História das marcas Japonesas em Portugal

Iniciado por Kaizen, 08 de Agosto de 2016, 22:44

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Lançamos o desafio a todos os que possam contribuir para criar memória futura sobre a história das marcas japonesas em Portugal para partilharem informação aqui ou através do e-mail: ajateam@amigosjaponesesantigos.pt

Interessa tudo, desde a distribuição nacional, produção de modelos em Portugal, concessionários, exposições etc. Interessam todas as marcas, sem excepção, sobretudo as menos conhecidas hoje em dia como a Hino, Isuzu, Cony, Daihatsu etc.


Este tópico vem a própósito da seguinte foto publicada pela Toyota Portugal no seu facebook.


Conseguem identificar o ano e local da foto?

Com base na versão do Corolla KE25 e pela presença do Corona RT8*, diria que a foto é de 1971 ou 1972.

Também pode ser de 1970, uma vez que, ambos os carros já eram produzidos neste ano. Em 1971 começou a produção em Ovar destes dois modelos, tendo em conta que tanto o Corolla KE1* como o Corona RT4* ainda foram comercializados em 1971, reforço a ideia de que a foto será de 1971 ou 1972.

O limite temporal terá de ser entre 1970, que é ano de inicio de produção do Corona RT8*, e meados de 1973, que é quando sai a 3ª versão do KE25 coincidente com o facelift do modelo.

Partilhem as V\ pistas sobre o ano e local da foto e, sobretudo sobre a história das marcas japonesas em Portugal.  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

"... e ficou mesmo"

Se não estou em erro, esta parte do slogan aparece em 1972/73...
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

FC

É sem duvida de 1972, a frente do KE 25 e o rt84 este ultimo foi o ano de lançamento
Socio AJA nº 55

Santos Silva

Segundo o catálogo de peças, os tampões que estão no Corolla foram montados entre 09/1971 e 07/1972.

Assim sendo, a foto será provavelmente de 1972 como já disse o FC.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Camry 2200

Olhando para estrutura do telhado, podia ser a exponor... mas em 1972 não exisitia. Acho que o salão automóvel do se fazia no Palácio de Cristal e o telhado não é assim.

Portanto esta foto, pode ser em Lisboa no Salão Automóvel. Não estou a encontrar grande coisa sobre esse evento em 1972.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Citação de: Camry 2200 em 09 de Agosto de 2016, 09:13
"... e ficou mesmo"

Se não estou em erro, esta parte do slogan aparece em 1972/73...

Perguntei ao nosso amigo JRunner que confirmou que, pela assinatura "...e ficou mesmo" a data é 1972. Houve 3 momentos desta famossa assinatura, sendo este o segundo e por tal corresponder a este ano.  :thumbsup

Só falta descobrir as cores dos carros e o local da exposição!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Cores dos carros:

2000GT - Vermelho
KE25 - Cinza escuro (just guessing...)
KE20 4p - Branco...
RT8# - aposto no cinza claro
Santos Silva
Sócio Fundador nº7