Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989

Iniciado por apeado, 20 de Maio de 2015, 15:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

Splash

O ALB é um sistema de ABS primitivo que a Honda desenvolveu e que mesmo assim não era muito eficaz. Nunca o estudei muito porque felizmente o meu Accord de 86 não veio equipado com ele, mas pelo que vou vendo, é uma complicação dos diabos.

Eu talvez optasse por converter o sistema para funcionar sem ALB, já que bloquear os travões de origem é complicado devido à sua pouca potência.

Não sei se já o tem, mas aqui fica o link para o manual de oficina da Honda. É uma ajuda muito preciosa! http://prelude.openbarr.com/manuals/pdf/3/

Abraço!

apeado

Boa Tarde, Alexandre.

Muito Obrigado de novo por me ter respondido e muito Obrigado pelos Manuais de Oficina, estou a realizar download, mas julgo que já os tenho, no entanto uma preciosa ajuda.

Quanto ao ALB, não o vou tirar, porque quero o carro de origem. Se é para dar luta, vamos a ela. Não me dou por vencido.

Cumprimentos a todos e Obrigado Alexandre.
Frederico Nina.

apeado

#32
Boa Noite a todos.
Chegou finalmente a hora de mudar a correia de distribuição. Agora já posso ir pela 1º vez a um encontro dos AJA. Já não tenho desculpa.


Aproveitei e com a tampa de válvulas cá fora, foi a vez de a pintar. Mas isso foi outra aventura.
Queria desde logo pintá-la em preto picotado para manter a originalidade. Dai começaram as dificuldades. Li aqui no fórum ou no Portal dos clássicos da existência de um spray que faria tal efeito.


No entanto a técnica de aplicação não era das mais fáceis para se obter o pretendido. Entre outras coisas era necessário curar a pintura durante 1 hora a 93ª C .
Comecei a pensar em comprar um fogão velho no OLX, mas rapidamente cheguei à conclusão que a tampa das válvulas não cabia dentro dos fornos de fogões vulgares.
Fiquei sem saber o que fazer, consultei horas a fio a internet para descobrir uma solução, reparei que muita gente usava a pistola de ar quente para curar a pintura e com isso realizar o picotado, pois se a tinta não for bem curada o picotado não aparece. No entanto fiquei com a impressão que com a pistola o trabalho não ficava muito bom. Continuei à procura de uma solução até que alguém no youtube sugeria usar uma caixa de papelão forrada com papel de prata. Papelão ? 93º C ?
Como o investimento não era grande, toca a experimentar, até tenho um bom extintor.
Assim fiz, construi a estufa com uma caixa de papelão, comprei um termómetro de forno, ensaiei e aguentou.
A seguir mostro-vos o trabalho.

- Fase de construção da estufa


- Estufa acabada


- Decapagem quimica


- Lixado e isolado.


- Estufa em funcionamento


- A alcançar a temperatura desejada.


- Trabalho finalizado.


- Pormenor após raspar a tinta do logo e das letras.

Não ficou a 100%, mas não está mau para a 1º vez que utilizo esta técnica. Como tudo na vida a experiência conta muito.

Fiquem todos Bem.
Eu por mim fico a aguardar que publiquem a data do próximo encontro em Leiria.
Até lá.

rpm

#33
O acabamento das tampas Honda costuma ser texturado, não picotado. Não sei se era isso que queria dizer.

Caso precise posso recomendar o trabalho do membro do AJA Camry2200: https://www.facebook.com/MV-Restores-119677338183663/?fref=ts

Para este ano não estão planeados encontros informais em Leiria devido a falta de adesão. Teremos os habituais encontros em Cascais e no Porto.

ps: não se vêem as fotos.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

apeado

Bons Dias.

Obrigado RPM quantos às informações. Fico muito desagradado de deixar de existir encontros em Leiria, apesar de ser de perto de Sintra, tenho o carro em Rio Maior.
Quanto às fotos, será que existe mais alguém que não as vê ?  Coloquei-as como de costume.

Cumprimentos
Frederico Nina

mizé

Já vi as fotos,  mas agora não estão disponíveis

Enviado do meu GT-I9305 através de Tapatalk

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

ICOMATI

Não se consegue ver as fotos caro Frederico. Tenta com um aplicativo reduzir 1.  Exemplo easy picture

apeado

Bom Dia a todos.

Alguém me pode dizer se já se vê as fotos do tópico da pintura da tampa de válvulas ? Alterei a forma como as coloco. Eu consigo ver, mas gostaria de saber se voçês conseguem.
Obrigado.

Frederico Nina.

Brunosantos


Vtwin

Na minha opinião, ficou bem porreiro, e sendo eu um adepto do "do it yourself", adorei o "forno"  :lol
António Martins

apeado

#40
Obrigado pelo vosso "feedback".

Já agora só em jeito de comentário. "Vou pecar".
Desde que comprei o carro, nunca tinha puxado por ele, pois estava com medo da correia de transmissão.
Escusado será dizer que sábado, quando se fechou a tampa das válvulas, só havia uma coisa a fazer. Ver afinal que é que eu tinha comprado.
Auto - Estrada, tempo horrivel, mas o bicho foi mais forte do que eu. Afinal esperei meses por este momento.
Passagens de cx. às 4.000 rpm ( red line é às 6.500 ) e lá fui ver como é que um motor adormecido à 14 anos se comporta.

Fiquei como "uma criança" ou ainda estou "como uma criança". O som apesar de origem é contagiante, o motor sempre certinho tanto em baixas como em altas.
Ás 2 centenas abrandei, pois não quis arriscar mais. Deu-me todo o sinal que as ultrapassa. Mas o tempo não estava para aventuras.

Desculpem este comentário, sei que não é dos mais apropriados, mas tal como "uma criança" gostava de compartir esta alegria com voçês.
Afinal de contas "Eu gosto de carros".  :D




Cumprimentos.
Frederico Nina.

Vtwin

António Martins

ICOMATI

Ficou impecável o trabalho na tampa... Obrigado por ter compartilhado a técnica do forno, interessante.

Flyingtiger

Bom trabalho DIY, impressionante o material para fazer o forno. (cartão? quem diria  :green:)
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

CCoelho

muito porreiro, também resulta após pintares, aplicar a pistola de calor directamente