforço e torna-se mais adequado para por exemplo circular em auto-estradas e etc, com a vantagem de que com as relações da nova caixa ficar exactamente com as mesmas da de 4...ou seja...tenho um carro original só que com uma 5ª...

Vai valer o esforço!

RPM, obrigado mais uma vez, mas confirmei à pouco que o diferencial que tenho no SSS é um 3.7! Não te importas de fazer novamente um gráfico comparativo?

Abraço
Mário
In DATSUN We Trust!

mizé

#13
Vêem???

Depois de explicado, é muito fácil.

Obrigada Datsunbat. Compreendi perfeitamente.  :thumbsup



Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

rpm

Aqui fica a correcção pedida:

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65