Prince R-380 - a sua história

Iniciado por Datsunbat, 19 de Fevereiro de 2017, 15:15

Tópico anterior - Tópico seguinte

Datsunbat

Esta primeira foto mostra o Prince R380 exibido no salão de Tokio em 1966 devido aos grandes feitos no ano de 1965.

Um dos, ou uns deles, foi precisamente o recorde em pista no ano anterior na pista de Yatabe onde este Prince faz 200km's a uma média de velocidade de 234,93 km/h, batendo só por si 6 recordes de velocidade na sua classe.

Aqui as fotos do salão:











Mas e como há sempre um mas...e como já expliquei em tópicos anteriores, a Prince usou sempre as pistas para desenvolvimento dos seus modelos, caso das mecânicas, suspensões e mesmo plataformas. Assim, este R-380 não sendo excepção, vai ser o carro que muda a história da competição no Japão, isto porque em 1964, quando este carro estava em desenvolvimento, a Prince alinha no 2º grande prémio do Japão com os Skylines GTB, em muitos dos livros classificam-nos como a "armada" Prince, mas o que acontece dentro de portas é que são derrotados pelo famoso Porsche 904, ocupando os Prince os restantes cinco lugares.

À época, foi um grande balde de água fria para a Prince, isto porque depositaram o vasto conhecimento na preparação de carros dinâmicos e altamente competitivos.

Regressam em 1965...com...

Vamo-nos agora situar primeiro.

Nesta época, fazia todo o sentido correr-se com carros de motor central, evitavam-se custos de produção, em pista os problemas eram mais facilmente reparáveis e todas as marcas, todas mesmo, tinham o seu carro de motor central, era que digamos a "moda".
Encarregue deste desafio primário na Prince, o Dr. Shinichiro Sakurai foi o engenheiro responsável por desenvolver o projecto R, carro que seria propositadamente construído para o GP do Japão de 65.

Inspirados nos Porsche (904) e Ferrari (LM250) da época, as formas arredondadas e compactas, Sakurai decide comprar um chassis tubular Brabham BT8 (chassis SC-9-64), que vais ser alterado para poder receber o motor de 6 cilindros de 2000cc. Era o motor G-8 que debitava cerca de 200HP às 8000rpm.

Estava assim montado o primeiro carro japonês de motor central, não contando com os F1 da época.

Mas a Prince estava com azar, porque o GP do Japão de 1965 e que tanto esperavam vinha a ser anulado por motivos diversos e não se realiza. No entanto o carro existia, estava pronto a ser testado e em 1965, apesar das adversidades, este R-380 é posto à prova no circuito de Yatabe e entre 6 e 14 de Outubro ele bate nada mais nada menos que 6 recordes mundiais.

- Bate o recorde japonês de velocidade em pista

- Corre em pista durante uma hora a uma velocidade de 235.06 km/h

- 50km a uma média de 266.37 km/h,

- 100km a uma média de 262.44 Km/h

- 200km a uma média de 261.22 KM/h

- entre outros na sua classe que era a "E" do grupo 6.

















Com todos estes resultados o que poderia correr mal em 1966 no tão esperado GP?

Mas corre...porque a Prince não evolui o carro e pensa que a Porsche se baterá novamente com o 904, mas eis que não e alinha com o 906.

Neste grande prémio de 1966 dos 4 Prince que alinharam à partida dois posicionam-se no 1º e 2º lugar, mas que haveria ainda a surpresa de haver um Toyota 2000GT no 3º lugar.

Yoshikazu Sunako foi o vencedor no R-380 que face ao único Porsche estava em desvantagem: 200 hp para 220hp e 660kg para 580kg respectivamente.










A corrida propriamente...



Porsche 906 VS Prince R-380



https://s31.postimg.org/b56qzbi3f/Prince_R380_51.jpg[/img]





Aramada Toyota


De seguida uma réplica Prince R-380 feita pela sociedade Nautilus Sports Cars, que foi dirigida pela S&S Engineering em que Shinichiro Sakurai foi o mentor. Daí as siglas SS.
Este único exemplar iria para o museu Prince mas seria vendido mais tarde a um coleccionador particular.
Um dos originais, o icónico número 11 está exposto no museu toyota.





E por fim o verdadeiro número 11 no museu Toyota...espero que tenham gostado.











In DATSUN We Trust!

Vtwin

Obrigado pela partilha, adorei ler a historia.
Ja agora confirmas que esse numero 11 esta no museu "Toyota"??? Interessante :thumbsup
António Martins

Datsunbat

Boas...sim confirma-se porque o  museu toyota não está apenas ligado à marca, mas sim a todos os automóveis japoneses em geral e ainda a alguns europeus.

Aqui fica o link...

http://www.toyota.co.jp/Museum/english/about/
In DATSUN We Trust!

Vtwin

Essa realmente nao sabia, mais uma vez obrigado pela partilha :thumbsup
António Martins