Autor Tópico: Toyota Corolla KE20 1979  (Lida 37859 vezes)

Offline edguerra KE20

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #30 em: 14 de Março de 2017, 00:40 »
Caríssimos,

Tenho andado com os trabalhos de limpeza de algumas peças metálicas. Eis o suporte superior da bateria, depois de um banho de vinagre.

[attach=1]

Agora só falta pintar. Acham que há problema de pintar, considerando o sítio sensível onde esta peça fica? Algum cuidado em especial que devo ter?

Aqui está uma foto ampliada dos cantos, ainda pintados "à mão".

[attach=2]

E uma das peças, já mascarada. Agora é só comprar a tinta... Ainda estou um pouco indeciso entre o mate e o brilhante...

[attach=3]

A outra peça ainda não está mascarada porque... bem... digamos que sofreu um acidente. Nada que super cola não resolva (espero eu...)  :assobio

Ao desmontar os cantos, relembrei-me de mais um pouco da história deste carro. Reparem que os dois cantos não são iguais:

[attach=4]

O original é o da esquerda (lado direito do carro). Como sei? Porque a única intervenção mais profunda que o carro teve antes do restauro de 2008 foi numa altura, em meados dos anos 90, em que o meu pai teve um acidente numa estrada nacional. Num dia de tempestade, ao desviar-se de uma árvore caída, raspou com o lado esquerdo contra um carro que vinha em sentido contrário.  Assumo que foi nessa altura que este canto esquerdo ligeiramente diferente veio parar ao nosso KE20. Adicionalmente, os parafusos do canto original estão um pouco mais ferrugentos que os do outro canto...  :)

O depósito é limpo sem a tubagem! É só mesmo o contentor da água.

Vou mesmo precisar de ajuda nisto da malta mais experiente. Já dei voltas ao depósito e não consigo perceber como se separa o motor eletrico do depósito propriamente dito. Ou seja, não vejo nenhum parafuso, e tenho receio de puxar "à bruta"... Entretanto já consegui separar o suporte, que já está também em banho de vinagre.

Offline Vtwin

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #31 em: 14 de Março de 2017, 06:13 »
Isso ha de ter encaixe em plastico se nao estou em erro. Acho que terás mesmo de puxar
António Martins

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #32 em: 14 de Março de 2017, 20:54 »
Citar
Ou seja, não vejo nenhum parafuso, e tenho receio de puxar "à bruta"...


Esse motor encaixa no depósito através de um vedante de borracha ... eu tratava do deposito sem retirar o motor pois devido à idade sujeita-se a danificar a borracha e o deposito ficar a verter   :redface
João Freire - Sócio AJA nº 11

Offline edguerra KE20

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #33 em: 15 de Março de 2017, 14:28 »
Se não tirar o motor, é capaz de ser melhor não usar areia, ou então usar areia muito grossa, tipo gravilha...

Já agora, alguém me sabe dizer como posso saber a referência de uma qualquer peça do KE20?  O balcão de peças da Toyota onde fui diz-me que não têm catálogo e não conseguem saber, pelo que sem a referência, nada feito...  Especificamente ando à procura da referência do termostato, mas gostava de saber como posso saber a referência de qualquer peça pois certamente vou necessitar no futuro...

Obrigado!

Offline Cke70

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #34 em: 15 de Março de 2017, 21:50 »
Qualquer casa de peças te arranja um termostato para o teu carro.
Se mesmo assim não conseguires, eu arranjo quantos quiseres, e se quiseres um de baixa temperatura (75°) como se usa em competição, também arranjo.
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Offline edguerra KE20

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #35 em: 17 de Março de 2017, 00:28 »
Entretanto já encomendei na net, juntamente com outros artigos, mas obrigado na mesma.  Eu sei que é fácil arranjar termostatos, mas queria a referência para o caso de preferir comprar peça de origem (caso existisse, e a diferença de preços não fosse proibitiva).

Hoje fui buscar a tampa.

[attach=1]

O suporte do depósito da água também já levou um banho de vinagre.

[attach=2]

Mas 1 hora depois, as partes escuras ficaram todas laranja outra vez.  Acho que tenho de lhe dar um banho de bicarbonato a seguir ao vinagre, confirmam?  Sou rookie nisto... Curioso que isso não aconteceu com a outra peça, ficou impecável e a ferrugem não voltou...

Abraço

Offline Cke70

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #36 em: 17 de Março de 2017, 18:30 »
Termostatos de origem esquece, pelo preço de 1 original compras 4 da concorrência e são exactamente iguais e fazem o mesmo serviço.
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Offline edguerra KE20

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #37 em: 20 de Março de 2017, 00:41 »
Quem te viu

[attach=1]

E quem te vê

[attach=2][attach=3]

Não ficou perfeito, mas nada mau para uma peça com quase 40 anos.
Por dentro fiz com areia, ficou impecável.  Por fora, teve de ser com um esfregão daqueles de limpar lareiras... :)

Offline mizé

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #38 em: 20 de Março de 2017, 06:17 »
Completamente diferente.
Muito bom
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº71

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #39 em: 20 de Março de 2017, 06:49 »
Excelente trabalho, nem parece o mesmo :thumbsup
António Martins

Offline Earthp

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #40 em: 22 de Março de 2017, 14:13 »
Parabéns pela máquina e pelo trabalho :thumbsup

Offline edguerra KE20

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #41 em: 24 de Março de 2017, 23:05 »
Hoje chegou o material de manutenção (mais o termostato...) que encomendei de um daqueles sites alemães que falava. Desconfio que alguns destes produtos não são compatíveis com o meu carro... Principalmente o filtro do óleo, parece muito mais pequeno do que o que tenho montado no carro.

[attach=1]

Também desconfio do filtro de combustível, mas depois verei...

A pintura das peças está concluída, mas os cantos ficaram muito mal, especialmente um deles.

[attach=2]

Isto aconteceu porque sou um maçarico e pus pouca fita cola e porque não decapei a peça toda. Como o cinzento estava ok e o problema era a parte preta, achei que bastava colocar fita cola a tapar as partes cinzentas e depois pintar de preto, mas não correu muito bem... O que aconselham fazer? Já pensei começar do zero, ou seja, decapar por completo e pintar primeiro de preto e depois colocar fita cola nas partes pretas e pintar os frisos de cinza...
« Última modificação: 24 de Março de 2017, 23:17 por edguerra KE20 »

Offline Cke70

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #42 em: 25 de Março de 2017, 10:25 »
O filtro de óleo realmente não é o indicado para esse motor, mas dá na mesma, não é grave. Mas nesse mesmo site também tinha filtros de óleo dos grandes, era uma questão de teres procurado melhor.
O filtro de combustível idém, mas deve dar...
Se precisares de mudar a corrente de distribuição, eu tenho uma corrente nova para vender. Também precisas do tensor e guia, mas isso ainda arranjas novo na Toyota.
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Offline edguerra KE20

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #43 em: 25 de Março de 2017, 19:00 »
O filtro de óleo realmente não é o indicado para esse motor, mas dá na mesma, não é grave. Mas nesse mesmo site também tinha filtros de óleo dos grandes, era uma questão de teres procurado melhor.
O filtro de combustível idém, mas deve dar...
Se precisares de mudar a corrente de distribuição, eu tenho uma corrente nova para vender. Também precisas do tensor e guia, mas isso ainda arranjas novo na Toyota.

As fotos enganam... Acredito que houvesse filtros mais indicados, mas pela fotos não consegui perceber. Já agora, estes filtros tem prazo de validade? Encontrei um novo em casa mas que já deve ter sido comprado há alguns anos.
Quais são os inconvenientes de usar este filtro mais pequeno?

O filtro de combustível era o que havia... O metálico estava esgotado...

Sobre a corrente, foi trocada no restauro de 2008. O carro deve ter feito menos de 5000 km desde então. Não estou a contar trocar tão cedo, mas obrigado na mesma.

Sobre a pintura da peça plástica, opiniões ou dicas?


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Offline edguerra KE20

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Re: Toyota Corolla KE20 1979
« Responder #44 em: 09 de Abril de 2017, 00:13 »
Caríssimos,

Vamos a novidades do meu KE20.

Depois de vários azares lá consegui deixar os cantos num estado aceitável. Uma das peças teve de ser decapada e completamente pintada de novo, tal o estado lastimável em que ficou.
O resultado final não é perfeito, mas é suficiente para eu ficar satisfeito.
[attach=1]
[attach=2]

Amanhã vou montá-los no carro.

Entretanto montei também o depósito de água e a tampa da bateria, e primeira má notícia do dia: acho que a lavagem do depósito fez com que o motor encomendasse a alma ao criador. O esguicho morreu... É pena, porque até ficou com bom ar.
[attach=3]

E agora? Depósito novo, ou há daqueles motores eletricos à venda?  Há alguma forma que me aconselhem para eu ter a certeza que é mesmo o motor? Quando rodo o manípulo do esguicho, ouço um estalido perto do motor, por isso acho que não se passa nada com o circuito elétrico antes de lá chegar.

A seguir, estava na altura de substituir o termostato. Oportunidade para flush do sistema de refrigeração:
[attach=4]

Tirei o bojão do radiador e desmontei a tampa do termostato e desconectei um dos tubos do aquecimento do habitáculo. Depois, com uma mangueira, fui injetando água à vez (radiador, termostato, tubos...) até sair limpa (ou o mais perto disso possível).
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[attach=6]