Autor Tópico: Toyota Corolla KE20 1979  (Lida 20155 vezes)

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Toyota Corolla KE20 1979
« em: 08 de Março de 2017, 17:42 »
Boa tarde,

Apresento-vos o meu Toyota Corolla 1200 Sedan KE20 que pertenceu ao meu pai.

O carro foi adquirido novo em Fevereiro de 1979 pelo meu pai (portanto, creio ter sido dos últimos deste tipo a serem fabricados em Portugal) e foi o nosso carro de família até 1995. Foi sempre muito bem estimado pelo meu pai (ele é que fazia a manutenção toda) e nas mãos dele era um autêntico todo-o-terreno, pau-para-a-toda-a-obra.  Em '95 comprámos um carro novo e o Corolla foi andando cada vez menos, até que foi "armazenado" por volta do ano 2001. Em 2008, depois de ter sido pasto para ferrugem e diversas espécies de rastejantes (inclusivamente uma simpática família de cobras que se alojaram no tejadilho... pelo menos deixou de haver qualquer rato por perto para roer cabos... :)), foi sujeito a um restauro total que incidiu sobretudo sobre chapa e interiores (sim, porque de mecânica, ninguém diria que esteve aquele tempo todo parado, ou não fosse um Toyota…), tendo sempre o princípio básico sido o de manter o carro o mais próximo possível do original.  Para mim, pelo valor sentimental que tem, este carro tem um valor impossível de exprimir em números. Pretendo portanto estimá-lo o melhor possível, mas mantendo-o a rolar na estrada, que foi para isso que ele foi criado.

Em seguida faço a apresentação técnica do carro:

Marca e Modelo: Toyota Corolla
Versão: 1200 4 door Sedan
Código: KE20
Motor: 3K
Ano: 02/1979
Cor: Vermelho

Pretendo usar o carro regularmente (embora não todos os dias) e com ele aprender sobre mecânica - pela simplicidade e facilidade, é a melhor plataforma de aprendizagem possível.  Sobre manutenção, há alguns aspetos que tenho de cuidar no curto prazo e para o qual vou pedir a ajuda dos experts deste fórum.  Até porque tenho de preparar uma Grande Aventura de mais de 700 km com este carro, mas mais tarde irei-vos falar sobre isso.

A longo prazo, gostava de fazer uma revisão mecânica do carro mais profunda, nomeadamente desmontar o motor, lavá-lo, pintá-lo e colocar daqueles autocolantes originais amarelos (já os comprei), bem como pintar o compartimento do motor, que quase não foi tocado durante o restauro de 2008. Isto mais por motivos estéticos do que outra coisa, porque parece-me, do alto da minha ignorância, que o carro está a trabalhar que nem um relógio. A análise de consumo que vou fazer nos próximos dias irá confirmar ou desmentir isto... Adicionalmente, há outros aspetos de pormenor que pretendo corrigir (por exemplo, (i) o capot colocado no restauro de 2008 é de outro carro e foi pintado por cima. Estão agora a aparecer bolhas e tem um esguicho que não devia ter...  :D  (ii) a longa peça de metal que suporta o tablier (desculpem a ignorância...) necessita de uma pintura;  (iii) a tampa da mala tem uns golpes que não sei como foram feitos; (iv) algumas borrachas podem ter de ser substituídas em breve... etc).

Queria aproveitar a ocasião para pedir ajuda aos mais experientes sobre algumas dúvidas que tenho:

1 - Qual a pressão ideal para os pneus deste carro (155 R12)? 2.0 Psi?
2 - Qual a melhor forma de obter peças de substituição hoje em dia?  Vi uns sites alemães que têm muita coisa e a preços que me parecem decentes, mas talvez haja uma forma mais barata de obter as peças, porque o custo dos portes ainda pesa...
3 - Quais são os intervalos normais de manutenção para este motor (mudança de óleo e respetivo filtro, filtro de ar, velas, etc)

Cumprimentos a todos!

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #1 em: 08 de Março de 2017, 17:45 »
Mais um pormenor: originalmente, o carro não tinha retrovisores.  Sob a filosofia que referi anteriormente de manter o carro o mais fiel possível ao original, o restauro de 2008 não incluiu retrovisores.  Este ano descobri que, mesmo em clássicos que não os traziam, os retrovisores eram obrigatórios, e então comprei uns daqueles que não exigem furos na carroçaria.  Mas tarde irei fixa-los mais à frente, em cima dos guarda-lamas.

Aproveito para anexar mais fotos.

Cumprimentos

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: 08 de Março de 2017, 17:56 »
Começo por expôr desde já o primeiro "problema" que vai exigir a minha atenção: o carro não aquece! :)
Como podem ver nas fotos, mesmo depois de algumas horas a conduzi-lo em cidade num dia com temperatura amena, ou depois de subir a serra do Alvão - subida de 10/15 min sempre em 3ª e 2ª, embora estivesse de facto muito frio... - o ponteiro mal passa do primeiro risco...  Acham que pode ser o termostato? É que mesmo com o termostato sempre aberto, ele eventualmente havia de aquecer, mesmo que demorasse uma ou duas horas. Não?

A sofagem aquece ligeiramente, mas não o suficiente para desembaciar o carro num dia de chuva.

Agradeço as Vossas opiniões.

Cumprimentos
« Última modificação: 08 de Março de 2017, 18:06 por edguerra KE20 »

Offline Cke70

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: 08 de Março de 2017, 18:36 »
Bem estimado que ele está!  8)
Isso da temperatura pode ser 2 coisas, ou o termostato preso na posição máxima de abertura ou a válvula que lê a temperatura avariada. Eu começava pelo termostato.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Offline Vtwin

• Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Loud pipes save lives
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: 08 de Março de 2017, 19:06 »
Boas Edgar, antes demais os meus parabéns pela máquina, parece muito bem estimado.
Quanto ao problema de "aquecimento", eu tenho um Corolla 1.6 e também o ponteiro indicador de temperatura raramente sobe, ao ponto de quando em auto estrada, ele finalmente vai ao meio e eu fico com medo que ele não pare no meio o sobreaqueca :wall
Coisa que felizmente nunca aconteceu.
Entretanto isto continua a acontecer mesmo depois de trocar bomba de água, termostato, válvula da temperatura, e limpo o sistem de refrigeração e ter colocado anti congelaste "bom".
De qualquer das maneiras é relativamente barato fazer isto, e concordo com o cke70, trocar o termostato e válvula, e ver como fica. Em termos de custos, já com material não há de ficar mais de 60€.
António Martins

Offline Toylex

• Nivel 4
  • Classificados
  • *
  • 1972 Daihatsu L38V
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: 08 de Março de 2017, 19:40 »
Parabéns por esse excelente exemplar, mais um dos que vi com melhor aspecto  :clap:

Eu trocava o termostato, o motor deve funcionar à temperatura normal, nem pouco quente nem muito quente, se a sofagem aquece pouco, é termostato aberto.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: 08 de Março de 2017, 20:17 »
Obrigado a todos pelo feedback.  De facto acho estranho ser o termostato, porque eventualmente o carro havia de aquecer, depois de algumas horas a conduzir em cidade, mesmo com o termostato aberto... Mas concordo que é mais provável ser isso do que o sensor avariado, porque se fosse este último, em princípio, o ponteiro não subia nada...

Voltando a uma das minhas dúvidas iniciais, onde costumam comprar peças para estas operações de substituição/manutenção?

E para além disto... Vejam abaixo a foto da tampa do termostato.  A probabilidade de o tubo de aluminio estar furado ou muito corroído na zona onde se junta com o tubo de borracha é elevada, não é? :)  Não está a verter nada, mas o aspeto...  Eu estava a pensar ir de fininho e não mexer muito nesta peça, até porque não estou a encontrar em lado nenhum uma igual à venda, mas talvez fosse melhor substituir já que estou com a mão na massa...

« Última modificação: 08 de Março de 2017, 20:19 por edguerra KE20 »

Offline Vtwin

• Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Loud pipes save lives
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: 08 de Março de 2017, 20:26 »
Não queria ser portador de más notícias, mas julgo que ao tirares esse tudo da tampa do termostato, vais mesmo ter que meter uma nova. Já agora, o carro anda com água ou anti-congelante?
Experimenta no SSgarage, talvez te safes :thumbsup
António Martins

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: 08 de Março de 2017, 20:49 »
Agora tem água, mas conto substituir por anticongelante. É uma das operações de manutenção a fazer no curto prazo.

Offline Cke70

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: 09 de Março de 2017, 12:12 »
Podes tirar o tubo á vontade, esses resíduos é calcário, depois limpa bem. E mesmo que danifiques essa peça, aínda podes arranjar nova na Toyota, custa cerca de 35€.
Esse tipo de peças de manutenção geral, eu costumo encomendar tudo da net, sai mais barato.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Offline metralha328

• Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Liked: 1
  • KE20 está de volta!
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: 09 de Março de 2017, 14:23 »
Parabéns por esse excelente exemplar! E ainda mais com a história que lhe está associada.

Conforme já aqui disseram, tiras a tampa (ainda se deve aguentar, mas consegues arranjar uma... e se conseguires mandar fazer uma em alumínio como eu tenho, melhor) e colocos o tesmostato.

:offtopic

Offline Vtwin

• Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Loud pipes save lives
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: 09 de Março de 2017, 19:13 »
Fica aqui a razao de ter dito, "ser portador de mas noticias"..
Esta era a tampa do termostato do meu Datsun, que parecia boa, antes de a tirar :tijolos
António Martins

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: 10 de Março de 2017, 00:06 »
Podes tirar o tubo á vontade, esses resíduos é calcário, depois limpa bem. E mesmo que danifiques essa peça, aínda podes arranjar nova na Toyota, custa cerca de 35€.
Esse tipo de peças de manutenção geral, eu costumo encomendar tudo da net, sai mais barato.

Quando dizes na Toyota, é só deslocar-me a uma qualquer oficina oficial? Ou para estas peças fora de circulação o circuito é diferente?

Vou mandar vir um conjunto de peças "consumíveis" pela net através de um site alemão que parece ter preços bastante bons. Filtros de ar, óleo e gasolina, termostato e correia de distribuição, tudo por 41 € já com portes... Parece mentira... Há outros sites como este, todos sediados na Alemanha, mas completamente em português. Já alguma vez experimentaram?

Sobre a tampa, não encontro à venda em nenhum desses sites, mas encontrei no SS Garage por 45 €...

Offline Vtwin

• Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Loud pipes save lives
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: 10 de Março de 2017, 06:06 »
Eu conheço esses sites, e ja mandei vir peças também, o problema é na identificaçao do modelo por eles. Modelos mais antigos, as peças costuma vir trocadas. A mim ja me aconteceu 3x..
E pelo que escreveste, se te enviam correia de distribuiçao para o teu Corolla, algo está mal, porque tenho quase a certeza que é de corrente, mas alguém que confirme.
António Martins

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: 10 de Março de 2017, 09:18 »
Eu conheço esses sites, e ja mandei vir peças também, o problema é na identificaçao do modelo por eles. Modelos mais antigos, as peças costuma vir trocadas. A mim ja me aconteceu 3x..
E pelo que escreveste, se te enviam correia de distribuiçao para o teu Corolla, algo está mal, porque tenho quase a certeza que é de corrente, mas alguém que confirme.

Pois, também me parece que a identificaçao dos modelos no site é feita com os pés... Vou rever bem a encomenda para não ter más surpresas!

Acho que é mesmo de correia. Aliás, podes ver a correia na foto da tampa do termostato acima.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk