Autor Tópico: Toyota Corolla KE20 1979  (Lida 20156 vezes)

Offline Cke70

• Classificados
  • *
  • Liked: 0
    • Ver Perfil
Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #165 em: 01 de Fevereiro de 2018, 19:59 »
A tampa da distribuição para sair, o carter tem de baixar um pouco porque os pernos da parte de baixo são fixos e não saem, logo, para a tampa sair, tens de aliviar um pouco o carter. O ideal é remover aqueles pernos fixos e substituir por parafusos.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #166 em: 01 de Fevereiro de 2018, 21:58 »
Ok, percebido.
E qual é a melhor forma de tirar a polia e a respetiva porca?

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #167 em: 01 de Fevereiro de 2018, 23:37 »
Entretanto, chegou o meu manual da Haynes (obrigado pela dica, Joel Araújo)

Consegui mudar o óleo da caixa de velocidades, mas o bujão do diferencial tem-me estado a vencer, não o consigo desapertar por nada. Acho que só no mecânico...

Há uns meses tentei obter neste tópico opiniões sobre o que fazer aos pontos do chassis/fundos em que a tinta preta tinha começado a estalar.  Depois de falar com algumas pessoas, decidi raspar e lixar esses pontos, aplicar conversor de ferrugem e pintar com hammerite (malta entendida, se isto é um disparate, não me matem. Estou a navegar à vista).
Algumas fotos:

Em todos os pontos, encontrei ferrugem superficial em chapa sólida.  Fui também "picando" os fundos com uma chave de fendas para tentar soltar mais tinta, mas a pouca que se soltava, tinha sempre chapa sólida por baixo.
Até ontem. Lá atrás, por baixo da mala, ao raspar fiz um pequeno buraco... Podre à vista...  :tijolos
Não sei o tamanho do estrago, porque aquela tinta negra tapa tudo... Pode ser do tamanho de uma mão, pode ser a mala toda... Há alguma forma de ter a certeza sem tentar furar?

Posto isto, peço novamente opiniões... Estou ligeiramente angustiado com isto, qualquer ajuda será bemvinda:

1) devo ir a alguém que perceba do assunto e reparar só o podre em questão, mesmo sabendo que podem haver mais; ou
2) devo fazer um restauro completo dos fundos, decapar tudo, reparar tudo que houver a reparar?

É óbvio que a opção 2 é melhor, mas também terá um custo muito maior, pondo em causa outros projetos que eu tinha relacionados com clássicos (não com este).  E eu não tenho qualquer dúvida que terá de ser feito! Eventualmente...
A minha dúvida é se devo fazer já, quando os fundos até parecem estar +- (exceto as partes em que a tinta estalou e encontrei ferrugem/podre por baixo), ou esperar mais uns anos.  Tudo dependerá da velocidade a que um podre alastra ou ferrugem superficial degenera em podre (não tenho mesmo noção...)
Aquilo que não quero é ter um podre alastrar até um ponto em que não tenha solução ou comprometa a integridade do carro, e assusta-me que isso possa acontecer sem eu dar conta...

Não sei se é relevante, mas o meu carro está sempre em garagem sem humidade, e nunca anda em dias de chuva.

Caso deva avançar para 2), uma dúvida: estes carros vinham de fábrica com os fundos pintados à cor da carroçaria? Ou de preto? E as cavas das rodas?

Obrigado desde já

Offline Cke70

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #168 em: 02 de Fevereiro de 2018, 06:23 »
Ok, percebido.
E qual é a melhor forma de tirar a polia e a respetiva porca?

Pneumática,  ou, travar e engrenar o carro e desapertar manualmente.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #169 em: 26 de Fevereiro de 2018, 09:39 »
Boas caríssimos,

Entretanto levei o meu KE20 ao mecânico para troca de alguns componentes dos travões da frente (tubos, pastilhas, óleo) e rolamentos, bem como para me ajudar a descalcinar as barras da direção.

Depois de sair de lá, uma das rodas ficou a chiar ligeiramente. O barulho tem diminuido, mas ainda está lá. Desaparece por completo a mais de 50 km/h, e depois de alguns minutos a circular, também deixa de se ouvir a qualquer velocidade.  Já desmontei as pinças em casa para confirmar que ficou tudo bem montado e que não há sujidade no disco ou nas pastilhas. Poderá o problema ser o cubo ter ficado demasiado apertado?  Coloco abaixo uns vídeos para ilustrar:

https://www.youtube.com/watch?v=XDblIswkWL8
https://www.youtube.com/watch?v=AVTLWHGzQVc

Isto é suposto ser assim, ou devia rodar com maior facilidade?

Obrigado

Offline Cke70

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #170 em: 26 de Fevereiro de 2018, 10:25 »
Esse cubo está muito apertado, tens de dar folga no rolamento. Leva-o à oficina onde foste e diz para corrigirem isso.
Isso tem de ser apertado com um determido binário, e depois desapertar e apertar com a mão o maximo possível.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #171 em: 26 de Fevereiro de 2018, 11:46 »
Pois, bem me parecia.  E a outra roda deve estar igual. O tipo andou lá com o roquete a tentar encontrar o ponto ótimo de aperto, mas deve ter deixado aquilo demasiado apertado.
Acho que consigo fazer isso em casa, com mais calma e mais cuidado que na oficina, seguindo as instruções do Haynes.
Quando dizes apertar à mão, é literalmente à mão, sem usar roquete, certo?  :D

Offline Cke70

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #172 em: 26 de Fevereiro de 2018, 12:04 »
Sim, eu faço sem roquete, meto só a chave e aperto até não dar mais, e rodo o cubo várias vezes, se possível, dou um pouco mais aperto e verifico se o cubo roda bem.
Muitos mecânicos usam também a gravidade para fazer o aperto final. Mete o roquete às 14h(posição dos ponteiros do relógio) e deixam-no cair e a gravidade faz o aperto. Também é um método muito bom. Convém meteres presilhas novas para fazer o bloqueio da porca.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #173 em: 01 de Março de 2018, 23:41 »
Boas!

Hoje fui tentar resolver o problema da roda. Segui os procedimentos do Haynes e os conselhos do CKe70, desapertei a porca do cubo e apertei com os dedos até não dar mais. Depois ainda dei um pequeno toque com uma chave. O cubo e a roda ficaram a rodar muito melhor:

https://youtu.be/R-pEx7sT0q4

https://youtu.be/t0uLSmkZIOE

Quando abano a roda num eixo vertical, sinto agora uma pequeníssima folga quase imperceptível, enquanto antes ela estava bem fixa. É normal?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Cke70

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #174 em: 02 de Março de 2018, 06:29 »
Não é suposto ter folga, significa que o rolamento já deve estar também quase em fim de vida. Sendo assim tentava apertar mais um niquinho.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #175 em: 02 de Março de 2018, 14:59 »
Não é suposto ter folga, significa que o rolamento já deve estar também quase em fim de vida. Sendo assim tentava apertar mais um niquinho.

O rolamento é novo, foi trocado agora. Sendo assim vou apertar mais um pouco, obrigado!

Offline Cke70

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #176 em: 02 de Março de 2018, 17:00 »
Então se é novo precisa mesmo de mais aperto. faz 2 ou 3 apertos, e entre os apertos vai rodando o cubo porque é mesmo isso que dá a cama ao rolamento.  8)
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #177 em: 03 de Março de 2018, 00:11 »
Apertei mais, mas a micro-folga não desapareceu por completo. Mesmo apertando muito bem o cubo, com o torque do manual, continuava com a tal pequena folga. Por isso lá desapertei e apertei à mão, como disseste, e usando o truque do roquete e da gravidade. Acho que ficou ok. Pelo menos o barulho desapareceu por completo. E a folga é quase imperceptível, deve ser praí um cabelo humano, não muito mais.

Na outra roda correu tudo melhor, também desapertei, mas não tem qualquer movimento lateral.

Offline Cke70

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #178 em: 03 de Março de 2018, 08:30 »
Atento aos proximos dias, se a folga lá  está,  deverás sentir no volante, portanto dá uma volta com o carro e vê se esse feeling te agrada. 8)
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Offline edguerra KE20

• Classificados
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #179 em: 03 de Março de 2018, 08:37 »
Atento aos proximos dias, se a folga lá  está,  deverás sentir no volante, portanto dá uma volta com o carro e vê se esse feeling te agrada. 8)

Ok, assim farei. Na realidade, eu nem sinto a folga quando abano a roda. Só a ouço... ;)
Obrigado pela ajuda!
Abraço