Entusiastas, Amigos e a sua interação !

Iniciado por Toylex, 16 de Março de 2016, 08:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

Cortina Team

Citação de: RPM em 29 de Março de 2016, 22:31
Continua a não faltar que dizer, que perguntar e que aprender. O que mudou foi a vontade das pessoas.
Talvez sim, talvez não. Por vezes são banalidades, por outras são coisas tão específicas que só interessam a 3 ou 4 pessoas e o tópico encerra-se a ele próprio passados 5 ou 6 dias. Não é uma crítica mas uma constatação e dou o mérito a quem ainda tem capacidade para criar temas novos e interessantes.  :thumbsup
O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

Toylex

Citação de: RPM em 29 de Março de 2016, 22:31
Continua a não faltar que dizer, que perguntar e que aprender. O que mudou foi a vontade das pessoas.

Um pouco a minha opinião.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

Então:

DIGAM!

PERGUNTEM!

APRENDAM!

ENSINEM!

CRITIQUEM!

APLAUDAM!

A obrigação de manter o forum ativo não é de 2 ou 3... é de todos!

E essa questão da "vontade" tem  muitas outras coisas por trás... tempo, cansaço, outros afazeres, rotina, etc... Normalmente leio os tópicos todos mas nem sempre comento... e devia?... se calhar...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

Estamos a pregar para o coro SS. Quem respondeu a este tópico é quem responde a todos os tópicos. A maioria de quem se fala nem cá põe os pés (a não ser quando precisam de algo...  :shhh: ).
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

FC

Com menos conversa já se tinha começado a fazer o que sugeri.

É como se começássemos do zero, VAMOS COLOCAR TUDO DE NOVO.

OS NOSSOS CARROS UM A UM, AS MOTAS UMA A UMA, E ASSIM MUITAS MAIS COISAS.
Socio AJA nº 55

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

fredcor

meus amigos

Este problema não se passa só no nosso forum, em geral todos os forum perderão o interesse por varias razoes.
As redes sociais, são a maneira mais fácil de mostrarmos os nossos clássicos, mas só isso pois não aprendemos nada uns com os outros; por outro lado temos o habito de não perguntar quando não sabemos e esconder o que fazemos para o vizinho não copiar.........
Para muitos os fóruns só servem para aproveitar ideias e não contribuem em nada para o enriquecimento de todos.
Como sabem o nossa terra e um pais do futebol e de mexericos.
Penso também ser um problema cultural, alem de que julgo não somos muitos os realmente aficionados.
Acompanho fóruns espanhóis e a contribuição de todos é diária o que dá muito prazer participar.
Tenho acompanhado outros fóruns em portugal mais ligado aos Volkswagen e o problema é ainda maior.
VAMOS MANTER O FORUM ACTIVO.
abraço

fred


Vtwin

Eu no meu caso até preferia que começassem a fazer novas "apresentações", pois como "maçarico" não conheço o portfolio aqui da malta, á excepção dos com quem me encontrei nos encontros a que assisti. Conheço os carros, algumas caras, mas nomes, nicks, e os carros/motas que lhes pertencem ainda não sei (embora admita que acho piada ir descobrindo pelo caminho) como ao inicio não sabia que o SSgarage estava associado ao Santos Silva. :tijolos
O fórum só morre se todos nós deixarmos, embora tenha reparado que de vez em quando aparece por aqui alguém, que nem apresentação faz e começa logo a expor duvidas, e se alguem as esclarece, ou até demoram algum tempo a responder, veem logo com criticas (como já presenciei) nunca mais por aqui aparecem.
Eu particularmente gosto bastante do espirito e temas discutidos no forum, nao tenho redes sociais, mas fui bisbilhotando os toyotistas e etc, e vi que não tenho espirito, nem paciencia para tantos "temas de conversa".
Apenas a minha opinião (gostaria de adicionar que não sou fanatico de JA`s mas fanatico de carros antigos com preferencia para os JA`s) á e como carro do dia a dia tenho um Land cruiser que adoro (bem se calhar ate sou fanatico de maquinas Japonesas) mas não sou tendencioso, e sei admitir que até aquele corolla ee88 se nao estou em erro, deve bastante á beleza.
Desculpem o testamento  :wall
António Martins

Toylex



Citação de: Cortina Team em 29 de Março de 2016, 21:55
Tenho de concordar que o "movimento" do forum está muito longe do registado à 7/8/9 anos e contra mim falo. No início, era tudo novidade... era "muito fácil" criar tópicos porque ainda estava tudo por fazer, por dizer e por conhecer. Todos os dias havia registo de novos membros, novos carros, novas histórias, dúvidas técnicas, etc., etc...
Com o amadurecimento do AJA e com o acumular de toda a informação, torna-se cada vez mais difícil apresentar assuntos novos, ficando reservado quase em exclusivo para mostrar as novas aquisições e os eventuais restauros. Como existem outras plataformas para divulgar fotos e processos, o forum serve "apenas" para consultar informação e esclarecer dúvidas muito específicas, fruto da experiência e conhecimento que se acumulou ao longo dos anos.

Outra coisa que também tem muito peso é o facto de "antigamente" os membros precisarem do forum para comunicar. Neste momento, grande parte de nós já se conhece pessoalmente, já temos e-mail, telemóvel e até já jantámos lá por casa e, mais uma vez, deixámos de precisar do forum para comunicar.

Para terminar, e mais uma vez falo contra mim, a não actualização dos tópicos da manutenção e restauro deve-se por vezes às críticas que aborrecem e desmotivam o esforço que cada um faz pelo seu projeto e, por isso mesmo, mais vale não mostrar o que se vai fazendo lá por casa ao fim de semana.

A base da discussão está quase por completo expressa neste post.

Retifico o seguinte :
- Falta de novidades : Não é razão para falta de participação, as novidades somos nós que as criamos, com novas aquisições, melhorias ou restauros e só este último faz correr muita tinta.

- Criar novos tópicos : É sempre necessário criar novos tópicos, quem que ainda não se apercebeu que os 80´s já são JA´s  ! ?  Até à 7/8 anos só achávamos os 60´s e 70´s como JA´s logo o tempo anda e novos assuntos são necessáriamente desenvolvidos

- Eu já percebi à muito que nunca vou publicar "vícios" e gostos nas redes sociais, fotos de JA´s publicadas com acesso por parte de milhões, não é aconselhável, e se os membros passaram a conhecer-se melhor e a privar, não precisam de partilhar nas redes sociais aquilo que é visto por milhões.

- Como já tive oportunidade de comentar, o fórum não pode ser alimentado por 3 ou 4 elementos, devemos ser todos, mas há alguns poucos elementos com um know how acima da média que podem lançar a discussão, e com vontade todos podem interagir.

- Por último e pegando ainda no caso concreto do post citado, não me apercebi de uma única crítica no fórum aos trabalhos efetuados, pois se como se admite não são partilhados, também não são conhecidos, logo não podem ser criticados, a não ser que sejam criticados e avaliados pelo tal grupo de amigos que já trocou contactos e priva entre eles, portanto não vejo onde se possa aplicar esse ponto de vista.

E termino como comecei, este post é o prognóstico real do estado atual que estamos a discutir, mais coisa menos coisa.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Toylex

Só para dizer que achei piada à ideia de criar novos tópicos de apresentações, só pode ser mesmo piada...

No meu caso concreto tenho os meus carros apresentados (salvo um ou dois que no meio de mais de uma dúzia...)  e devidamente documentadas as melhorias e restauros, as quase 3000 mensagens não foram saco roto, valem o que valem mas foi com muito interesse que coloquei, se em 2007 quando me apresentei porque adquiri um KE25, devo ao fórum AJA o facto de ter quase 20 carros e serem todos exclusivamente japoneses, foi o AJA que me levou a excluir os não JAP e se à 9 anos atrás me perguntassem se eu iria ter tantos carros, nem eu acreditava ser possível, mas foi o AJA que me levou a tal e já muitas vezes me questionei se eu não estaria "doente" por tal loucura, mas foi mesmo o AJA, de outra forma nunca teria tantos JA´s


José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

Estão aqui tantas sugestões que me parece que só falta pô-las em prática:


- Re-apresentações - este parece-me bastante interessante, ir buscar a apresentação dos que já cá estão há 5, 6 7, 8 e mais anos e acrescentar o que já evoluimos.

- Apresentação dos veículos de cada um com breve história - podes começar Fausto... tens muito por onde postar!

- Postar os restauros - mostrar o que se tem feito em vez de se mostrar só aos amigos vizinhos

- Fazer um esforço por comentar algo nos tópicos dos outros - não digo que se coloque apenas um "Like" mas fazer ver aos outros que vimos e apreciamos

Não me importo de estar a pregar para o coro. Não vou deitar a toalha ao chão. Se fosse para isso não tinha aceite continuar a representar o AJA com a responsabilidade que tenho. Mas tenho consciência que sozinho não posso nada.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Santos Silva

#26
Foi quase ao mesmo tempo que colocamos os posts Toylex mas eu acho muito bem que nos voltemos a apresentar aos mais novos, aos que aqui chegaram há pouco tempo. Não vejo onde isso possa ser uma piada...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Vtwin

Citação de: Toylex em 30 de Março de 2016, 21:32
Só para dizer que achei piada à ideia de criar novos tópicos de apresentações, só pode ser mesmo piada...

No meu caso concreto tenho os meus carros apresentados (salvo um ou dois que no meio de mais de uma dúzia...)  e devidamente documentadas as melhorias e restauros, as quase 3000 mensagens não foram saco roto, valem o que valem mas foi com muito interesse que coloquei, se em 2007 quando me apresentei porque adquiri um KE25, devo ao fórum AJA o facto de ter quase 20 carros e serem todos exclusivamente japoneses, foi o AJA que me levou a excluir os não JAP e se à 9 anos atrás me perguntassem se eu iria ter tantos carros, nem eu acreditava ser possível, mas foi o AJA que me levou a tal e já muitas vezes me questionei se eu não estaria "doente" por tal loucura, mas foi mesmo o AJA, de outra forma nunca teria tantos JA´s

Bem tinham razao, temos de combinar uma visita ao museu Toylex  :assobio
António Martins

FC

Toylex

Faça como entender, eu acho que me exprimi bem, este é um exemplo de muitos que se podem fazer.

Se tem os seus carros apresentados ainda bem, poderá haver pessoas que não os conhecem e a si também não, porque 2007 já foi á 9 anos e muita coisa mudou e muita coisa se transformou.

E eu por norma não faço nem digo piadas, pois não trabalho em nenhum circo.

Lamento que tenha recebido assim a mensagem
Socio AJA nº 55

Umtali

Já escrevi e já apaguei a minha resposta várias vezes pois não sou pessoa de muitas palavras (escritas) pois nem sempre me consigo expressar devidamente.  :redface

- Já disse a alguém (e escrevi algures) que as redes sociais são a razão principal pelo declínio dos fóruns mas como tudo, são uma moda e as modas passam.
-Também a crise económica e o preço da gasolina limitou muitos de nós nos últimos 5 anos, projectos foram abandonados (e até vendidos) e as pessoas deixaram de aparecer ...
- Por fim, as nossas vidas mudam dia para dia e nem sempre temos a disponibilidade que desejava-mos.

Por isso o forum do AJA é aquilo que nos resta pois aqui existe um espólio de informação que foi construído ao longo de muitos anos, por muitos membros que porventura até já não fazem parte do forum. Novos tópicos, sim, mas desafio aos novos membros (p.ex. Vtwin) para ir ao "fundo do baú" e desenterrar muitos tópicos interessantes que ao longo do tempo ficaram esquecidos. Será interessante re-ler algumas afirmações feitas nessa altura ...  :assobio

Já agora aproveito para deixar algumas dicas:
- Deixem-se de postar anúncios de JAs à venda (actualmente já existem sites de venda suficientes que toda a gente pesquisa) a não ser que sejam modelos raros, ou verdadeiros negócios.
- Ao contrário de outros grupos, vamos-nos concentrar no que é "nosso" ou "nacional" ... canso-me de receber "informação" com fotos de carro noutras partes do mundo!!!
- Cada vez que fizerem um "like" no FB, tirem um minuto para passar no NOSSO forum e fazem um "gosto" nos tópicos dos nosso colegas.


Finalmente quero dizer que alguns membros do AJA já são a minha segunda família e posso correr Portugal inteiro e encontrar-me com eles a qualquer dia e hora que sou sempre bem recebido. Para aqueles que ainda não fazem parte desta familia, não tenham receio e cheguem-se à frente, participem e apareçam!  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11