Toyota Corolla KE20 1979

Iniciado por edguerra KE20, 08 de Março de 2017, 17:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

edguerra KE20

#180
Já lá vão quase dois anos desde a última vez que atualizei este tópico.

Neste período, o meu KE20 fez um total de cerca de 1.800 km, mas esteve parado durante largos meses. Pus-me a tentar resolver alguns problemas que iam surgindo e fazer algumas melhorias, e devido à falta de tempo as coisas foram-se arrastando.

Depois da minha última mensagem neste tópico, fez uma viagem a Coimbra sob chuva torrencial. Sem qualquer problema.

Pouco tempo depois, meti na cabeça que ia trocar a corrente de distribuição. Neste processo, troquei o retentor da cambota, a bomba de água, junta do carter, tubos do radiador, e abraçadeiras. Com isto o carro ficou parado até outubro de 2018, quando finalmente consegui terminar o trabalho.

Desde então e até à semana passada, andei a tentar resolver um problema do carro: fazia um barulho a partir dos 80 km/h, como se o veio de transmissão raspassem em alguma coisa. Antes fazia a partir dos 120 km/h, mas depois da operação de troca da distribuição passou a ser mais "cedo". Fui eliminando causas uma de cada vez.

Troquei as cruzetas do veio e mandei equilibrá-lo. Não resolveu.
Troquei o apoio da caixa de velocidades. Também não.
Troquei os apoios do motor. Tudo na mesma.

O problema só ficou resolvido depois de mudar a linha de escape, que fazia uma curva por cima da travessa da caixa de velocidades. Era essa vibração que causava aquele ruído ensurdecedor.

Pelo meio, levei o carro a um rally de regularidade e bati com ele noutro concorrente.  :wall
A reparação não foi muito complicada, foi só trocar os cantos de plástico, a barra inferior da grelha e um guarda lamas. Aproveitei para mandar decapar e pintar todo o capot, que começava a ganhar bolhas fruto de uma pintura mal preparada em 2008 e tinha um esguicho a mais.

Também pelo meio, a caixa da direção começou a verter óleo. Como tinha alguma folga, comprei uma caixa usada, restaurei-a por fora e troquei-lhe o retentor. Aproveitei para trocar todas as componentes da direção (ponteiras, crenque e pendural), que já tinham muitos anos (uma das rótulas já tinha folga...). Fiquei com a direção como nova.

Portanto, voltei a disfrutar do Corolla em pleno na semana passada, e só este fim de semana fiz 170 km com ele. Fui ao encontro informal do AJA deste mês, depois de uma longa ausência.

Próximos passos:
- a barra estabilizadora precisa de casquilhos novos
- o motor tem um trabalhar algo ruidoso, comparativamente por exemplo a uma KE26 que vi no encontro ontem. Vou afinar as válvulas a ver se melhora, mas pode ser algo mais estrutural no motor. Afinal, são 246.000 km sem nunca ter sido aberto...
- montar cintos atrás

edguerra KE20

#181
Mais algumas fotografias do último ano.

metralha328


Umtali

Boa continuação e desfruta do bólide  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

RT

Pena o toque, por sorte não foi nada de mais.

Bons trabalhos :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

edguerra KE20

Obrigado a todos pelos comentários.  :thumbsup

Na semana passada continuei intrigado com o trabalhar do carro. Fiz umas contas para perceber quanto óleo tinha consumido desde a última muda, e cheguei ao módico número de 1,5 lts por 1.000 km. É muito... O carro não faz fumo nenhum nem pinga nada.

Este fim de semana fiz um teste de compressão, e conclui que os cilindros têm todos uma compressão muito próxima uns dos outros (entre 117 e 125 psi), mas todos muito longe do parâmetro de fábrica e do resultado do teste "molhado" (entre 146 e 165 psi).

O carro tem 246.000 km e o motor nunca foi aberto. Acham que estes resultados é motivo para abrir o motor já, ou não é preocupante e é meter óleo mais grosso e fazer quilómetros? Não percebo muito disto, mas parece-me que os resultados do teste de compressão indicam que o motor está globalmente cansado e desgastado, em todos os cilindros por igual...

Boa semana a todos!