Toyota Corolla KE20 1979

Iniciado por edguerra KE20, 08 de Março de 2017, 17:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

Vtwin

Epa eu usei um alicate de canalizador, muito wd40 e muito mais paciência. Não chegou a ser preciso dar calor. Se puderes mete wd40 hoje, amanhã e depois no dia, a ideia é ires metendo.
António Martins

mizé

Excelente procedimento o de certificar a viatura.
Agora, mãos à obra e corrigir o que é essencial.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

edguerra KE20

Pronto, já lhe cheguei WD40. :)
Amanhã volto à carga.

Já agora, aquelas espécie de abraçadeiras na rosca (ver foto abaixo), é suposto serem desapertadas antes de ajustar a barra? Não vi o tipo dos pneus desapertá-las nem apertá-las...

[attach=1]

Entretanto, aproveitando aquilo que posso fazer dentro de casa, decidi limpar a placa do nº de quadro. Estava com sujidade e algo que parece ser corrosão (não sei bem de que é feita a placa... alumínio?). Limpei e raspei aquela espécie de ferrugem que estava agarrada, mas agora temo que a corrosão avance.  Qual a melhor forma de proteger esta pequena preciosidade? Há algo com que a possa revestir para impedir a corrosão de avançar?

[attach=2]

[attach=3]

[attach=4]

Vtwin

Boas Ed,  sim as abraçadeiras teem de ser desapertadas.
António Martins

edguerra KE20

Hoje andei novamente na saga do WD40. Amanhã já vou tentar rodar as barras.

Entretanto, nesse processo, reparei em alguns pequenos pontos de corrosão. No restauro de 2008, o fundo do carro foi tratado com uma substância preta que não sei bem o que é (Hammerite?) e que agora começa a estalar em alguns pontos. Podem ver as fotos abaixo.

Agora a minha dúvida é: devo (1) travar a progressão destes pequenos focos de ferrugem, aplicando conversor de ferrugem ou outro produto, ou (2) não fazer nada até a situação ser mais séria, e nessa altura raspar o fundo todo e voltar a tratá-lo?

Toylex

Pena o trabalho ter sido em vão, se for para limpar tudo é melhor que fique liso, os japoneses não vinham de fábrica com anti-gravilhas.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

edguerra KE20

Trabalho em vão porque nunca deviam ter aplicado o anti-gravel, é isso? Que outra solução há para proteger os fundos?  E já agora, se eu quisesse colocar num chapeiro para raspar tudo e fazer bem, estaria a falar de um estrago (€€€€) na ordem de que valores (aprox...)?
Obrigado

edguerra KE20

Entretanto, tentei hoje rodar as barras da direção, depois de 3 dias seguidos a injetar WD40.  Sem sucesso. Como não tenho maçarico nem um alicate apropriado para tentar a sugestão do Corolla TE71, estou inclinado para levar o carro a um mecânico.

Assim, agradeço as Vossas opiniões e sugestões:

1 - Recomendam algum mecânico na zona de Lisboa que trate os nossos carros com carinho? Estou a zeros nisto, os meus modernos nunca precisaram de nada para além das revisões...
2 - Alguma ideia para revestir/proteger a placa de identificação sem danificar as letras pretas nem a placa em si?
3 - Opiniões sobre os pequenos focos de corrosão nos fundos.  Recordo que o fundo está globalmente bom. As fotos que mostrei são alguns pequenos pontos de corrosão que começam a aparecer. Ou seja, não me parece que o fundo esteja todo em mau estado por baixo do gravel, longe disso.

edguerra KE20

Caros, um resumo das novidades das últimas 2 semanas:

1 - não cheguei a conseguir rodar as barras de direção. Mas como entretanto tive mais um furo e reparei que os pneus (com 10 anos...) começam a ter vários rasgões, decidi que estava na altura de trocar os 4 pneus. Procurei em muitos sítios e só encontrei Nankang. Preferia uma marca "histórica", não pela qualidade do pneu, que para o uso que lhe vou dar, servirão perfeitamente, mas mais pela "estética". Mas como nao encontrei em lado nenhum para a medida 155R12, sejam os Nankang. Já chegaram e vou montá-los amanhã. E nessa altura vou tentar que os tipos do sítio onde vou (diferente do anterior) consigam rodar as barras. Já começei com o WD40 ontem e hoje vou colocar mais.

2 - Depois de muita luta (não vos vou maçar com os detalhes) lá consegui vedar de vez a bomba do esguicho. Está a funcionar lindamente.
https://www.youtube.com/watch?v=Bx5_CZwoFAUb

Mas ficou assim:

[attach=2]

3 - Mudei o óleo e respetivo filtro. Coloquei um 15w40 Castrol GTX
https://www.amazon.co.uk/Castrol-GTX-Engine-Oil-15W-40/dp/B004AF7TQO/ref=sr_1_1?s=automotive&ie=UTF8&qid=1499686916&sr=1-1&keywords=castrol+GTX+15w40+synthetic

4 - Comprei uma cruzeta do veio de transmissão. Agora tenho de refletir se me sinto ou não com capacidades de desmontar o veio e de a trocar. Sei que não é muito complicado, mas sem torno é capaz de ser difícil... Comprei-a porque quando arranco ou subo de 1ª para 2ª, ouço um estalido metálico que parece vir do veio de transmissão, e o meu pai sempre me disse que era necessário mudar a cruzeta em breve.

[attach=3]

5 - Tenho reparado ultimamente num cheiro a gasolina na mala, que aparece também no habitáculo quando o carro fica fechado alguns dias. No exterior não cheira a nada e não há qualquer vestígio de gasolina no chão. Debaixo do carro não cheira a nada, só mesmo no interior da mala. Alguém tem sugestões sobre onde começar a procurar a origem do problema?

6 - Ontem usei o KE20 como daily driver.
Depois de uma deslocação a meio do dia, com o carro bem quente, comecei a ouvir um trabalhar esquisito, uma espécie de "grilar" do motor e "garagarejar" no escape. Saí do carro e percebi que este som de "grilar" não parece vir do bloco, abri o capot e confirmei. Parece vir mais do centro do carro ou da caixa. Vejam se conseguem perceber no vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=sDym8yO2urI
Entretanto já voltei a andar com ele e grila no início, mas eventualmente cala-se. Ou seja, o barulho vai e vem...

Já me disseram noutro fórum que deve ser alguma peça do escape solta ou desapertada.

Tenho mesmo de arranjar um mecânico de confiança aqui em Lisboa para tratar várias pequenas coisas que necessito, tais como ver este barulho, trocar a cruzeta, mudar óleos da caixa e do diferencial, etc.

7 - Também ontem verifiquei as velas e os respetivos cabos. Tudo ok com os cabos, mas com as velas não sei. Têm o gap que devem ter, mas quanto ao aspeto, ainda não sei "ler" as velas para saber se estão boas ou não. Pelo que vi na net, parece-me que ainda darão para uns km's, mas agradeço opiniões mais informadas.

[attach=1]
[attach=5]

Também verifiquei a carga da bateria.

[attach=4]


Vtwin

#114
Boas Ed e antes demais parabéns pelo trabalho "diy", é algo que a mim me dá muito prazer e satisfação, pelo que não devo ser o único.

Quanto aos pneus, não tenho opinião formada sobre eles, mas a casa de pneus que frequento vende muitos para o pessoal que costuma fazer track days e o feedback tem sido positivo, tanto que as pessoas voltam para comprar mais.

A cruzeta não é difícil de mudar, mas cuidado que tem duas, uma junto á caixa e outra junto ao diferencial. Cuidado também para quando a mudar, deixar o veio na mesma posição em que estava, pois poderá causar vibrações em andamento (basta riscar o veio e a cloche, de ambos os lados)..

Em relação ao barulho, eu apostava em algo em consonância com o trabalhar do motor, por exemplo, bomba de água, ventoinha, ou pior do lado do rolamento de encosto da embraiagem. Não me acredito que o barulho venha do escape, porque o barulho (tik tik tik) acontece com o rodar do motor. Mas só mesmo vendo ao vivo para poder identificar melhor ( possivelmente por aqui ou por outros sites existirá alguém com melhor ouvido)

O cheiro a gasolina na minha opinião poderá ser uma ligeira fuga no carburador. Segundo me recordo o carro esteveparado algum tempo, certo.? Poderá ter alguma junta danificada.

Fica aqui a minha tentativa de ajuda e opinião.
P.s: as valvolinas são fáceis de trocar, elevar o carro, identificar os parafusos, normalmente são grandes, e depois com o uso duma seringa (eu fui a uma farmácia e comprei uma de 250 ml) injectar valvolina até transbordar.
Um abraço
António Martins

edguerra KE20

António, obrigado pela ajuda. Encorajaste-me a mudar eu as valvolinas. Quanto à cruzeta, ainda vou pensar...  :D

No Domingo o KE20 voltou a levar o mais velho à natação.

[attach=1]

A seguir aproveitámos e fomos ao meeting do Queluz Clássicos. Máquinas magníficas, bom ambiente, cenário perfeito. Conheci lá o Vtwin e o FC.
O António fez-me ver que eu estava a interpretar mal a legislação sobre transporte de crianças. O KE20 tem cintos à frente, pelo que o meu miúdo não pode andar solto atrás, tem de vir preso da cadeira dele no banco da frente. Andava sujeito a uma multa...
Para além disso, ele e o FC estiveram a ouvir o barulho que vos tinha falado e disseram-me que devia ser da correia dos acessórios. Já estava na minha lista de to do's substituí-la, passou para tarefa prioritária.

E então hoje lá fui eu mudar a correia. Não foi difícil, foi só desapertar dois parafusos e mover o alternador. Só demorou mais tempo porque não me apercebi logo que era necessário desapertar um 2º parafuso e tive de ainda desmontar a proteção inferior do motor para lá chegar.
Depois ainda verifiquei os pulleys todos e estava tudo ok.

[attach=2]

A nova que já tinha mandado vir de um daqueles sites alemães é um pouco diferente da velha (que estava mesmo em muito más condições...), tem dentes. Mesmo assim coloquei-a para experimentar e acho que serve porque tem exatamente as mesmas dimensões. Observei a rodar e parece-me ok... Se alguém discordar, por favor que se acuse. Não me custa assim tanto comprar uma igual à que estava...

[attach=3]

Só não fiquei satisfeito com a tensão. Acho que não está muito solta, está melhor do que a anterior, mas ainda assim deve estar mais solta do que era suposto, não consegui colocar a tensão que devia ao apertar o alternador porque não tinha uma alavanca em condições (António, as vassouras que tinha em casa eram todas de plástico!  :lol). Vou tentar corrigir nos próximos dias.

A má notícia é que o barulho não desapareceu. Mas enfim, a correia tinha mesmo de ser substituída, pelo que não se perdeu nada.

Vtwin

Boas Edgar, fico feliz por teres sido tu a fazer as tarefas.
Tenho pena que o barulho nao tenha desaparecido, pois parecia mesmo vir dali. Ja alguma vez mudaste a bomba de agua?
António Martins

edguerra KE20

Há umas semanas comprei um macaco original, que vou agora começar a restaurar.

[attach=1]

[attach=2]

Alguém me sabe dizer qual era o acabamento original destes macacos? A memória que tenho é de ser metalizado/zincado, mas este que comprei vem pintado da mesma côr da minha caixa do filtro do ar. É só coincidência?

Umtali

Os macacos de origem vem zincados ... também já os vi pintados mas era a forma de o pessoal os preservar da ferrugem  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

RT

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz