Suspensão - Honda Civic

Iniciado por metralha328, 12 de Janeiro de 2016, 12:28

Tópico anterior - Tópico seguinte

metralha328

Boas

Aconteceu-me já por duas vezes, ao passar a uma velocidade um pouco mais elevada por uma depressão na estrada, ou uma curva seguida de uma subida, oiço um bater/raspar do Civic na roda da frente (do lado para onde a curva é feita).

O carro foi à inspecção em Outubro e estava tudo ok, e desde aí andou apenas mais cerca de 1.000 kms. Isto poderá ser derivado dos amortecedores ou das molas helicoidais?

:thumbsup

rpm

#1
Soa a amortecedores a chegar ao fim do curso. Quando batem no batente fazem barulho. Está na hora de os trocar. A IPO vale zero como detector de problemas a esse nível. Desde que estejam mortos mais ou menos por igual passa tudo, uma vez que só reprovam diferenças de um lado para o outro, não baixa eficiência em geral.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Obrigado pela dica Rui.
Já agora, atrás já ouvi algo semelhante a passar por lombas, mas apenas se levar carga (ocupantes) atrás. Preparo-me para substituir os 4?

Citação de: RPM em 12 de Janeiro de 2016, 14:24
A IPO vale zero como detector de problemas a esse nível. Desde que estejam mortos mais ou menos por igual passa tudo, uma vez que só reprovam diferenças de um lado para o outro, não baixa eficiência em geral.

Ainda bem que existem inspecções obrigatórias, sinto-me bem mais seguro...  :wall :wall :wall

Toylex

As máquinas mais recentes e que são o top dos top, são obrigatórias nos centros de IPO que abrem novos, aqui abriu à poucos meses um novo centro de IPO com a última tecnologia e já regista a diferença e a eficiência dos amortecedores, tive uma reprovação à dias num comercial com a falta de eficiência dos mesmos.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

rpm

#4
Citação de: metralha328 em 12 de Janeiro de 2016, 20:06
Obrigado pela dica Rui.
Já agora, atrás já ouvi algo semelhante a passar por lombas, mas apenas se levar carga (ocupantes) atrás. Preparo-me para substituir os 4?

É o que recomendo. Sim, os sinais de desgaste aparecem primeiro com carga, pois quanto maior esta, mais é pedido aos amortecedores (como segue da terceira lei de Newton). Quem estiver bem sintonizado com estes assuntos até num carro novo nota diferenças de comportamento carregado vs vazio. O carro carregado fica subamortecido.

Toylex, isso são boas notícias.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Rui, reparei que um dos sintomas é o pneu raspar no resguardo (de notar que estou com as jantes 15 que equipam de origem o VTI, mas creio que as dimensões são semelhantes) certo? O problema será mesmo dos amortecedores.

rpm

#6
Não estou ao pé do carro para perceber a 100% o que se passa mas o que posso dizer é que isso não é nada normal.

Com essa jante não há qualquer contacto entre a roda e a carroçaria, a não ser que estejamos a falar de pneus muito fora da medida certa.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Citação de: RPM em 19 de Janeiro de 2016, 21:54
Com essa jante não há qualquer contacto entre a roda e a carroçaria, a não ser que estejamos a falar de pneus muito fora da medida certa.

Ele está com uns 195/55/R15 portanto nada de anormal. A verdade é que o plástico da cava da roda está "lambido", e como é numa superfície pequena dá ideia que é quando a roda está virada, e não a direito. Daí eu dizer que oiço mais quando me deparo com depressões na via enquanto estou a curvar.

metralha328

Boa tarde a todos.
Já montei os 4 amortecedores Kayaba no Civic e... à primeira vista ficou impecável!
Hoje como choveu ainda não deu para testar bem (leia-se apertar com ele), mas até ao final da semana dou notícias.
:thumbsup

metralha328

#9
Boa noite a todos
Conforme tinha dito, fui testar a suspensão. Com os amortecedores novos nota-se bem a diferênça, o carro está bem mais estável e mais "certinho" em curva.

No entanto, uma questão: para quem conhece a IC1, quando estamos a entrar no Algarve na zona da serra (Santana da Serra) existem aquelas curvas que são um mimo (de mota então... mas adiante), e estava um rapaz com uma Mercedes C220 cheio de vontade de andar depressa e eu estava com disponibilidade (leia-se gasolina), portanto aceitei o desafio.
O Honda agarrou sempre muito bem, respondeu sempre bem (a 4ª como já me tinha feito ver o RPM é mesmo muito boa), mas... em duas situações (descida vs subida) os pneus da frente roçaram. Ok, ia a 160 km/h, poderá ser disso? Ou necessitarei ver/ajustar as molas helicoidais?
Aceitam-se sugestões!
:thumbsup

rpm

#10
Sem ver o carro é complicado dizer. Não sei se tens o plástico das cavas solto, se tens as molas pasmadas, se tens os batentes dos amortecedores estragados, se te faltam os espaçadores junto ao garfo dos amortecedores, etc etc... Em último caso podes sempre meter pneus 195/50 R15.


Sent from my iPhone using Tapatalk
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Vtwin

No meu caso, quando rebaixei o meu Corolla, tive um problema identico que foi colmatado com umas borrachas para colocar nas molas, que comprei no ebay. No meu caso resultou.
Pela explicação que vi na net, essas borrachas fazem com que o percurso da mola seja menor..
Algo deste genero...

http://www.ebay.co.uk/itm/26-38MM-RUBBER-COIL-SPRING-AID-SUSPENSION-ASSISTER-CAR-TOWING-CARAVAN-TRAILER-/252410329439?hash=item3ac4d3f95f:g:orcAAOSwoQ1Tnhu2
António Martins

rpm

#12
Credo, isso é muito mau e não recomendável. Para além disso o carro do metralha está "original", não pode precisar de invenções.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

metralha328

Citação de: RPM em 02 de Junho de 2016, 16:04
Sem ver o carro é complicado dizer. Não sei se tens o plástico das cavas solto, se tens as molas pasmadas, se tens os batentes dos amortecedores estragados, se te faltam os espaçadores junto ao garfo dos amortecedores, etc etc... Em último caso podes sempre meter pneus 195/50 R15.

- O plástico das cavas está bem.
- Molas pasmadas = sem força?
- Batentes dos amortecedores... ao montarem os novos essa situação saltava à vista certo?
- Espaçadores junto ao garfo dos amortecedores... vou perguntar ao mecânico, mas se ele visse algo fora do normal ele alertava-me.
- 195/50 R15 implicava gastar estes que agora tenho... fora de questão.

:thumbsup

rpm

#14
Encaixe dos amortecedores podes fotografar e colocar aqui. Batentes também, tens é de levantar o carro com um macaco.

Molas pasmadas = com a idade as molas ficam mais curtas.

Lembrei-me que braços empenados também podem causar isso, como está a geometria?

Foto do sítio onde está a raspar também pode ajudar no despiste.

Diagnóstico à distância é complicado, isto é o melhor que consigo.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65