Honda Prelude 2.0 I-16 4ws (B4140) - 1989

Iniciado por apeado, 20 de Maio de 2015, 15:25

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PBombaça

Após ler tudo do principio ao fim, dou-lhe os parabéns pela bela maquina que aí tem, a pintura da tampa das válvulas ficou excelente, continuação de bons DIY e muitos km de prazer com este belo Honda.

apeado

Bom Dia a todos.

PRECISO DE AJUDA.

Comprei 2 conjuntos de jantes "especiais" para o Honda. Mas tive de colocar pernos mais compridos nos cubos das rodas, o que obrigou a desmontar os semi-eixos e ter cuidado para não estragar os rolamentos de roda. Enfim uma trabalheira.

Aproveitei e ando a restaurar o sistema de travagem. Guarda-pós novos, etc.


A ajuda que vos peço é a seguinte: Preciso de lubrificar os pinos das bombites de travão de disco.
Muita gente usa massa de cobre. Já experimentei e não gosto do resultado.

Não é massa de tirar ruidos. é de lubrificação dos pinos.

O que julgo ser mesmo bom é: SYNTHETIC CALIPER GREASE, tipo CASTROL - RED RUBBER GREASE.
Ou seja uma massa sintética própria para o efeito.

Tenho andado à procura, e pelos vistos dá a sensação que aqui em Portugal, usa-se tudo menos o que procuro.

Algum de vós me dá uma dica onde posso adquirir esta tal massa ? Ficava bastante agradecido.

Obrigado a todos.
Frederico Nina


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Citação de: PBombaça em 10 de Abril de 2016, 16:29
Após ler tudo do principio ao fim, dou-lhe os parabéns pela bela maquina que aí tem, a pintura da tampa das válvulas ficou excelente, continuação de bons DIY e muitos km de prazer com este belo Honda.

Obrigado PBombaça.

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

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Citação de: RPM em 05 de Maio de 2016, 14:21
No manual de oficina do meu Civic recomendam Molykote M77: http://www.ebay.com/itm/281006528716

Obrigado RPM.

Mas o Molykote M77 é para o ruido das pastilhas. O que quero é para os pinos ou guias das bombites. Assinalado na imagem dentro do circulo vermelho. Também tenho procurado silicone em pasta e não tenho encontrado.



rpm

#50
Bem visto. Encontrei esta, parece que é a utilizada nos concessionários: http://www.ebay.com/itm/301769745908
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Splash

#51
52$ por 100g de massa??? :-[

Eu uso massa de silicone, com óptimos resultados. Não ataca as borrachas e no meu caso até desprendeu uma bomba que teimava em prender, justamente porque por cá ninguém lubrifica as guias da pinça como deve ser.

http://www.ebay.com/itm/Silicone-Grease-Multi-Purpose-Grease-Water-Repellent-Carlube-70g-Long-Lasting-/281159769254?hash=item41766d9ca6:g:sawAAOSwjVVVjxgw

apeado

Bom Dia.

Será possivel que em Portugal não exista Massa de silicone ?

Vou optar pela massa de silicone que me aconselha o Splash , além de ser mais barata, os portes de USA, são sempre uma fortuna.

Obrigado RPM e Splash pela vossa ajuda.

Cumprimentos a todos.
Frederico Nina

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Boa Tarde a todos.
Por aqui os trabalhos vão devagar.

Trabalho finalizado de revisão e pintura de bombites de travão.


Aproveito e mostro-vos as Jantes 15' que comprei em 2º mão. Sei que são alemãs e não terão a aprovação de todos, mas o dinheiro não abunda.


No entanto na procura das mesmas descobri  estas Japonesas de 16' por 100 € e não resisti, tiveram que vir comigo. Foram este preço porque têm 2 grandes "handicaps", válvulas 6 mm ( já as arranjei ) e porcas do fabricante "Kosei" neste formato.


As porcas também já as descobri, mas como tive de colocar outros pernes para dar para os 3 conjuntos de jantes ( originais, BBS e Kosei ) estas não servem.  Tive que mandar vir de USA estas de forma a que um torneiro cá as adapte.


Infelizmente 9 porcas vieram com roscas erradas, ao qual reclamei e o fornecedor nos USA, não quis saber. Tive que realizar uma reclamação ao PayPal para o meu dinheiro ser devolvido.

Estão à espera que eu as recupere ( pintura e polimento ).

Chegou a altura de tentar recuperar o ALB ( vulgo ABS ).
O carro tem 2 circuitos de travagem. Um sistema normal às 4 rodas. Outro um circuito independente do ALB com óleo de travões sobre grande pressão provocada por nitrogénio.
Quando os sensores detectam a paragem das rodas fazem accionar 3 selenóides que deixam passar o óleo de travões do circuito do ALB que vai accionar uns pistons que momentaneamente cortam o circuito de travagem normal , aliviando assim os pistões das bombites e empurrando o pedal de travagem para cima. Todo este processo é repetitivo e em décimas de segundo evitando assim a blocagem das rodas.
O carro no seu arranque verifica se o circuito do ALB tem a pressão suficiente para funcionar se fôr necessário. Se não tiver acciona uma bomba para tentar puxar óleo de travões do vaso de expansão para o circuito de forma a ganhar pressão. Se não conseguir ganhar pressão a bomba ao fim de 120 segundos pára para não se queimar e a luz do tablier acende. ( é isto que está a acontecer com o meu ).
O sistema é igual ao do Honda NSX, tendo o NSX, 4 selenóides em vez de 3.
Consegui descobrir na Internet um documento sobre a reparação num NSX.  Lá indica que as impurezas do óleo de travões quando não é mudado, ao fim de muitos anos, encrava os selenóides e eles deixam de funcionar correctamente, não deixando o circuito ganhar pressão.
Este selenóide encontram-se no "Modulador", tem que se abrir limpar e substituir todos os seus anéis de borracha ( são bastantes ).
Todos os anéis de borracha estão descontinuados.
Foi uma verdadeira aventura descobri-los.
Assim arranjei uns em stock  num concessionário Honda Portugal, outros num concessionário em França e outros num concessionário na Alemanha. Finalmente a massa  de lubrificação veio da Bulgária. Se conseguir reparar o ALB, vai ser o ALB mais internacional que conheço.



Com isto tudo já estamos a meio do Verão e ainda não comecei o trabalho.

ATT: Com respeito às porcas para as jantes Kosei, pedia a vossa ajuda S.F.F.
1º Alguém sabe-me dizer onde posso adquirir porcas semelhantes à 3º foto ? Têm de ter pelo menos 35 mm de rosca. Agradecia muito.   
2º Qual a vossa opinião se numa porca com rosca 1.25 puder fazer rosca 1.50 e ficar aceitável ?

Espero em breve vos poder dar noticias que consegui reparar o ALB.
Bom verão para todos.

Frederico Nina.

metralha328


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Bom dia a todos.

Correcção:

Não é 3º foto, mas sim 5º foto.

ATT: Com respeito às porcas para as jantes Kosei, pedia a vossa ajuda S.F.F.
1º Alguém sabe-me dizer onde posso adquirir porcas semelhantes à 5º foto ? Têm de ter pelo menos 35 mm de rosca. Agradecia muito.   
2º Qual a vossa opinião se numa porca com rosca 1.25 é viável fazer rosca 1.50 e ficar aceitável ?

Agradecia "feedback" de alguém se possível.

Obrigado.
Frederico Nina

Kaizen

O Doscapuzes é quem tem experiência neste tema para dar uma opinião ou indicar algum caminho.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

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Obrigado Kaizen.

Fico a aguardar algum "feedback".

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Boas a todos.
Reparação do ALB, ( vulgo ABS ).

É muito comum nestes automóveis o ALB deixar de funcionar, devido á idade. Este sistema só funciona quando existe um potencial bloqueio de rodas numa travagem mais brusca. O que pode passar anos sem tal acontecer. A mudança de óleo de travões deste circuito é descorada e deteriora-se com o passar dos anos, criando resíduos. Grande parte dos proprietários destes veículos, retiram o sistema de ALB ou a luz do tablier, pois o carro continua a travar, mas sem sistema anti - bloqueio.

Como grande apaixonado pela mecânica, não queria abdicar deste sistema, sendo um dos primeiros a aparecer e diferente dos actuais, pois o circuito de óleo de travões do ALB é completamente independente do circuito de óleo de travagem.
Depois do grande trabalho pela Europa a arranjar as borrachas para a reparação do meu ALB ( abs ).Foi tempo de sujar as mãos.

O sistema é composto por:
   Motor e Bomba – responsável por introduzir óleo de travões em um acumulador que por sua vez está pressurizado com nitrogénio, de forma que o circuito de óleo de travões
                                   do ALB atinja uma elevada pressão.
   Acumulador – Depósito em forma de esfera, dividido por uma membrana de borracha. De um lado óleo de travões, de outro lado nitrogénio.
   Modulador – Composto por 3 selenóides ( electro - válvulas ) que abrem ou fecham, accionando 4 pistões que fazem com que o óleo do ALB a alta pressão, feche o circuito de
                             óleo normal de travagem,  momentaneamente e repetidamente ( milissegundos ). Aliviando as bombites de travão e empurrando o pedal para cima, não deixando
                             assim bloquear as rodas.
   Sensores de roda – Envio de sinal eléctrico à centralina dedicada somente ao ALB.
   Centralina – gere electrónicamente  o sistema do ALB.

A centralina do ALB tem um led que pisca consoante o tipo de erro existente no circuito.
Esse led deu a indicação de falta de pressão no circuito.

Já é um começo, mas algo vago. Poderá ser de a Bomba estar gripada e não conseguir  puxar óleo para o circuito, poderá o Acumulador ter perdido o nitrogénio e o circuito não ganhar alta pressão, poderá ser a membrana do Acumulador estar furada ou deteriorada e o nitrogénio foi-se. Poderá os selenóides do Modulador estarem queimados e não abrirem ou poderá os selenóides estarem encravados na posição aberta e o óleo do circuito voltar pelo retorno ao vaso de expansão, estando o circuito aberto e não ganhando pressão.
Para dificultar mais a tarefa, existe um sangrador quadrado, que só se consegue utilizar com uma chave especial da Honda que contém um reservatório para o óleo que sai em alta pressão, ( cerca de 3000 psi ).

Levei o automóvel a uma oficina em que o dono tinha trabalhado na Honda e tinha essa chave. Na tentativa de sangrar o circuito, o único que conseguiu foi tirar óleo do circuito, mas ele não ganhava pressão. Será escusado dizer que a sua 1º reacção e ultima foi desistir.

Do que li na Internet, o mais comum era os selenóides do Modulador ficarem encravados na posição aberta devido às impurezas e detritos do óleo de travões com muitos anos.

1º passo, retirar o Modulador, abrir, limpar, testar o funcionamento dos selenóides e substituir todas as suas borrachas.
No Modulador, todos os selenóides funcionavam, as borrachas tinham bom aspecto, mas estava altamente contaminado de óleo ressequido e de resíduos.

 
- Vista geral do Modulador, selenóides muito ferrugentos por fora e Modulador cheio de residuos e óleo ressequido que entopem todo o circuito.


- Limpeza total, sempre com óleo de travões e esfregão verde da loiça. À direita, Modulador desmontado, vendo-se os pistões a azul, já com borrachas novas.


- Vista do Modulador com o trabalho já terminado.


2º passo, retirar a Bomba, limpá-la e verificar o seu funcionamento.

Na bomba.  Esta tem um motor eléctrico que faz girar um eixo excêntrico dentro de uma  cúpula de óleo, este veio faz actuar um mini pistão que injecta o óleo de travões no Acumulador criando assim a alta pressão.

- Imagem geral da Bomba, onde se vê o sangrador quadrado, Bomba aberta, esquerda - veio excêntrico, direita - um pequeno pistão que deveria estar mais para fora de forma a ser comprimido pelo veio excêntrico.

A desmontar a Bomba, fiquei com a mola do mini pistão partida em 3 na mão. O aço da mola estava completamente podre, devido ao contacto de 25 anos com óleo de travões.
Tirei as medidas da mola ( diâmetro, comprimento que deveria ter comprimida e na sua posição de repouso ). Fui a uma fábrica de molas, comprei uma semelhante e cortei-a de forma a que a medida em repouso e comprimida desse certo com os meus cálculos.

- Nova mola do pistão em Inox, ( talvez dure mais tempo ), Vista geral da Bomba depois de reparada.

Tudo montado e limpo.  Faltava agora a tal chave especial, para sangrar os sistema quanto tudo fosse montado no automóvel.
Um mecânico amigo deu-me uma ideia. Medir o sangrador quadrado, comprar tubo e depois com o maçarico, moldá-lo a 8 mm ( dimensão do sangrador ).
Por sorte, encontrei  tubo quadrado em que o seu interior tinha 9,2 mm e encontrei varão quadrado de 8 mm, que serviria de molde para achatar o tubo para os 8mm que necessitava.
Levei ao mecânico e a chave foi feita. ( Esta chave é utilizada para todos os Hondas que têm este sistema de ALB ).

- Realização da chave. Leva uma mangueira transparente de "mija-mija" dentro tubo que de um lado se liga ao purgador, do outro a um recipiente. Comprida para fácil acesso à Bomba depois de montada no automóvel.

Após uma noite de Rezas, dia D para que tudo funcione. Montar tudo no automóvel e testar.
Após tudo montado, Ligar a bomba, faz barulho e não se desmontou, abrir o sangrador, começa a sair óleo e a ganhar pressão. O pistão da bomba está a funcionar, a nova mola está OK.
Para a estrada testar. Curva com areia e toca a travar.
RESULTOU....RESULTOU....

Estou muito satisfeito, foi uma grande aventura desde a busca de um mecânico que tivesse a chave, encontrar as borrachas, procurar e procurar e voltar a procurar na Net como tudo funcionava e como se poderia ou não arranjar e finalmente fazer. Pois não sou mecânico, muito menos sabia com funcionava um  ALB.
Obrigado pela vossa paciência na extensa leitura.  Se necessitarem de tirar algumas dúvidas sobre o funcionamento e/ou reparação de um destes sistemas no vosso Honda clássico, estou à vossa inteira disposição do pouco que sei, sempre para ajudar.

Com Amor, Persistência, Dedicação e uma pitada de Sorte os nossos Clássicos ficarão como no dia que vieram ao Mundo.

Fiquem todos bem.
Frederico Nina.

PBombaça

Excelente, parabéns pela tua persistência.
Gostei bastante de ler pois não fazia a mínima ideia o que era nem como funcionava um ALB. Agora a máquina quer é estrada :)