Toyota Corolla AE92 GT-I 16 Liftback

Iniciado por PBombaça, 04 de Abril de 2016, 21:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

AndreP

#45
Pode ser a borboleta suja! Passa-lhe com spray de limpeza ou tenta ver se está suja/presa de alguma maneira!

Quanto ao botão, parece-me que vai para ai uma grande invenção! Mas olha que se mexe com o nível de octanas (e provavelmente mexe no avanço do distribuidor), cuidado! Pois usar gasolina de 95 octanas num "setup" de 98 octanas destroi o motor, devido à detonação (Explosão/faísca antes do tempo)
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

PBombaça

Citação de: AndreP em 17 de Abril de 2016, 23:43
Pode ser a borboleta suja! Passa-lhe com spray de limpeza ou tenta ver se está suja/presa de alguma maneira!

Quanto ao botão, parece-me que vai para ai uma grande invenção! Mas olha que se mexe com o nível de octanas (e provavelmente mexe no avanço do distribuidor), cuidado! Pois usar gasolina de 95 octanas num "setup" de 98 octanas destroi o motor, devido à detonação (Explosão/faísca antes do tempo)

O spray de limpeza é daquele para limpar os carburadores ou existe algum especifico?

PBombaça

Bem vamos aqui a uma pequena actualização, não é nada de especial, mas mais uma coisa que estava sem funcionar e que precisava de ser arranjada ou substituída o comando da sofagem que tinha a alavanca da regulação da temperatura partida, até podia ter comprado uma, mas não era a mesma coisa :).

Aqui está o comando com a alavanca em falta pois a peça estava partida.





Desmontei então o que restava da alavanca e com um bocado de cartão fiz um molde do que supostamente seria o resto da coisa.



Peguei então num resto de chapa de inox que por aqui tinha, umas horas a serrar e a limar e eis o resultado final.



Já com um pouco de manga retráctil, que fica na zona que passa entre o plástico como estão os outros.



Aproveitei a furação que já existia no resto da peça original e aparafusei uma à outra.



Já a fui experimentar no carro e em principio está a funcionar :D:, a peça preta que fica na ponta por sorte estava dentro do cinzeiro que fica na parte de trás, agora vai levar uma valente limpeza ser lubrificada e ficar guardada até ser montada no seu devido lugar.



Até breve  :D

Earthp

#48
Estou a gostar do trabalho, nota-se que estás entusiasmado...aos poucos vai lá :thumbsup

Flyingtiger

Muito bom, não há nada como sermos nós a trazer de volta a vida ás nossas máquinas, criam-se laços e gostos que ficam para sempre.  :thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

PBombaça

Gosto de fazer estas coisas e sempre se mantem as peças originais com que saiu de fabrica, é o segundo restauro que faço e sempre fiz assim tudo o que der para reparar fica. :)

RT

A rotação parece-me um pico de nada acima, mas acho que nada por aí além. Não sei se é diferente do meu 86 pois esse tem sensor junto ao filtro de ar.

Bons progressos. :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Santos Silva

Tiro-te o chapéu!!!!
Não percas o andamento!

Já agora, o tal botão é mesmo para mudar entre 95 e 98 octanas. Normalmente isso existia nos carros do Canadá e outros destinos mas só nas viaturas com válvula EGR. O que faz é alterar o avanço da ignição como já foi mencionado acima.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

PBombaça

Ele é importado, veio da Suiça aí está a razão do tal botão e mistério desvendado, agora surgem-me algumas duvidas acerca do seu funcionamento, pelo que percebo ao puxar deve ser para 95 certo? E se me enganar irá prejudicar a saúde do motor?
Vou tentar não perder o andamento, obrigado pela ajuda.

Santos Silva

95 octanas para fora
98 octanas para dentro
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

PBombaça


AndreP

Citação de: PBombaça em 24 de Abril de 2016, 13:40
E se me enganar irá prejudicar a saúde do motor?

Se tiveres gasolina de 95, e usares o avanço de 98, dependendo dos graus de avanço para que estiver configurado e do quão mais avançado ele fica, mas muito provavelmente vais dar cabo do motor numas poucas centenas de kilómetros, pela ocorrência de "knock".

O knock é muito simples de explicar:

- O avanço de ignição dita o quanto antes, em graus, do ponto morto superior do pistão (Posição em que o pistão está na posição superior máxima), a faísca na vela é dada nos cilindros. Este valor é calculado tendo em conta o tempo que a chama demora a inflamar-se e tem em conta o tempo que demora a explosão a dar-se, para se aproveitar toda a energia criada na explosão quando o pistão está já em movimento descendente (ajudando este precisamente a descer).

- A gasolina de 95 ou 98 tem apenas a ver com a sua resistência à inflamação, através das suas propriedades energéticas. Ou seja, a gasolina 98 tem maior resistência à inflamação que a 95, ou seja, demora mais tempo a dar-se a explosão da mesma.

- Se considerarmos os 2 pontos acima, percebe-se facilmente que o avanço deve ser maior ao usar gasolina de 98 (pois esta vai demorar mais tempo a "explodir") que ao usar gasolina 95.

Para ajudar, iremos pensar no seguinte exemplo.

A gasolina injectada no cilindro, se for de 95 demora (por exemplo) 1ms até dar-se a sua explosão, após a faísca na vela. Logo, em graus teremos de traduzir isso em avanço, e fazer com que, a faísca se dê 1ms antes de o pistão chegar à posição máxima. Se a gasolina for de 98, ela vai demorar por exemplo 1.5ms, ou seja, tem de se dar maior avanço para ela ter tempo de explodir.

Vamos agora ao problema: Avanço de 98, e usar gasolina de 95.
Pegando ainda no exemplo de cima, davamos avanço de 1.5ms para a gasolina 98, mas se lá tivermos 95, ela apenas vai demorar 1ms a inflamar-se, ou seja, vão "sobrar" 0.5ms em que o pistão ainda está a subir, e a explosão já se está a dar. Ou seja, vai haver uma força contrária (o pistão a querer subir, e a explosão a querer empurrá-lo para baixo), ou seja, isto vai literalmente andar a dar PANCADAS FORTES no pistão. Além de rebentar com este em 3 tempos, também a cambota sofre, e muito!

fica aqui uma imagem de um pistão que esteve a andar com a ocorrência de knock:



E o mesmo acontece à cabeça... Ou seja, o motor, depois de Knock sucessivo, pode ir para o lixo ou para venda a peso!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

PBombaça

Citação de: AndreP em 27 de Abril de 2016, 01:46
Citação de: PBombaça em 24 de Abril de 2016, 13:40
E se me enganar irá prejudicar a saúde do motor?

Se tiveres gasolina de 95, e usares o avanço de 98, dependendo dos graus de avanço para que estiver configurado e do quão mais avançado ele fica, mas muito provavelmente vais dar cabo do motor numas poucas centenas de kilómetros, pela ocorrência de "knock".

O knock é muito simples de explicar:

- O avanço de ignição dita o quanto antes, em graus, do ponto morto superior do pistão (Posição em que o pistão está na posição superior máxima), a faísca na vela é dada nos cilindros. Este valor é calculado tendo em conta o tempo que a chama demora a inflamar-se e tem em conta o tempo que demora a explosão a dar-se, para se aproveitar toda a energia criada na explosão quando o pistão está já em movimento descendente (ajudando este precisamente a descer).

- A gasolina de 95 ou 98 tem apenas a ver com a sua resistência à inflamação, através das suas propriedades energéticas. Ou seja, a gasolina 98 tem maior resistência à inflamação que a 95, ou seja, demora mais tempo a dar-se a explosão da mesma.

- Se considerarmos os 2 pontos acima, percebe-se facilmente que o avanço deve ser maior ao usar gasolina de 98 (pois esta vai demorar mais tempo a "explodir") que ao usar gasolina 95.

Para ajudar, iremos pensar no seguinte exemplo.

A gasolina injectada no cilindro, se for de 95 demora (por exemplo) 1ms até dar-se a sua explosão, após a faísca na vela. Logo, em graus teremos de traduzir isso em avanço, e fazer com que, a faísca se dê 1ms antes de o pistão chegar à posição máxima. Se a gasolina for de 98, ela vai demorar por exemplo 1.5ms, ou seja, tem de se dar maior avanço para ela ter tempo de explodir.

Vamos agora ao problema: Avanço de 98, e usar gasolina de 95.
Pegando ainda no exemplo de cima, davamos avanço de 1.5ms para a gasolina 98, mas se lá tivermos 95, ela apenas vai demorar 1ms a inflamar-se, ou seja, vão "sobrar" 0.5ms em que o pistão ainda está a subir, e a explosão já se está a dar. Ou seja, vai haver uma força contrária (o pistão a querer subir, e a explosão a querer empurrá-lo para baixo), ou seja, isto vai literalmente andar a dar PANCADAS FORTES no pistão. Além de rebentar com este em 3 tempos, também a cambota sofre, e muito!

fica aqui uma imagem de um pistão que esteve a andar com a ocorrência de knock:



E o mesmo acontece à cabeça... Ou seja, o motor, depois de Knock sucessivo, pode ir para o lixo ou para venda a peso!
Excelente explicação muito obrigado não sabia muito bem o que acontecia e agora fiquei esclarecido.

Agora em relação ao Toyota, acho que os engenheiros quando criaram esse sistema devem ter tido em atenção que por falta de conhecimento ou por esquecimento os proprietários  por vezes iriam circular com o botão no sitio errado, todos sabemos que nem todos ligam aos seus automóveis como nós que somos uns viciados , deve ter sido criada uma margem de segurança, por exemplo pela explicação do antigo proprietário aquilo nunca andou no sitio certo era onde puxava melhor e pronto, com toda a certeza em 4 anos já devia de ter partido, eu vou ter em atenção essa situação não quero acabar com ele.

Santos Silva

Uma dica: Não precisas de colocar "sempre" a citação do anterior para dar resposta.
O tópico fica demasiado pesado.
Normalmente costumamos dar resposta apenas colocando o nome (nick) a quem vamos responder.  :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

AndreP

Exacto, por isso é que referi que "depende do nível de avanço", eu também sou da opinião que, apesar de ter mais avanço, este não deve estar totalmente optimizado para 98, se não o avanço seria demasiado e acabava com o motor!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]