Toyota Corolla KE20 1979

Iniciado por edguerra KE20, 08 de Março de 2017, 17:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

edguerra KE20

Boa tarde,

Apresento-vos o meu Toyota Corolla 1200 Sedan KE20 que pertenceu ao meu pai.

O carro foi adquirido novo em Fevereiro de 1979 pelo meu pai (portanto, creio ter sido dos últimos deste tipo a serem fabricados em Portugal) e foi o nosso carro de família até 1995. Foi sempre muito bem estimado pelo meu pai (ele é que fazia a manutenção toda) e nas mãos dele era um autêntico todo-o-terreno, pau-para-a-toda-a-obra.  Em '95 comprámos um carro novo e o Corolla foi andando cada vez menos, até que foi "armazenado" por volta do ano 2001. Em 2008, depois de ter sido pasto para ferrugem e diversas espécies de rastejantes (inclusivamente uma simpática família de cobras que se alojaram no tejadilho... pelo menos deixou de haver qualquer rato por perto para roer cabos... :)), foi sujeito a um restauro total que incidiu sobretudo sobre chapa e interiores (sim, porque de mecânica, ninguém diria que esteve aquele tempo todo parado, ou não fosse um Toyota...), tendo sempre o princípio básico sido o de manter o carro o mais próximo possível do original.  Para mim, pelo valor sentimental que tem, este carro tem um valor impossível de exprimir em números. Pretendo portanto estimá-lo o melhor possível, mas mantendo-o a rolar na estrada, que foi para isso que ele foi criado.

Em seguida faço a apresentação técnica do carro:

Marca e Modelo: Toyota Corolla
Versão: 1200 4 door Sedan
Código: KE20
Motor: 3K
Ano: 02/1979
Cor: Vermelho

Pretendo usar o carro regularmente (embora não todos os dias) e com ele aprender sobre mecânica - pela simplicidade e facilidade, é a melhor plataforma de aprendizagem possível.  Sobre manutenção, há alguns aspetos que tenho de cuidar no curto prazo e para o qual vou pedir a ajuda dos experts deste fórum.  Até porque tenho de preparar uma Grande Aventura de mais de 700 km com este carro, mas mais tarde irei-vos falar sobre isso.

A longo prazo, gostava de fazer uma revisão mecânica do carro mais profunda, nomeadamente desmontar o motor, lavá-lo, pintá-lo e colocar daqueles autocolantes originais amarelos (já os comprei), bem como pintar o compartimento do motor, que quase não foi tocado durante o restauro de 2008. Isto mais por motivos estéticos do que outra coisa, porque parece-me, do alto da minha ignorância, que o carro está a trabalhar que nem um relógio. A análise de consumo que vou fazer nos próximos dias irá confirmar ou desmentir isto... Adicionalmente, há outros aspetos de pormenor que pretendo corrigir (por exemplo, (i) o capot colocado no restauro de 2008 é de outro carro e foi pintado por cima. Estão agora a aparecer bolhas e tem um esguicho que não devia ter...  :D  (ii) a longa peça de metal que suporta o tablier (desculpem a ignorância...) necessita de uma pintura;  (iii) a tampa da mala tem uns golpes que não sei como foram feitos; (iv) algumas borrachas podem ter de ser substituídas em breve... etc).

Queria aproveitar a ocasião para pedir ajuda aos mais experientes sobre algumas dúvidas que tenho:

1 - Qual a pressão ideal para os pneus deste carro (155 R12)? 2.0 Psi?
2 - Qual a melhor forma de obter peças de substituição hoje em dia?  Vi uns sites alemães que têm muita coisa e a preços que me parecem decentes, mas talvez haja uma forma mais barata de obter as peças, porque o custo dos portes ainda pesa...
3 - Quais são os intervalos normais de manutenção para este motor (mudança de óleo e respetivo filtro, filtro de ar, velas, etc)

Cumprimentos a todos!

edguerra KE20

Mais um pormenor: originalmente, o carro não tinha retrovisores.  Sob a filosofia que referi anteriormente de manter o carro o mais fiel possível ao original, o restauro de 2008 não incluiu retrovisores.  Este ano descobri que, mesmo em clássicos que não os traziam, os retrovisores eram obrigatórios, e então comprei uns daqueles que não exigem furos na carroçaria.  Mas tarde irei fixa-los mais à frente, em cima dos guarda-lamas.

Aproveito para anexar mais fotos.

Cumprimentos

edguerra KE20

#2
[attach=4][attach=3]Começo por expôr desde já o primeiro "problema" que vai exigir a minha atenção: o carro não aquece! :)
Como podem ver nas fotos, mesmo depois de algumas horas a conduzi-lo em cidade num dia com temperatura amena, ou depois de subir a serra do Alvão - subida de 10/15 min sempre em 3ª e 2ª, embora estivesse de facto muito frio... - o ponteiro mal passa do primeiro risco...  Acham que pode ser o termostato? É que mesmo com o termostato sempre aberto, ele eventualmente havia de aquecer, mesmo que demorasse uma ou duas horas. Não?

A sofagem aquece ligeiramente, mas não o suficiente para desembaciar o carro num dia de chuva.

Agradeço as Vossas opiniões.

Cumprimentos

Cke70

Bem estimado que ele está!  8)
Isso da temperatura pode ser 2 coisas, ou o termostato preso na posição máxima de abertura ou a válvula que lê a temperatura avariada. Eu começava pelo termostato.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Vtwin

Boas Edgar, antes demais os meus parabéns pela máquina, parece muito bem estimado.
Quanto ao problema de "aquecimento", eu tenho um Corolla 1.6 e também o ponteiro indicador de temperatura raramente sobe, ao ponto de quando em auto estrada, ele finalmente vai ao meio e eu fico com medo que ele não pare no meio o sobreaqueca :wall
Coisa que felizmente nunca aconteceu.
Entretanto isto continua a acontecer mesmo depois de trocar bomba de água, termostato, válvula da temperatura, e limpo o sistem de refrigeração e ter colocado anti congelaste "bom".
De qualquer das maneiras é relativamente barato fazer isto, e concordo com o cke70, trocar o termostato e válvula, e ver como fica. Em termos de custos, já com material não há de ficar mais de 60€.
António Martins

Toylex

Parabéns por esse excelente exemplar, mais um dos que vi com melhor aspecto  :clap:

Eu trocava o termostato, o motor deve funcionar à temperatura normal, nem pouco quente nem muito quente, se a sofagem aquece pouco, é termostato aberto.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

edguerra KE20

#6
Obrigado a todos pelo feedback.  De facto acho estranho ser o termostato, porque eventualmente o carro havia de aquecer, depois de algumas horas a conduzir em cidade, mesmo com o termostato aberto... Mas concordo que é mais provável ser isso do que o sensor avariado, porque se fosse este último, em princípio, o ponteiro não subia nada...

Voltando a uma das minhas dúvidas iniciais, onde costumam comprar peças para estas operações de substituição/manutenção?

E para além disto... Vejam abaixo a foto da tampa do termostato.  A probabilidade de o tubo de aluminio estar furado ou muito corroído na zona onde se junta com o tubo de borracha é elevada, não é? :)  Não está a verter nada, mas o aspeto...  Eu estava a pensar ir de fininho e não mexer muito nesta peça, até porque não estou a encontrar em lado nenhum uma igual à venda, mas talvez fosse melhor substituir já que estou com a mão na massa...


Vtwin

Não queria ser portador de más notícias, mas julgo que ao tirares esse tudo da tampa do termostato, vais mesmo ter que meter uma nova. Já agora, o carro anda com água ou anti-congelante?
Experimenta no SSgarage, talvez te safes :thumbsup
António Martins

edguerra KE20

Agora tem água, mas conto substituir por anticongelante. É uma das operações de manutenção a fazer no curto prazo.

Cke70

Podes tirar o tubo á vontade, esses resíduos é calcário, depois limpa bem. E mesmo que danifiques essa peça, aínda podes arranjar nova na Toyota, custa cerca de 35€.
Esse tipo de peças de manutenção geral, eu costumo encomendar tudo da net, sai mais barato.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

metralha328

Parabéns por esse excelente exemplar! E ainda mais com a história que lhe está associada.

Conforme já aqui disseram, tiras a tampa (ainda se deve aguentar, mas consegues arranjar uma... e se conseguires mandar fazer uma em alumínio como eu tenho, melhor) e colocos o tesmostato.

:offtopic

Vtwin

Fica aqui a razao de ter dito, "ser portador de mas noticias"..
Esta era a tampa do termostato do meu Datsun, que parecia boa, antes de a tirar :tijolos
António Martins

edguerra KE20

Citação de: Cke70 em 09 de Março de 2017, 12:12
Podes tirar o tubo á vontade, esses resíduos é calcário, depois limpa bem. E mesmo que danifiques essa peça, aínda podes arranjar nova na Toyota, custa cerca de 35€.
Esse tipo de peças de manutenção geral, eu costumo encomendar tudo da net, sai mais barato.

Quando dizes na Toyota, é só deslocar-me a uma qualquer oficina oficial? Ou para estas peças fora de circulação o circuito é diferente?

Vou mandar vir um conjunto de peças "consumíveis" pela net através de um site alemão que parece ter preços bastante bons. Filtros de ar, óleo e gasolina, termostato e correia de distribuição, tudo por 41 € já com portes... Parece mentira... Há outros sites como este, todos sediados na Alemanha, mas completamente em português. Já alguma vez experimentaram?

Sobre a tampa, não encontro à venda em nenhum desses sites, mas encontrei no SS Garage por 45 €...

Vtwin

Eu conheço esses sites, e ja mandei vir peças também, o problema é na identificaçao do modelo por eles. Modelos mais antigos, as peças costuma vir trocadas. A mim ja me aconteceu 3x..
E pelo que escreveste, se te enviam correia de distribuiçao para o teu Corolla, algo está mal, porque tenho quase a certeza que é de corrente, mas alguém que confirme.
António Martins

edguerra KE20

Citação de: Vtwin em 10 de Março de 2017, 06:06
Eu conheço esses sites, e ja mandei vir peças também, o problema é na identificaçao do modelo por eles. Modelos mais antigos, as peças costuma vir trocadas. A mim ja me aconteceu 3x..
E pelo que escreveste, se te enviam correia de distribuiçao para o teu Corolla, algo está mal, porque tenho quase a certeza que é de corrente, mas alguém que confirme.

Pois, também me parece que a identificaçao dos modelos no site é feita com os pés... Vou rever bem a encomenda para não ter más surpresas!

Acho que é mesmo de correia. Aliás, podes ver a correia na foto da tampa do termostato acima.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk