Entusiastas, Amigos e a sua interação !

Iniciado por Toylex, 16 de Março de 2016, 08:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

Toylex

Alguns poderão achar estranho este tópico, mas a verdade é que eu tenho dito que às vezes mais parece que nem há fórum, é que a tão baixa participação que se tem vindo a verificar particularmente em alguns dias e até dias seguidos sem que alguém coloque mensagens, é pelo menos para mim uma situação triste.

Continuando a expressar a minha opinião e orque já alguém disse que era um sujeito emotivo e não se enganou, eu sou realmente um dos que gosta muito de JA´s sendo também uma pessoa que se sente isolada na região onde me encontro por não ter entusiastas na minha terra e conviver sozinho com os meus JA´s sinto muita necessidade de vir aqui conviver com a malta e partilhar com orgulho as minhas coisas, essa é talvez a razão principal por eu achar que às vezes as coisas por aqui andam meio "apagadas"

Mas todos os dias de manhã recebo o email do AJA-Team a informar-me da actividade do dia anterior e às confirmo que nada se passa ou passou, isso entristece-me, mas quando vejo movimentação como abaixo indico do dia de ontem que até nem foi dos dias mais movimentados mas que já tem algum relevo, fico agradado, partilhem e troquem as Vossas opiniões por cá e claro não quer dizer com isso que deixem os Faces etc...

Ora o email com a atividade de ontem, pelo menos 36 posts, muito bom   :thumbsup


ToyLEX,

Em baixo está um resumo de toda a atividade de hoje, nos quadros e tópicos que subscreveu no AJA - Amigos dos Japoneses Antigos. Para remover a subscrição, por favor visite o link em baixo.
http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?action=profile;area=notification;u=411

Foram adicionadas respostas aos seguintes tópicos:
-----------------------------------------------
11 respostas em "24º Encontro Informal AJA Norte - Porto - 13 de Março de 2016"
8 respostas em "Alguém daqui tem JA novo - 2ª edição de 2016"
2 respostas em "Fotos da internet"
2 respostas em "Fotografias ao Domingo de manhã"
2 respostas em "Qual é para si o melhor JA para usar no dia a dia?"
6 respostas em "restauro celica ta22"
1 resposta em "Datsun 1200 4 Portas - 1971 [AndreP]"
1 resposta em "Mazda 1800 05/1973 "
1 resposta em " Anúncios no OLX"
2 respostas em "Cromagem de para-choques problemática"


Até breve,
A equipa de AJA - Amigos dos Japoneses Antigos

   

Edit - Correção erro ortográfico no título.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Vtwin

#1
Boas toylex, sendo eu um "maçarico" aqui pelo forum, devo de admitir que ontem realmente foi um dia extraordinário em termos de posts e se não estou em erro o mais concorrido desde que aderi ao AJA.
António Martins

FC

Boa tarde,

O forum somos nós todos que fazemos andar, o combustível necessário só nós  o conseguimos colocar.

Realmente tudo aqui anda muito parado, não é de agora há já algum tempo que estamos nesta situação, mas estou convicto que muito em breve, todos juntos iremos resolver esta situação.

Peço desde já e em nome do AJA a todos os que lerem este tópico para agirem como se da primeira vez se tratasse e iniciassem novos tópicos, tais como por exemplo:

          .Apresentação das suas viaturas, com fotos e até uma breve história como foi a aquisição.


Este é um exemplo de muitos outros que podem colocar.

Não se esqueçam que " TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES"

Abraço para todos
Socio AJA nº 55

mizé

Há momentos, como tudo na vida.
Mas estou convencidíssima que vamos avançar
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

rpm

É problema geral dos fóruns. As pessoas agora preferem interacções mais rápidas e superficiais (leia-se Facebook).
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Vtwin

Mas ai o mal ja nao é so nosso (leia-se aqui do site) mas da sociedade em si. Basta ver quantas pessoas puxam do telefone enquanto estao em conversa com alguem, ou pior ainda, quando estão á mesa. Mas isso acho que não é assunto para discutir neste forum. Apenas a minha opiniao :thumbsup
(atençao que nao tenho nada contra qq tipo de redes sociais)
António Martins

Toylex

Percebi agora que o título tem um erro, corretamente é "interação" 

Os faces às vezes recebem as novidades em 1ª mão, isso é quase aceitável, ex. sobre o evento passado FDS houve dezenas de fotos colocadas no FB do que no fórum, mas isso por força dos participantes que as colocaram e alguns deles por não estarem inscritos no fórum.

Não defendo a publicação nas redes sociais de imagens dos n/ carros, os restauros, o lazer com eles etc... penso serem assuntos mais reservados e aqui é o sítios ideal que não estando 100% protegido do alheio, pelo menos está menos exposto, isto é um das várias razões que podem fomentar a atividade no fórum  :thumbsup


José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Vtwin

Eu tenho a ideia que as pessoas são livres de escolher aquilo que devem fazer, ou as opções a tomar, mas acho que essa questão de restauros e questões mais técnicas, sejam expostas nos sites próprios e nao em redes sociais, mas é a minha opinião e vale o que vale.
Agora também tenho a certeza que o site AJA ou outro qualquer mais direccionado ao que quer que seja, tenham perdido muito com a chegada do face e outros assim.
António Martins

Santos Silva

Vamos lá ver se consigo escrever tudo sem me esquecer de nada... (posso sempre editar depois... ::) )

O Forum do AJA tem mais importância e mais objetivos que "encontrar-mo-nos" aqui todos os dias. Sim, é verdade que o forum era o local onde todos os dias todos nós vínhamos deitar o olho, trocar "piropos" e deixar as novidades. Sim é verdade que o facebook veio estragar esse status quo pelo imediatismo que apresenta e pela facilidade de comentar, colocar fotos, etc.
O Forum do AJA é muito mais que um facebook à moda antiga.
É o repositório de todo o acervo que se foi juntando ao longo dos anos. É o sitio onde voltamos para pesquisar, para procurar, para conhecer, para saber como fez o outro para que nós ganhemos tempo com isso ou que evitemos erros.
Algum de vocês costuma ir ao facebook procurar informação sobre restauros?, informação técnica? Acham que é fiável? (ok, há meia dúzia de locais que são).
Se virmos as estatisticas de mensagens, verificamos que quem está na linha da frente ainda são os moderadores e fundadores. Era uma altura em que todos nós tínhamos tempo e disponibilidade para escrever aqui. Para terem uma ideia, os primeiros 10 membros mais ativos representam 64% das 97000 mensagens registadas no fórum (o Toylex está em 9º).

O forum está efetivamente pouco frequentado mas, e eu não sei pois só estou inscrito neste, todos os outros foruns estão às moscas. Como vai o Datsunpt?... e o Celicas Clube? (este até fechou, não foi? Só existe no facebook...) E o AE86PT? estamos pior? ou igual?

Eu entendo que o José Manuel esteja longe e sem massa critica representativa à sua volta e que precise do forum todos os dias. Mas não sei se podemos fazer muito mais...  :duh:

Eu próprio não venho aqui todos os dias... há dias que estou cansado, sem paciência, sem motivação...

Se eu adivinhasse o futuro... diria que um dia o FB vai decrescer com o aparecimento de outra treta qualquer... instagram?... Mas o forum do AJA vai continuar aqui, com informação válida, histórica.

Eu não estou a par das novas tendências ou aplicativos mas um dia é possível que o forum evolua para outro tipo de plataforma informática que possa acolher com mais facilidade os comentários e a colocação de fotos. Por falar nisso, foi alargada a capacidade de colocação de fotos por post, fotos maiores!

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Santos Silva

Nem de propósito, fica aqui um exemplo das misturas no FB... e este tópico ainda foi colocado ontem. Imagino que vão existir mais comentários.

https://www.facebook.com/groups/toyotistas/permalink/1151175524895577/?comment_id=1151539208192542&notif_t=group_comment_reply

E já agora, este é outro exemplo de um forum que desapareceu...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Toylex

Para quem não tiver acesso ao grupo.
Fiz copy past dos comentários no Grupo Toyotistas / FaceBook

João Rocha da Silva
Ontem às 17:25 · Porto, Portugal
Acho que este grupo se está a tornar um OLX... Se querem vender metam nas publicações de venda e não na discussão geral. Claro que podem dizer "Se não gostas não vejas"... mas era só para chamar a atenção dos administradores, porque para mim clicar no "Sair do grupo" é fácil e não chateava ninguém... Só não melhorava é nada neste grupo que até é interessante.
Saudações Toyotistas
Gosto Mostrar mais reações Comentar


Pedro Meixedo
Pedro Meixedo Ainda te dás ao trabalho! ... Emoji wink
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 23:21

Vasco Casanova
Vasco Casanova Aproveitando o teu comentário ao qual não fiquei indiferente aproveito para agradecer o facto de denotar a existência dois pesos e duas medidas. Uns posts são OLX mas outros não. Talvez isto seja um grupo elitista. Se são toyotistas então tentem não ser toyotistas tunnings. Quem gosta de um puro Toyota mantém-no fiel ao que ele é de origem. E obrigado por apagarem o meu post.....parece que era o único OLX ou então não....fica a dica
Gosto · Responder · 1 · 20 h

João Rocha da Silva
João Rocha da Silva Vasco, há duas secções no grupo, a "Discussão" e as "Publicações de Venda". Se o teu post estava na "Discussão" e o teu objectivo era vender alguma coisa, lamento dizer mas temos pena (não, eu não sou administrador mas há que respeitar e tem que haver igualdade de critérios). Para a próxima tenta fazer como os outros participantes que colocam as vendas nas vendas e as discussões nas discussões.

Quanto a esses juízos de valor relativamente a "tunnings" ou "origem", para mim tanto me faz como se me fez, sinceramente. Eu tenho o meu gosto, tu tens o teu mas isso nem sequer é questão aqui. Na secção "Publicações de Venda" podes ver mais de uma centena de anúncios, e certamente todos não agradarão a toda a gente. Cada um come do que gosta, origens, restauros, até às fibras e fumarentos... apenas me faz impressão quando se inunda a discussão com anúncios quando o objectivo principal dessa secção é a troca de conhecimento, entreajuda de mecânica ou apresentação de novidades da marca. Se o negócio for bom as pessoas entram em contacto, não se preocupem... não ocupem é o espaço de quem quer discutir a marca e os tópicos com ela relacionados... Emoji smile
Gosto · Responder · 2 · 20 h · Editado
Telmo Ferreira
Telmo Ferreira Muita paz e tranquilidade.... Toyota/Lexus sempre!!! O resto é histórias....
Gosto · Responder · 1 · 38 min

Escreve um comentário...
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

rpm

#12
Obrigado Toylex. De rir, é o típico egoísmo...

Na página do FB do AJA tivemos de desactivar os comentários porque quase todas as semanas havia alguém a querer vender alguma coisa. As pessoas só se lembram dos grupos quanto precisam de ajuda ou querem vender algo, ou claro, afagar o ego através dos likes (já repararam que no FB parece que toda a gente está sempre a fazer grandes viagens, comprar grandes coisas, super feliz, etc?  ::) ).
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Cortina Team

Tenho de concordar que o "movimento" do forum está muito longe do registado à 7/8/9 anos e contra mim falo. No início, era tudo novidade... era "muito fácil" criar tópicos porque ainda estava tudo por fazer, por dizer e por conhecer. Todos os dias havia registo de novos membros, novos carros, novas histórias, dúvidas técnicas, etc., etc...
Com o amadurecimento do AJA e com o acumular de toda a informação, torna-se cada vez mais difícil apresentar assuntos novos, ficando reservado quase em exclusivo para mostrar as novas aquisições e os eventuais restauros. Como existem outras plataformas para divulgar fotos e processos, o forum serve "apenas" para consultar informação e esclarecer dúvidas muito específicas, fruto da experiência e conhecimento que se acumulou ao longo dos anos.

Outra coisa que também tem muito peso é o facto de "antigamente" os membros precisarem do forum para comunicar. Neste momento, grande parte de nós já se conhece pessoalmente, já temos e-mail, telemóvel e até já jantámos lá por casa e, mais uma vez, deixámos de precisar do forum para comunicar.

Para terminar, e mais uma vez falo contra mim, a não actualização dos tópicos da manutenção e restauro deve-se por vezes às críticas que aborrecem e desmotivam o esforço que cada um faz pelo seu projeto e, por isso mesmo, mais vale não mostrar o que se vai fazendo lá por casa ao fim de semana.
O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

rpm

Continua a não faltar que dizer, que perguntar e que aprender. O que mudou foi a vontade das pessoas.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65