Óleo(valvulina) indicado para as caixas de velocidades dos JA

Iniciado por Gonçalo I, 17 de Janeiro de 2017, 19:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

Gonçalo I

Boas malta,

Não sei se é o sitio indicado para colocar a minha dúvida em relação ao óleo para a caixa de velocidades(valvulina), no entanto procurei no fórum e não encontrei.

Preciso de ajuda na escolha do óleo mais indicado para as caixas de velocidades dos nossos JA, em "conversa de café" ouvi que não se deve utilizar uma valvulina qualquer, pois corremos o risco de danificar os "sincronizadodes" da caixa, pois há caixas com "sincronizadores" de latão e outras com os mesmos em aço.

Se puderem ajudar, agradeço.  :thumbsup


rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Camry 2200

#2
Estas imagens são do manual do Datsun 1200. Penso que seja equivalente para o 120y.



Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Gonçalo I


diogonike

Depende muito do carro em questão, uma vez que alguns modelos utilizam o mesmo óleo do motor na caixa de velocidades
Estou me a referir ao motor do Honda Civic 1200

rpm

Citação de: diogonike em 17 de Janeiro de 2017, 23:48
Depende muito do carro em questão, uma vez que alguns modelos utilizam o mesmo óleo do motor na caixa de velocidades
Estou me a referir ao motor do Honda Civic 1200
Na altura 10W40 salvo erro. Mas entretanto desenvolveram o Honda MTF, que reduz a fricção, dissipando por isso menos potência e reduzindo o consumo de combustível. Não sei é se será compatível com um carro tão antigo.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Creio que sim, já vi vários Civic 1200 com MTF e todos recomendam.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Datsunbat

Boas tardes,

em todos os meus Datsun, e mesmo por conversas com colegas que têm clássicos, normalmente usa-se para a caixa de velocidades e diferencial a mesma valvolina.

Eu ponho sempre a shell Rimax 90, e até agora zero de problemas. No entanto sei que a 80 é a mais utilizada, talvez por ser ligeiramente mais fina lubrificando outros componentes, digo eu...

Já me aconteceu ter que tirar a caixa do SSS e a valvolina estava nova.

Aconselho além da marca que uso, uma outra que usei, e que me retirou mesmo alguns ruídos de diferencial quando o 1200 andava teimoso, a Penzoil com graduação 100.

Espero ter ajudado!
In DATSUN We Trust!

SRO KE20

Boas caso necessitem tenho o manual do meu Toyota ke20 de 74, no manual indica o tipo de óleo...

Cke70

Com o passar dos anos a tecnologia evoluiu, e como tal, os lubrificantes também.
Desde que usem óleos de categoria API GL-4 estão bem servidos. No meu caso vou usar 75w80 GL-4.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ