Recuperação de Datsun 180u SSS

Iniciado por Vtwin, 04 de Fevereiro de 2017, 19:32

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vtwin

Boas a todos, gostava de vos dar a conhecer a minha mais recente aquisição: Um Datsun 180U SSS.
Neste momento apenas conheço dois em Portugal, o meu e o do meu grande amigo "Ramos", que não anda aqui pelo forum ainda.
O Datsun do meu amigo "Ramos" esteve para ser meu, mas infelizmente estava um pouco fora do meu orçamento, de qualquer das maneiras achei que o 180u SSS branco havia de ir para uma boa casa e convenci o meu amigo a ficar com ele, devo de admitir que não foi necessário muito para o convencer.
No dia em que o fomos buscar, tive o prazer de o conduzir, e achei-o simplesmente fantástico, bem confortável e de uma suavidade fora de série.
Ao mesmo tempo que fiquei feliz por ele ter comprado o carro, também fiquei um pouco  :green: mas no bom sentido, sabendo de antemão que estava mesmo bem entregue.
Entretanto estava eu em casa, sossegadinho no meu canto, quando recebi uma mensagem de imagem, de outro meu colega ( o Lima, que foi comigo ao almoço de natal) que esta na zona norte do pais, e dizia algo do genero:
"olha lá, nao tinhas dito que o Datsun do Ramos era o unico no pais?? é que tenho aqui um ao pe de mim..."

Eu fiquei logo :excited: :excited: e perguntei-lhe se estava para venda. Ele disse que não sabia porque estava numa sucateira, mas aparentemente estava para enfardar. Algumas mais mensagens trocadas com ele, entretanto outras trocadas com o FC e o Blardy, e quando dei por mim já ia no comboio afim de fechar negocio com o "sucateiro" (embora já tivesse falado com ele a alinhavar a coisa).
Chegado ao pé da viatura, não me arrependi um segundo de me ter comprometido com o vendedor que ficava com ele sem o ter visto e adorei a sensação de ter conseguido fazer negócio e pensar que salvei o carrito da malhadeira.
Tinha chegado a hora de informar o meu amigo Ramos que ele já não tinha o único 180u SSS, e que havia alguém que tinha comprado outro  :dance:
Mas passando ao que interessa, o carrito em si, aliás já batizado de "Wabaki". Veio originalmente de África do Sul e apenas teve um dono a vida toda, de interiores está muito razoável, e de exterior também não mete pirra a ninguém.
Entretanto já comecei a "ver" o que preciso para o meter a andar outra vez na rua como merece, e embora não me pareça que seja difícil, de momento falta-me t€€€€mpo.
O objectivo que tenho para este carro, é apenas de o colocar a andar o mais breve que conseguir e tratar das partes mais criticas em termos de chapa, não pretendo fazer qualquer tipo de restauro, mas sim uma recuperação do que ali está, por duas razões: a primeira é que não tenho mesmo "tempo" para tal e a segunda, é que gosto de pensar que ele apresenta todas as mazelas de que foi vitima nos ultimos 43 anos..
Como já vos dei seca suficiente, seguem em anexo as fotos
António Martins

Ze Corona MKII

Parabéns gosto do carro e da sua história ainda bem que foi salvo nem imagino um carro destes a ser destruido :thumbsup
Sócio AJA nº22

Vtwin

António Martins

Vtwin

#3
E por ultimo para já, ficam algumas fotos do "outro" 180U SSS, que por enquanto ainda está mais bonito que o meu..
António Martins

Vtwin

#4
Obrigado Ze Corona, não sei se realmente era esse o seu destino, mas quando falei com o homem ao telefone, tudo apontava para que fosse mesmo ser enfardado: "amigo o carro é velho, tem uns podres, não trabalha ha mais de 15 anos, tem matriculas canceladas (felizmente não estavam), mas o pior mesmo é que tem volante á direita" foi o que ele me disse.

Só gostava de vos dizer que depois de ter pago o carro e enquanto ele não chegou á minha garagem, o que demorou 3 dias, não dormi, e na unica "soneca" que tirei tive o pesadelo que tinha sido roubado durante o transporte  :-X, e como era um carro "velho" ninguém quis saber disso  :tijolos
António Martins

Vtwin

De momento a garagem está algo assim parecido  :lol
António Martins

Camry 2200

Parece estar em bom estado. Precisa de uns mimos e estrada...  :thumbsup
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Vtwin

Esta bem melhor do que aparenta. Tem três podres "preocupantes" um no canto superior do parabrisas do lado direito, outro entre a porta traseira do lado direito e o vidro traseiro, e um ultimo junto ao friso da porta traseira do lado direito.
Mecanicamente, pegou á primeira, mas tenho de revisionar tudo desde travões ao sistema de arrefecimento etc..
Interiormente, tem o tablier impecável, e apenas tem um buraco do tamanho duma moeda de 20 centimos na zona de apoio lombar do banco do condutor.
O radiador da chaufagem está todo podre, pelo que de momento vai ficar sem ele  :(
Já agora as jantes são da marca Tiger
António Martins

Santos Silva

Mais um que foi salvo.

Muito bem! Não parece ser muito difícil deixá-lo pronto a rolar novamente!  :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Umtali

Fantástico!!! Agora é preciso um pouco de paciência para tratar do essencial para o por a rolar novamente ...  :clap:
João Freire - Sócio AJA nº 11

mizé

Está muito bom.
Só lhe mudava a cor .
Agora é simples: tratar do que é urgente e devolvê-lo à estrada,  à qual já deve 15 anos

Enviado do meu GT-I9305 através de Tapatalk

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Vtwin

Obrigado pelos vossos comentarios, com calma e tempo ele vai voltar.
Quanto á cor, eu realmente preferia branco com umas listas em castanho :green:
António Martins

Toylex

Parabéns pelo Datsun, um novo brinquedo é sempre uma época de felicidade, disfruta disso  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Crashed

Parabéns, nas fotos aparenta estar muito bom! tens que me mostrar isso ao vivo
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Vtwin

#14
Tu ainda por cima moras basicamente "ao fim da rua" quando quiseres aparecer estas á vontade. So nao consigo este sabado.
Se nao tiveres o meu numero eu envio te por pm
António Martins