Autor Tópico: 2º Encontro Datsun Z Portugal  (Lida 1808 vezes)

Offline MRS

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 752
  • Liked: 0
  • http://rodasquadradas.blogspot.com
    • Ver Perfil
2º Encontro Datsun Z Portugal
« em: 08 de Março de 2016, 09:58 »
Depois do bom acolhimento que teve em 2015 o 1º Encontro Datsun Z Portugal ficou desde logo aberta a possibilidade deste encontro se repetir anualmente , o que veio agora a concretizar-se , com o anúncio do 2ª encontro , que vai ter lugar a 7 de Maio na Figueira da Foz , ainda que para lá chegar os participantes tenham de percorrer um percurso de estrada de cerca de 70 km , a partir do ponto de encontro , situado nas proximidades da nova saída Pombal/Soure da A1 .

Este ano e para tornar mais fácil a participação de cerca de um terço dos proprietários de Datsun 240/260 Z existentes no nosso país (cerca de 90 ) escolheu-se a zona centro do país , com local de concentração mais ou menos equidistante de Lisboa e Porto .

E porque os Z ainda gostam de curvas e de recordar o passado , neste 2º encontro vão ter oportunidade de recordar os troços cronometrados do rali Tap que se disputavam em Quiaios e na Serra da Boa Viagem e terão ainda tempo para disfrutar a magnífica paisagem do Oceano Atlântico que daí de alcança .

O programa definitivo do 2ºEncontro Datsun Z Portugal está definido e será como segue :

Data-7 de Maio

Local de Concentração : 5 km depois da saída Soure /Pombal da A1 , à entrada de Soure .

Percurso comum : cerca de 70 km desde Soure até à Figueira da Foz , Quiaios , e Buarcos , passando pelos antigos troços cronometrados do Rali Tap de Quiaios e Serra da Boa Viagem .

Almoço- Em Buarcos frente ao mar , mesmo no fim do percurso de estrada .
 
Para os participantes de Lisboa e Porto serão organizadas partidas em grupo das respectivas cidades .



As inscrições estão abertas e informações adicionais serão prestadas pelos telefones 91 726 25 25 e 91 722 66 13 .

Offline MRS

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 752
  • Liked: 0
  • http://rodasquadradas.blogspot.com
    • Ver Perfil
Re: 2º Encontro Datsun Z Portugal
« Responder #1 em: 26 de Abril de 2016, 14:45 »
Tudo a postos para o 2º Encontro Datsun Z Portugal
 
Cerca de 30 Datsun 240/260Z estão inscritos no 2º Encontro Datsun Z Portugal que se realiza no próximo Sábado 7 de Maio na Figueira da Foz . Este número é cerca de um terço das cerca de 90 unidades que ainda existem em Portugal .
 
Com partidas essencialmente de Lisboa e Porto , os participantes no 2º Encontro Datsun Z Portugal vão encontrar-se em Soure , aproveitando a nova saída da A1 aberta ao trânsito o ano passado . De Soure haverá um percurso comum que levará os participantes até Quiaios e daí à Serra da Boa Viagem terminando o percurso em Buarcos . Entretanto serão percorridos os antigos troços do Rali Tap de Quiaios e Serra da Boa Viagem .
 
No 2º Encontro Datsun Z Portugal vão estar presentes antigos pilotos de rali e velocidade que no seu tempo pilotaram os 240/260 Z . Falamos de Giovanni Salvi , Mário Silva , Pedro Cortêz , António Onofre , Hélder Valente e Parada Leitão que serão na altura homenageados e proporcionarão bons momentos de histórias antigas do desporto automóvel nacional .
 
Outra presença relevante no 2º Encontro Datsun Z Portugal vai ser o Eng. Nélson de Moura Constante , cujo nome à primeira vista não será imediatamente identificado pelos participantes , mas que foi o criador dos volantes De Moura , que não só estiveram presentes em séries especiais dos Datsun 1200 , como também equiparam vários modelos de produção mundial , entre os quais o Renault Alpine A310 .
Há muitos anos a viver na Figueira da Foz , depois de ter residido na Bélgica e em Coimbra , o Eng. Nélson de Moura foi no seu tempo um dos mais conceituados engenheiros automóveis portugueses com ligações a vários construtores automóveis mundiais .
 
Presente na Figueira da Foz vai estar também o novo Nissan 370 Z , por intermédio da Caetano Power , de modo a que os presentes possam comparar os génes Z dos anos 70 com os dos anos 2010 do século XXI .
 
Tudo se conjuga para mais uma agradável jornada de convívio entre os possuidores nacionais , do mais carismático desportivo japonês de sempre .
 

Offline Luisfcs

  • Nivel 1
  • *
  • Mensagens: 5
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: 2º Encontro Datsun Z Portugal
« Responder #2 em: 07 de Maio de 2016, 19:15 »
e que tal foi o encontro com toda aquela chuva? infelizmente estive a trabalhar e não pude ir ve-los passar!!

Offline MRS

  • Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 752
  • Liked: 0
  • http://rodasquadradas.blogspot.com
    • Ver Perfil
Re: 2º Encontro Datsun Z Portugal
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2016, 09:32 »
2º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL
 
Chuva e Frio não arrefecem entusiasmo
 
Apesar de uma chuva persistente que começou a cair a meio da manhã e que perturbou a visita a locais de grande beleza no percurso até Buarcos , o 2º Encontro Datsun Z Portugal desenrolou-se com grande participação e bom ambiente , proporcionado pelos 28  Datsun 240/260 Z que se apresentaram em Soure para o início o encontro . Zês vindos do Porto , de Lisboa , da Guarda e até do Algarve .
 
O primeiro fim de semana de Maio apresentava-se , contra todas as expectativas , chuvoso e ventoso , mas nenhum dos inscritos faltou à chamada . A Câmara Municipal de Soure tinha preparado uma recepção excelente e o seu Vice Presidente fez as honras á casa apresentando o Concelho e as suas potencialidades turísticas e gastronómicas . E depois lá foi a caravana a caminho de Quiaios , local do reagrupamento , antes de se entrar na Serra da Boa Viagem com destino a Buarcos , na Figueira da Foz .
 
A chuva por essa altura já tinha começado a cair com alguma intensidade e a partir daí não largaria os participantes até final . Apesar das condições adversas ainda deu para admirar a paisagem da costa atlântica vista do miradouro da Serra da Boa Viagem e descer pelo Cabo Mondego até Buarcos , local do fim do percurso comum .
 
Aí um grupo de notáveis esperava pela caravana e iriam associar-se a umas boas horas de conversa à roda dos ralis nacionais dos anos 70/80 e dos Z , que todos tinham conduzido pelas florestais do nosso país  . A presença de Giovanni Salvi , Pedro Cortês , Mário Silva , António Onofre , Parda Leitão e Hélder Valente foi uma (já esperada) surpresa , mas todos os participantes tiveram oportunidade de confraternizar com este grupo de pilotos ainda bem conhecido do público nacional .
 
Entretanto a Caetano Power que se associou ao evento , já tinha anunciado a próxima abertura do primeiro Nissan High Performance Center em Lisboa no mês de Maio e os presentes já tinham apreciado a qualidade de construção e a beleza do 370 Z Nismo , um dos modelos que o novo “Nismo Store” irá ter em exposição . Enquanto isto , os 28 Z apanhavam o ar do mar junto ao paredão de Buarcos , bem guardados pelas condições proporcionadas pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e pelo Clube de Automóveis Antigos da Figueira da Foz , que colaboraram na organização do evento .
 
A tarde já ia longa quando os motores dos Z recomeçaram a trabalhar , nalguns casos à espera de 300 km para regressar a casa . Ficava um dia bem passado , cheio de boa conversa e bons quilómetros em carros que apesar de mais de 40 anos continuam bem vivos e a proporcionar excelentes momentos de condução e prazer .
 
Até para o ano ou talvez antes , se possível com menos chuva , que mesmo assim não arrefeceu o entusiasmos dos presentes . Longa vida para os Z nacionais , que ainda são cerca de 90 .