Fãs Toyota não percam...

Iniciado por rpm, 13 de Janeiro de 2016, 05:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

rpm

... a semana Toyota a decorrer no curbsideclassic.com!

Aliás penso que é um site que todos os que se interessam por carros deviam seguir, sempre.

Fica a dica.


Sent from my iPhone using Tapatalk
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Vtwin

#2
Adorei o comparativo, mas julgo que os carros japoneses perderam pontos por isso mesmo, por serem japoneses  :thumbsup
Imprensa britanica no seu melhor...(tendenciosos)
Apenas a minha opiniao, e atenção que ja tive dois capri um 1.6 e um v6
Gostei do facto da GM anunciar motores wankel dois anos depois do mazda rx-2 :)
António Martins

rpm

O comparativo não é Britânico, é Americano. E não me pareceu tendencioso, até porque os carros Americanos ficaram ambos em último.;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Vtwin

Mas eles falam em teste no circuito bridgehampton...foi ai que me induzi em erro..
retiro o que disse (nao sobre o facto dos jornalistas britanicos serem tendenciosos)
António Martins

rpm

Era uma pista em Nova Iorque, entretanto transformada num campo de golfe...

O Celica fica em primeiro no teste de estrada, pena a afinação demasiado mole que penaliza o comportamento. Mas já deu para aprender alguma coisa sobre o modelo.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Li o teste na diagonal, mas o Celica em teste parece-me ter o motor 8R.
Já fiz quilómetros suficientes num Celica TA22 e num RA21 (que usa o 18R que é a evolução do ano seguinte do Celica) para poder dizer que, apesar do motor do 18R me parecer cansado, mesmo dando um desconto leva um baile de potência do 2T-B.

As relações de caixa e transmissão do RA21 são demasiado longas, o que só piora a situação. Em termos de consumo, o meu TA22 praticamente consome metade do que o RA21. Por tudo isto, os valores de performance do teste para um RA20 parecem-me optimistas.

Gincanas (esqueci-me do nome em Português) não são a praia do Celica, nem entendo bem porque é que a malta mete este carro nessas coisas. A direcção não sendo nada de interessante não me parece que comprometa tanto como a análise da revista. Agora, comparar o Capri com o Celica...  :eusa_boohoo:

Na data deste ensaio já devia haver em stock a versão de 72 do Celica com as melhorias do motor e travões.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#7
No texto diz que todos com excepção do Capri são modelos de 1972.
O motor do Celica tem 1860cc, talvez ajude a identificar.

A Car and Driver é uma revista para entusiastas, parece-me bem que tenham testado os limites em pista. Não fizeram gincana, gincana é o que costuma chamar em PT de perícia...
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

#8
Slalom, era a palavra que queria usar. O Celica não me parece um bom carro para estas coisas.

Se é o 1860cc então é mesmo o RA20 com o motor 8R, só foi comercializado no primeiro ano do carro. A data da revista é de Dezembro de 1971, daí os carros serem modelos de 72. No mês seguinte já seriam modelos de 73! Americanices...

No segundo ano de comercialização do Celica (1972), o motor foi substituido pelo 18R, foi introduzida a caixa de 5 velocidades mais para meio/final do ano, os travões mudaram (não me recordo se a bomba também),  os bancos passaram a ser integralmente em pele sintética em vez de pele/tecido como os TA22. Na Europa, creio que os pneus mudaram de Dunlop para Bridgestone RD76, mas no mercado americano não sei. Não tenho a certeza desta última parte.

Edit: Jay Leno´s Garage - 1971 Toyota Celica ST RA21
https://www.youtube.com/watch?v=KqzhfjbnXg0

Apesar de ser um dos piores condutores que vi até hoje (não neste caso em particular), acho que ele faz uma boa análise. Melhor que a dos gajos da Toyota. Se alguém quiser participar num quizz: qual é a cor do carro? :-)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

Não sei se haverá algum erro no artigo, normalmente o carro do model year x sai na segunda metade do ano x-1. Por exemplo os carros model year 1972 deveriam estar à venda mais ou menos de Agosto de 1971 a Julho de 1972, mais mês menos mês.  :thumbsup
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

É isso mesmo, daí a minha estranheza pelo modelo ainda ser um RA20.
Em termos do produção, o RA20 deixou de ser montado em Agosto de 1971 dando lugar ao RA21. Foram montados um total de 15.000 RA20´s, o mesmo número de RA21´s que foram montados de Agosto a Dezembro de 1971.  8)
A caixa de 5 velocidades afinal só saiu em 73.

Foi bom confirmar isto porque assim percebo que a caixa de 5 que montaram no RA21 de 72 que conduzi, vinha de origem com um diferencial 3.9 e foi montada no diferencial de 72 que é um 3.7
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Vtwin

Por muito imparciais que fossem os jornalistas, acabamos por ter 2 produtos Ford e 2 produtos GM.
Ao colocarem esse Celica neste comparativo só vem coadjuvar com o que disse, os Japoneses não partiram em pé de igualdade e mesmo assim deram sova neles...
Os mercados Europeu e Americano tentaram tudo para impedir a chegada dos Japoneses, mas foi inevitável. (possivelmente teriam medo que a economia deles fosse á viola) pois não acredito que se tivessem vendido tantos morris marina como se venderam em Portugal, se não fossem as "restriçoes" da altura..
António Martins

rpm

Estás equivocado, nos EUA nunca houve restrições à importação de ligeiros de passageiros.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Vtwin

#13
Tinha quase a certeza que sim, tanto que o grande "bum" dos Japoneses deu-se precisamente aquando da crise do petróleo para a frente...
Um voluntariado forçado???

https://en.wikipedia.org/wiki/Voluntary_export_restraints
António Martins

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65